Hoje, poucas estratégias são tão efetivas em termos de economia e produção para a gestão de Capital Humano do que o BPO (Business Process Outsourcing). Para empresas que utilizam ERP SAP é ainda melhor, pois abre um leque maior de possibilidades.
O fato é que atualmente já há um entendimento muito maior sobre a relevância do RH e DP para os objetivos de qualquer empresa. Esses setores deixaram de ser apenas burocráticos e passaram a ser estratégicos. Mas, para funcionarem dentro desse novo papel, a gestão de Capital Humano precisa ser altamente bem-sucedida.
Mas, como o BPO pode ajudar nesse novo objetivo? E qual modelo de BPO é melhor para a gestão de capital humano da sua empresa? Tenha essas e outras dúvidas respondidas no nosso artigo. Confira.
Boa leitura!
O que é BPO para gestão de Capital Humano?
No contexto da gestão de Capital Humano, o BPO consiste na ação de contar com um parceiro para gerenciar e/ou executar processos burocráticos e de valor estratégico para o setor, tais como:
- recrutamento e seleção de funcionários.
- declaração de informações ao eSocial;
- gestão de folha de pagamento;
- administração de benefícios.
Ao utilizar o BPO de Capital Humano, a sua empresa terceiriza esses processos e transfere a responsabilidade de executá-los para uma fornecedora especializada. Por sua vez, essa parceira precisa garantir que tudo seja realizado de forma eficiente e de acordo com as políticas e procedimentos legais.
Como o BPO para gestão de Capital Humano pode otimizar a performance do RH?
Sendo uma estratégia que visa diretamente a otimização de diferentes métricas, o BPO para gestão de Capital Humano pode fazer muita diferença tanto em termos produtivos quanto financeiramente para a sua empresa. Confira.
Redução de Custos
Ao trabalhar com BPO, a sua empresa consegue reduzir custos com contratação de pessoal, treinamento e capacitação, além de minimizar gastos com equipamentos e softwares especialistas necessários para a execução de algumas atividades.
Acesso a tecnologias e expertise
Empresas especializadas em BPO de Capital Humano possuem tecnologias avançadas, como soluções HCM, e conhecimento especializado em gestão de pessoas, o que, diretamente, proporciona a sua empresa acesso a ferramentas e recursos que podem melhorar a performance do RH.
Melhoria na qualidade e velocidade do serviço
Como dito, o BPO de Capital Humano tem como foco principal oferecer serviços otimizados. Com isso, pode-se esperar que a qualidade e a velocidade do serviço prestado pelo RH sejam melhoradas.
Redução de Erros
A terceirização de processos de RH para uma especializada também impacta diretamente a taxa de falhas, uma vez que as empresas de BPO de Capital Humano possuem equipes preparadas e processos bem estabelecidos para diminuí-las consideravelmente.
Foco nas Atividades Estratégicas
Além de todas as vantagens citadas, ao transferir processos operacionais para uma empresa de BPO, o seu RH pode se dedicar mais às atividades estratégicas, como desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas, planejamento de sucessão e aprimoramento da cultura organizacional.
BPO pontual ou BPO recorrente?
Outro importante diferencial do BPO é que a estratégia pode se moldar à necessidade da sua empresa. Por exemplo, você pode investir em um BPO pontual ou recorrente.
Basicamente, o BPO Pontual é a estratégia de parceria pré-definida. Uma ação importante para todo gestor de RH que deseja otimizar a parte burocrática do seu setor sem risco de onerar o orçamento.
Com BPO Pontual você consegue contratar uma parceira especialista para atender determinada obrigação por um tempo pré-definido, por exemplo, uma entrega para um leiaute remodelado do eSocial.
Por sua vez, o BPO recorrente é o modelo que oferece todos os recursos do pontual, mas acontece por um tempo mais longo.
A decisão sobre o melhor modelo para sua empresa depende exclusivamente da necessidade da sua gestão de capital humano. O importante que é você terá os benefícios do BPO em qualquer situação.
Enfim, o BPO de Capital Humano pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, como redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria na qualidade do serviço prestado. No entanto, é importantíssimo que você escolha um parceiro confiável e com experiência na área de BPO para garantir que os processos sejam executados com sucesso.
A Compliance Soluções é especialista na implementação do BPO para Capital Humano e está pronta para a ajudar a sua empresa. Acesse e contrate o melhor modelo para a sua estratégia.
0 comentários