BPO de folha de pagamento: por que terceirizar?

por | 11/03/2022 | HCM

Estratégias como terceirização ou delegação de tarefas já é algo conhecido e bastante disseminado em empresas no Brasil. Porém, quando se trata de BPO de folha de pagamento, ou BPO em geral, a situação já muda um pouco de figura.

Acontece que, apesar de ser traduzido como terceirização, um BPO funciona totalmente diferente da forma padronizada que conhecemos aqui no país. Para ser um BPO, a estratégia precisa contar com profissionais e soluções especialistas que assumam com efetividade processos burocráticos e importantes para o equilíbrio de qualquer negócio.

Quer entender o que é e como funciona o BPO de folha de pagamento e conhecer motivos para implementá-lo? Então continue lendo e confira.

Boa leitura!

A Terceirização da Folha de Pagamento no Brasil

No Brasil atual, já é grande o número de empresas que utilizam a estratégia do BPO de folha de pagamento para executar um dos processos mais importantes para qualquer negócio. Gestores alinhados com técnicas de inovação, implementam o BPO para reduzir o volume de funções não-estratégicas e liberar suas equipes para focar em processos mais direcionados ao know how da empresa.

Com isso, eles evitam o pagamento de multas por atrasos, falhas nos compromissos junto ao Governo e melhoram a eficiência e a racionalização dos processos de negócio.

Mas, o que é BPO de folha de pagamento?

Como dito na introdução, o BPO é a sigla para Business Process Outsorcing (Terceirização de processos de negócio, em português), uma estratégia em que as empresas contratam e designam profissionais ou soluções especialistas para gerir todos os processos operacionais em relação à folha de pagamento e outras funções dentro do Departamento Pessoal ou de RH.

Mas é importante não levar a tradução ao pé da letra, afinal o BPO não se trata de uma terceirização padrão que conhecemos. O serviço de BPO é altamente técnico e conta com pessoal e estrutura tecnológica para gerir setores centrais, como o Departamento Pessoal, por exemplo.

Funciona da seguinte forma: a empresa especialista em BPO atua de maneira direta na estrutura do Departamento Pessoal, com o principal objetivo de oferecer o máximo de controle dos processos e maior aproximação com a realidade do contratante. Com isso, o fechamento da folha de pagamento passa a acontecer com toda segurança e confiança que só um especialista na área pode oferecer.

Por que implementar o BPO de folha de pagamento na sua empresa?

Além de dos diferenciais citados até aqui, a partir da implementação do BPO de folha de pagamento, a sua empresa também é capaz de minimizar os gastos. Isso porque, com ele, você descentraliza os processos do DP e RH, conseguindo desafogar as equipes internas para atividades operacionais.

Outro ponto é que, com o BPO de folha de pagamento, você diminui as chances de multas e sanções por causa de atraso no cumprimento das obrigatoriedades. Com isso, o seu DP garante:

  • conformidade com a legislação trabalhista;
  • qualidade garantida;
  • custos controlados.

Como implementar o BPO de folha de pagamento na sua empresa?

Agora que você já entendeu a importância do BPO de folha de pagamento, bem como suas vantagens, o próximo passo é buscar a melhor maneira de implementação.

O segredo para um processo bem aplicado está em escolher uma parceira com know how e especialista na aplicação do BPO. Somado a isso, é necessário analisar qual formato do serviço é capaz de atender a todas as necessidades da sua empresa. Seguindo essa estratégia, as chances de sucesso com o BPO serão bem maiores.

Enfim, não é à toa que o BPO está se tornando uma forte tendência entre as empresas aqui no Brasil. A efetividade da estratégia é bastante alta e as vantagens são consideravelmente interessantes para toda empresa que busca maior competitividade no seu setor de atuação.

Não perca tempo, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas sobre o melhor BPO de folha de pagamento do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.