Desde o lançamento do eSocial, a dúvida sobre “Mensageria: o que é?” tem sido constate na internet. E isso é bem fácil de entender, afinal, ainda que atualmente esteja na sua versão “simplificada”, o eSocial ainda se mostra um desafio para muitos gestores e empresas em geral.
O fato é que, ao criar o eSocial, o governo federal acabou visando o todo, mas acabou deixando de lado detalhes menores. Com isso, pontos importantes, porém, mais específicos, como o caso do sistema padrão para o envio das informações, ficaram sem uma definição clara.
Em razão disso, muitos gestores, empresários e profissionais de Departamento Pessoal buscam por respostas para facilitar a conformidade com a plataforma. A partir daí, dúvidas como “Mensageria: o que é?” acabam se tornando rotineiras na internet brasileira.
Pensando nisso e para facilitar o seu dia a dia, criamos este artigo para responder de vez a pergunta “Mensageria: o que é?” e mostrar como um sistema com essa funcionalidade é importante para a sua empresa. Confira.
Mensageria: o que é?
A mensageria é um sistema de transmissão capaz de realizar a interface e troca de informações por meio de coleta e distribuição entre diferentes sistemas.
Basicamente, a ferramenta consegue extrair as informações dos recursos humanos exigidas pelo governo e incluí-las ao eSocial, independentemente da compatibilidade do sistema.
Como um sistema de mensageria pode evitar erros no envio dos eventos ao eSocial?
Agora que já respondemos a sua dúvida sobre “Mensageria: o que é?”, mostraremos como um sistema especialista com essa funcionalidade pode ajudar a sua empresa a evitar erros no envio dos eventos ao eSocial.
Eventos no formato XML
Com um sistema de mensageria do eSocial, todos os recebimentos dos arquivos XML são alinhados dentro das regras e formatos padronizados pela plataforma do governo.
Além de facilitar o processo de envio das informações, esse diferencial traz a conformidade do seu DP com todas as obrigatoriedades.
Atualização automática e orientação ao eSocial
Um ponto comum e que deve preocupar você enquanto gestor de Departamento Pessoal em é a volatilidade da nossa legislação tributária. São diferentes leis e alterações aprovadas constantemente.
Com tantas mudanças, é complicado se manter atualizado. Mas, a situação muda quando você conta com um sistema de mensageria do eSocial, pois a solução conta com tecnologia web e Inteligência artificial, sendo capaz de acompanhar as atualizações do eSocial e seguir uma cartilha automática de compatibilidade.
Inteligência de validação
Por causa do volume de informações, é comum que alguns dados sejam repassados de maneira duplicada ou com inconsistências. Mas, a validação prévia de uma solução com mensageria impede que esse tipo de situação aconteça e diminui o risco de retrabalho por parte da sua equipe.
Isso é possível, graças à inteligência de validação prévia das informações. Com ela não há mais, por exemplo, risco de conflito com o ERP de classe mundial da sua empresa.
Redução de custos
Com um sistema de mensageria distribuído por um fornecedor com know how, você só investe nas funcionalidades que realmente precisam. O processo de contratação permite inclusões e manutenções manuais, aderência a sistemas legados, além de diversas formas de importação de dados.
Dessa forma, você não só garante a conformidade que precisa, como também assegura um ROI interessante para a sua empresa.
Enfim, esperamos que este artigo tenha respondido a sua dúvida sobre “Mensageria: o que é?” e ajude você a garantir o sistema ideal para a conformidade completa ao eSocial Simplificado. Embora o desafio ainda seja grande, com a tecnologia certa, você consegue alcançar o equilíbrio tão necessário para o seu DP, funcionários e empresa em geral.
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