Mesmo que os eventos do eSocial já sejam uma realidade há alguns anos, muitas empresas ainda enfrentam problemas relacionados ao cronograma de envio das informações, principalmente aquelas que dizem respeito à folha de pagamento.
Claro, falhas no preenchimento de cadastros e nos dados sobre segurança e saúde do trabalhador também estão entre os principais erros comumente repetidos por muitos Departamentos Pessoais das empresas.
Mas, sem dúvida, o repasse em cima da hora é a dificuldade mais preocupante e a que pode trazer maiores riscos para qualquer empresa. Por isso, preparamos este artigo para lhe alertar sobre os perigos dessa estratégia. Continue lendo e confira.
Boa leitura!
Quais os perigos de deixar os eventos eSocial na indústria para a última hora?
Fazer a transmissão dos eventos eSocial em cima da hora, de fato, é muito arriscado. Para mostrar a relevância desse fato, detalhamos alguns dos perigos dessa estratégia. Confira abaixo.
Sobrecarga do servidor do eSocial
Quando você deixa para enviar os eventos eSocial em cima da hora corre o risco de sofrer com sobrecarga do servido do eSocial, pois profissionais de todo o Brasil podem estar postando também de última hora.
Atrapalha a produtividade da equipe de DP
Os dias de fechamento da folha de pagamento são, geralmente, os mais puxados para sistemas contábeis das empresas. Ao acumular a entrega, você só torna a semana ainda mais intensa, o que pode trazer impactos negativos para a produtividade da equipe de Departamento Pessoal.
Como evitar atrasos e garantir conformidade com o eSocial?
A boa notícia para você que ainda não consegue fugir desses atrasos, é que com a implementação de um software especialista é possível mudar o jogo. Afinal, o eSocial é uma plataforma digital que se modifica constantemente. Para estar à altura da demanda, você precisa contar com uma solução especialista.
Não um software aleatório que apenas ofereça o serviço superficial de repasse ao eSocial, mas sim uma solução que permita a sua equipe de Departamento consiga gerenciar, analisar, concentrar, validar previamente as informações de todos os departamentos afetados pelo e-Social, independentemente de como a sua empresa trata a divisão de tarefas e responsabilidades.
A solução especialista ainda permite a integração com qualquer sistema legado de folha de pagamento, medicina e segurança do trabalho, fiscal, contábil, jurídico etc., através de vários tipos de entrada de dados.
Além de ajudar no envio das informações ao eSocial , a solução oferece diferenciais como:
- Gestão de Saúde e Segurança relacionada ao e-Social, como cadastro de ambientes e relacionamento de riscos e exames, para aqueles clientes que não possuem um sistema específico para este fim, ou que fazem o controle hoje via planilhas;
- Integração e cruzamento de dados, análises, auditorias, validações prévias e principalmente a gestão centralizada do e-Social em ambiente 100% WEB;
- Repositório de arquivos, ou um programa de armazenamento e backup em nuvem de Protocolos e Recibos, além dos arquivos XML enviados;
- Painel de controle para visualização simplificada do status de envio de arquivos ou verificação de inconsistências;
- Manutenção dos dados importados e integrados, fornecendo maior flexibilidade (desde que não se refira a valores);
- Redução ou eliminação de multas por erro no envio de informações.
Enfim, com a inovação tecnológica atual, que oferece uma solução especialista exclusiva para a sua empresa, não há mais razão para correr o risco com atrasos no envio de eventos eSocial. Com o software HCM que conta mensageria do eSocial você consegue garantir a segurança e a qualidade das informações que serão geradas e enviadas ao programa do governo federal.
0 comentários