Mesmo a versão simplificada do eSocial trazendo algumas facilidades, a verdade é que o repasse de informações obrigatórios à plataforma do governo ainda apresenta muitos desafios. A boa notícia é que muitos desses obstáculos podem ser superados com a ajuda de uma empresa de mensageria de eSocial.
Uma empresa de mensageria é a fornecedora de um software especialista na execução deste tipo de processo. Com a participação de uma solução, por exemplo, você consegue analisar e validar as informações de forma prévia, bem como evitar retrabalho e baixa produtividade da equipe de RH e DP.
Para facilitar ainda mais, preparamos este artigo para explicar como funciona uma mensageria de eSocial e o que você deve considerar na hora de escolher uma empresa de mensageria. Continue conosco e confira.
O que é a mensageria de eSocial?
De forma simplificada, podemos dizer que a mensageria do eSocial é uma espécie de software de e-mail. A partir dele você pode enviar mensagens, selecionar “destinatário” e outras funções já conhecidas deste sistema.
Porém, a mensageria está longe de ser um e-mail tradicional, ela funciona como o meio eficiente para a sua empresa enviar informações necessárias ao governo federal.
Além disso, o sistema conta com recursos próprios para tornar o processo mais rápido e completo, confira:
- Receber e arquivar acordos de entrega e devolução;
- Criação de arquivos XML recebidos em lotes;
- Assinatura digital do arquivo XML recebido;
- Análise de formato de arquivo XML;
- Negociação com a Receita Federal;
- Envio do lote para o IRS;
- Recebera arquivos XML;
- Relatórios de gestão.
3 coisas a serem consideradas na hora de escolher a melhor empresa de mensageria de eSocial?
Para ter as facilidades e vantagens citadas no tópico anterior, primeiro você deve acertar na escolha da empresa de mensageria de eSocial. Confira o que considerar.
1. Empresa de mensageria que forneça software com atualização automática e inteligência de validação
Uma empresa de mensageria precisa ter know how ao ponto de criar um software capaz de se atualizar automaticamente. Uma solução que conte com tecnologia de rede e inteligência artificial para realizar as atualizações do eSocial de acordo com manual de compatibilidade automática.
Além disso, o software precisa solucionar a questão do retrabalho em razão das inconsistências nas informações. E funcionalidade de validação prévia pode fazer isso. Com ela, todos os dados são avaliados antes do envio, o que diminui os erros e, por consequência, os retrabalhos.
2. Empresa de mensageria que ofereça solução padronizada, 100% cloud
Outro ponto que mostra a diferenciação de uma empresa de mensageria são as caraterísticas próprias do software oferecido. A solução precisa ser funcional, intuitiva, fácil de implementar, padronizada e com desktop único.
A mobilidade que o software pode oferecer também deve entrar em destaque. Afinal, somente uma empresa de alto padrão é capaz de entregar uma solução 100% cloud e com a opção de aplicativos mobile. Dessa forma, nem o RH e nem TI ficam limitados para utilizar o sistema fora da sua empresa.
3. Empresa de mensageria que apresente avaliação positiva e suporte técnico completo
Uma empresa de mensageria que deseja passar confiança para os novos clientes precisa apresentar um histórico favorável de serviços. Pense: como acreditar na credibilidade de uma empresa de tecnologia sem comentários positivos?
Antes de tomar a sua decisão é importante estudar a atuação do fornecedor e no trabalho desenvolvido com clientes anteriores. Além disso, vale a pena analisar o nível de qualidade do serviço prestado pelo suporte técnico. A sua equipe de TI não deve ficar sobrecarregada só porque você está investindo em um novo sistema. Com a escolha certa, você pode garantir o equilíbrio perfeito entre o trabalho das equipes de RH e DP e da TI.
Enfim, ao acertar na decisão de uma empresa de mensageria você passa a contar com um software que lhe oferece maior controle estrutural sobre as informações, fácil integração e autonomia no envio e recebimento de eventos do eSocial. Isso garante menos trabalho e custos para o departamento de TI e evita a necessidade de desenvolver, atualizar e manter vários sistemas adicionais para garantir a conformidade com as obrigatoriedades.
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