BPO de Folha de Pagamento x Terceirização da Folha: qual a diferença?

por | 01/04/2022 | HCM

Uma situação que ainda pode ser muito comum na vida de gestores de Departamento Pessoal que buscam por um BPO de Folha de Pagamento, é se deparar com a terceirização de folha de pagamento como opção.

Uma das causas para essa situação é a própria tradução de BPO (Business Process Outsourcing/ Terceirização de processos de negócios). Por ser um modelo de terceirização, a estratégia acaba sendo oferecida por alguns fornecedores como a solução ideal para quem busca justamente o BPO de Folha de Pagamento.

Mas, qual a diferença real entre as duas estratégias? O que cada uma pode entregar para a sua empresa? Se você quer entender mais sobre esses pontos, continue com a gente e confira o post completo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

BPO de Folha de Pagamento x Terceirização da Folha de Pagamento: o que são?

Para entender a diferença real entre BPO de Folha de Pagamento e Terceirização da Folha de Pagamento precisamos partir do conceito de cada estratégia. Na essência, ambas são modelos de terceirização, ou seja, são contratos que as empresas fazem com parceiros para a execução ou gestão de processos.

A grande diferença entre os dois está no tipo de atividade em que estão envolvidos. Por exemplo:

  • A terceirização praticada aqui no Brasil é utilizada como uma engrenagem do processo para atividades-meio;
  • O BPO tem o seu foco principal nas atividades-fim ou centrais das empresas.

Para ficar mais claro: em geral, as empresas que optam pela terceirização o fazem no intuito de cobrir demandas para áreas mais abrangentes, como Limpeza, Manutenção, Segurança, entre outros.

Já o BPO, em geral, é escolhido quando as empresas precisam otimizar processos centrais, burocráticos ou que demandam alto conhecimento por parte dos profissionais. Dessa forma, as áreas que mais adotam o BPO são: Fiscal, Tributário, RH, Contabilidade, Departamento Pessoal etc.

BPO de Folha de Pagamento x Terceirização da Folha de Pagamento: quais as principais diferenças?

Agora que já entendemos os conceitos de ambas as estratégias, chegou o momento para detalhar suas principais diferenças. Confira.

Objeto de cada estratégia

Um dos pontos de maior diferenciação entre o BPO de folha de pagamento e a terceirização de folha de pagamento é o objetivo de cada estratégia. Como vimos, na terceirização não há um devido preparo técnico para atender processos mais burocráticos.

Dessa forma, podemos esperar que a terceirização de folha de pagamento não tenha objetivo de conformidade, atualização ou alinhamento legislativo, sendo mais indicada para a resolução de algo mais pontual voltado ao operacional.

Diferentemente do BPO, que entra em ação para garantir o equilíbrio da empresa trazendo a conformidade que ela precisa com as leis e plataformas do governo – por exemplo, o eSocial.

Eficiência das equipes

Com certeza você já viu em alguma empresa funcionários terceirizados sem “nada para fazer” durante o expediente de trabalho. Isso acontece, pois a exigência da terceirização é baixa e a tendência é que esses colaboradores fiquem ociosos por não serem capazes de entregar a eficiência que se espera em determinados processos.

No BPO você conta com especialistas, tanto em termos de mão de obra quanto em termos de soluções tecnológicas. Com essa certificação de qualidade, as chances de eficiência no serviço prestado são muito maiores, com a sua empresa alcançando os resultados esperados em médio prazo.

Além desses pontos, outra grande diferença nas duas estratégias está na tecnologia aplicada. Como dito, no BPO as inovações são todas voltadas para o cumprimento de todas as demandas e otimização dos processos já existentes, trazendo, por exemplo, a vantagem da gestão remota para a sua empresa. Uma realidade que não é tão comum quando se trata de terceirização.

Enfim, esperamos que este artigo tenha ajudado você a tirar algumas dúvidas sobre as diferenças entre o BPO de Folha de Pagamento e a Terceirização da Folha de Pagamento. Mas, é fator que a partir dessas informações você passa a ter mais segurança para escolher a estratégia mais adequada para a sua empresa.

Para conhecer o melhor BPO de Folha de Pagamento do mercado na sua empresa, entre em contato e fale com um dos nossos consultores.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.