Sistema de mensageria eSocial: como escolher o melhor?

por | 20/08/2021 | HCM

Quando se trata do envio de informações para o eSocial, dois setores se tornam protagonistas em superar os desafios apresentados nesse tipo de operação: o Departamento Pessoal e o TI. Um trabalho em conjunto, que seria bastante facilitado com a adoção de um sistema de mensageria eSocial.

O fato é que, mesmo sendo o principal responsável pelo envio dos dados, o DP depende diretamente da participação da equipe de TI. Afinal, é o setor de Tecnologia da Informação quem mantém os softwares aptos e em conformidade com as plataformas do governo.

Por outro lado, é justamente nesse aperfeiçoamento de software que se encontra o maior desafio do TI. Sem uma solução 100% em nuvem, de rápida implementação e definitiva, os gestores de TI acabam tendo que fazer verdadeiros milagres para adaptar o sistema de suas empresas – quando não correm o risco de descontinuidade do software.

É sobre os desafios do TI e a importância de contar com um sistema de mensageria eSocial que atenda a todas as suas necessidades que falaremos no post de hoje. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Simplificação do eSocial: quais os desafios enfrentados pelo departamento de TI em relação às mudanças do projeto?

Além de toda dificuldade inerente ao setor, como investimento limitado e necessidade de constante diálogo com a diretoria da empresa, quando se trata do envio de informações para o eSocial, o gestor de TI ainda encontra outros diversos obstáculos, tais como:

  • Falta de atualização automática dos ERPs atuais da empresa;
  • Seguidas emergências para resolução de “bugs” no sistema;
  • Falta de integração e padronização das tecnologias;
  • Grande dependência por parte dos outros setores;
  • Reimplantação constante de sistemas;
  • Softwares obsoletos.

Todas essas dificuldades atrapalham e impedem que o TI entregue um software em plena conformidade com as obrigatoriedades do eSocial para o Departamento Pessoal. Além de ser algo frustrante, essa limitação resulta em horas de retrabalhos e em uma rotina cansativa.

O que considerar na escolha do melhor sistema de mensageria eSocial?

Que as dificuldades do TI são grandes, disso não há dúvidas. Mas, a boa notícia é que a maior parte desses obstáculos pode ser resolvida com a adoção de um sistema de mensageria eSocial.

No entanto, como toda implementação tecnológica, o sistema de mensageria eSocial só traz os resultados esperados se a sua escolha considerar fatores importantes para a otimização do processo.

Para ajudar e facilitar o seu trabalho, separamos alguns pontos que você não pode deixar de avaliar no momento de escolha:

  • Atualização automática e software modular ou complementar orientado ao eSocial;
  • Inteligência de validação das informações antes da entrega ao eSocial;
  • Possibilidade de criação de WF para processos repetitivos;
  • Solução padronizada, intuitiva, única área de trabalho;
  • Fácil implementação (pré-configurado) em nuvem;
  • Usabilidade facilitada com EAD para o usuário;
  • Alta avaliação positiva do suporte técnico;
  • Sistema web, solução 100% cloud;
  • Setup pré-configurado;
  • App para celular;

Como um sistema de mensageria eSocial pode ajudar e qual a importância sobre a completa conformidade da sua empresa?

Com um sistema de mensageira eSocial você, basicamente, evita que o DP corra o risco de passar horas realizando retrabalhos e análise de documentos – caso as informações enviadas contenham erros ou inconsistências é exatamente isso que acontecerá.

Ao mesmo tempo, o TI também terá que imprimir um grande período de tempo buscando formas de facilitar o envio e evitar que as falhas se repitam. Mas, com um software obsoleto e sem inteligência nativa, a missão é quase impossível.

Um sistema de mensageira eSocial resolve o problema de ambos os setores, pois ele conta com validação prévia da mensageria, ou seja, extrai as informações solicitadas pelo governo e realiza, de forma automática, uma análise de eventuais inconsistências.

Dessa forma, a sua empresa garante a conformidade completa com o eSocial e evita dores de cabeça com multas e sanções por parte do governo.

Enfim, um sistema de mensageria eSocial é tudo que o seu TI precisa para entregar um sistema consistente e completo para o Departamento Pessoal. Além disso, a partir de uma rotina mais qualificada, o gestor de TI pode focar em superar outros obstáculos do setor – que como vimos, não são poucos.

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