BPO Fiscal: por que ele pode ser essencial para a sua empresa?

por | 11/03/2022 | FISCAL

O BPO Fiscal talvez seja uma das estratégias mais vantajosas para um gestor tributário hoje em dia, principalmente de uma grande empresa. Afinal, a partir desta ação, o gestor atribui a especialistas a responsabilidade sobre os processos mais burocráticos e mais importantes do seu setor.

Com isso, ele pode ficar tranquilo em relação a pontos que são essenciais para o equilíbrio da empresa, ao mesmo tempo, pode se concentrar em outras situações intrinsecamente ligadas ao core business do negócio. Ou seja, com apenas uma implementação, ele garante um cenário estrategicamente perfeito para qualquer gestor.

Mas e você, sabe o que é um BPO Fiscal?

Para você que ainda não conhece ou tem dúvidas sobre a efetividade desse tipo de estratégia, preparamos este artigo abordando alguns pontos importantes sobre o assunto. Continue conosco e confira.

Boa leitura!

O que é o BPO Fiscal e como funciona?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing (Terceirização dos processos da empresa, em tradução livre). Ou seja, é a estratégia de contratação de profissionais, empresas ou soluções para gerir ou executar processos de determinado setor dentro de um negócio.

A grande questão aqui é que quando falamos BPO, não estamos nos referindo à terceirização padrão, aquela onde são contratados profissionais para preencher vagas aleatórias – comumente utilizadas por muitas empresas aqui no Brasil.

Um BPO envolve especialistas para a gestão de processos em setores-chave para qualquer empresa, tais como:

  • Recursos Humanos;
  • Contabilidade;
  • Fiscal.

Dentre esses, o BPO Fiscal é um dos mais requisitados neste momento no mercado. Em tempos de modernização e digitalização, as empresas querem otimizar o controle contábil e tributário e ainda reduzir os riscos com multas e sanções. Alguns processos geridos dentro do BPO Fiscal são:

  • Gestão dos documentos fiscais e tributários da empresa;
  • Geração do SPED e demais plataformas fiscais;
  • Relatórios sobre demonstrativos fiscais;
  • Apuração de impostos.

Com o BPO Fiscal, os serviços e processos do setor são geridos por especialistas e por soluções digitais capazes de acompanhar e aplicar as leis tributárias de maneira clara e sem erros. Isso garante à sua conformidade com as obrigações do setor contábil e fiscal.

Quais são os outros benefícios da contratação de um BPO?

Além dos pontos importantes que já citamos até aqui, o BPO Fiscal traz outros benefícios para a sua empresa. Confira.

Soluções qualificadas: ao contratar o BPO Fiscal, você passa a contar com uma força de trabalho especialista. Profissionais e soluções que trazem um know how que, na maioria das vezes, você ainda não tem na empresa.

Flexibilidade de contratação: com o BPO você não precisa gastar no que não terá impacto prático. A contratação é flexível e você só investe no que terá valor real para o seu negócio.

Redução de erros e de custos fiscais: com o BPO Fiscal a preocupação com erros nos processos desaparece. Isso porque o know how trazido pela parceira especialista é alto e garante uma operação assertiva e sem falhas.

Atualização constante: graças às soluções especialistas do BPO Fiscal, a sua empresa se mantém sempre atualizada em relação às leis e normas fiscais. Isso não só garante tranquilidade, como também a conformidade fiscal.

Enfim, com a contratação de um BPO Fiscal a sua empresa só tem a ganhar em termos de qualidade e efetividade. Esse cenário é excelente também para o gestor de TI, que não precisa mais “se virar” buscando atualizações ou implementações para o ERP de padrão global ou sistema legado já existente na empresa. Ou seja, todos saem ganhando com um BPO Fiscal.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda ainda mais sobre a tendência de BPO Fiscal no Brasil e no mundo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.