Eventos eSocial na indústria: conheça os perigos de deixar o envio para última hora

por | 27/05/2022 | HCM

Mesmo que os eventos do eSocial já sejam uma realidade há alguns anos, muitas empresas ainda enfrentam problemas relacionados ao cronograma de envio das informações, principalmente aquelas que dizem respeito à folha de pagamento.

Claro, falhas no preenchimento de cadastros e nos dados sobre segurança e saúde do trabalhador também estão entre os principais erros comumente repetidos por muitos Departamentos Pessoais das empresas.

Mas, sem dúvida, o repasse em cima da hora é a dificuldade mais preocupante e a que pode trazer maiores riscos para qualquer empresa. Por isso, preparamos este artigo para lhe alertar sobre os perigos dessa estratégia. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

Quais os perigos de deixar os eventos eSocial na indústria para a última hora?

Fazer a transmissão dos eventos eSocial em cima da hora, de fato, é muito arriscado. Para mostrar a relevância desse fato, detalhamos alguns dos perigos dessa estratégia. Confira abaixo.

Sobrecarga do servidor do eSocial

Quando você deixa para enviar os eventos eSocial em cima da hora corre o risco de sofrer com sobrecarga do servido do eSocial, pois profissionais de todo o Brasil podem estar postando também de última hora.

Atrapalha a produtividade da equipe de DP

Os dias de fechamento da folha de pagamento são, geralmente, os mais puxados para sistemas contábeis das empresas. Ao acumular a entrega, você só torna a semana ainda mais intensa, o que pode trazer impactos negativos para a produtividade da equipe de Departamento Pessoal.

Como evitar atrasos e garantir conformidade com o eSocial?

A boa notícia para você que ainda não consegue fugir desses atrasos, é que com a implementação de um software especialista é possível mudar o jogo. Afinal, o eSocial é uma plataforma digital que se modifica constantemente. Para estar à altura da demanda, você precisa contar com uma solução especialista.

Não um software aleatório que apenas ofereça o serviço superficial de repasse ao eSocial, mas sim uma solução que permita a sua equipe de Departamento consiga gerenciar, analisar, concentrar, validar previamente as informações de todos os departamentos afetados pelo e-Social, independentemente de como a sua empresa trata a divisão de tarefas e responsabilidades.

A solução especialista ainda permite a integração com qualquer sistema legado de folha de pagamento, medicina e segurança do trabalho, fiscal, contábil, jurídico etc., através de vários tipos de entrada de dados.

Além de ajudar no envio das informações ao eSocial , a solução oferece diferenciais como:

  • Gestão de Saúde e Segurança relacionada ao e-Social, como cadastro de ambientes e relacionamento de riscos e exames, para aqueles clientes que não possuem um sistema específico para este fim, ou que fazem o controle hoje via planilhas;
  • Integração e cruzamento de dados, análises, auditorias, validações prévias e principalmente a gestão centralizada do e-Social em ambiente 100% WEB;
  • Repositório de arquivos, ou um programa de armazenamento e backup em nuvem de Protocolos e Recibos, além dos arquivos XML enviados;
  • Painel de controle para visualização simplificada do status de envio de arquivos ou verificação de inconsistências;
  • Manutenção dos dados importados e integrados, fornecendo maior flexibilidade (desde que não se refira a valores);
  • Redução ou eliminação de multas por erro no envio de informações.

Enfim, com a inovação tecnológica atual, que oferece uma solução especialista exclusiva para a sua empresa, não há mais razão para correr o risco com atrasos no envio de eventos eSocial. Com o software HCM que conta mensageria do eSocial você consegue garantir a segurança e a qualidade das informações que serão geradas e enviadas ao programa do governo federal.

Não deixe que a sua indústria sofra com multas e sanções por causa de atrasos, fale com um dos nossos consultores e conte com o melhor software de eSocial do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.