Solução de Gestão de Capital Humano para indústria: como convencer a liderança a contratar?

por | 01/07/2022 | HCM

Atualmente, o uso de uma solução de gestão de Capital Humano no RH/DP deixou de ser apenas um diferencial competitivo para se tornar um fator indispensável nas empresas. Uma pesquisa feita em 2022 pela Capterra já mostrava essa forte tendência, com 80% das empresas americanas já utilizando algum tipo de software de RH/DP.

Não há o que discutir, a transformação digital é uma realidade que veio para ficar e gestores e empresas precisam se adaptar. Do contrário, a tendência é que percam espaço e sejam superadas por seus concorrentes.

Mas, é claro que trazer esses pontos e a necessidade de investimento em ferramentas como a solução de gestão de Capital Humano nem sempre é simples. Infelizmente, ainda há resistência por parte de diretores que têm dificuldade de abraçar a inovação.

Para ajudar você que está parado nessa etapa de aprovação, preparemos este artigo mostrando como é possível convencer a liderança da sua empresa a contratar novas soluções para o seu RH/DP. Confira.

Boa leitura!

Como convencer a liderança da sua empresa a contratar uma solução de gestão de Capital Humano para o RH/DP?

O segredo para um bom convencimento está nos argumentos sólidos que você utilizará e a ordem os apresentará. Confira o nosso passo a passo que facilitará o seu trabalho.

Detalhe os problemas reais da área: apresente os problemas que o Departamento Pessoal enfrentou recentemente e como isso impactou negativamente toda a operação. Colha o máximo de informações possíveis para mostrar como a sua equipe sofre com a ausência de processos automatizados.

Mapeie os processos operacionais da rotina do RH/DP: calcule quanto tempo a sua equipe gasta com as principais tarefas. Elenque e apresente em um gráfico para que assim as lideranças consigam visualizar quais processos burocráticos e repetitivos mais consomem o seu tempo.

Use dados de pesquisas relevantes: dificilmente uma decisão dentro de grandes empresas é tomada sem uma boa pesquisa. A utilização de dados, além de comprovar muito bem o seu argumento, torna-o um fato. Então, faça uma pesquisa aprofundada sobre o cenário e apresente os dados para contextualizar o seu argumento.

Aponte os benefícios do software: destaque as funcionalidades que mais impactarão a sua rotina e o seu negócio. Utilize informações do site da plataforma ou até mesmo de um material com os consultores do software.

Como escolher a melhor solução de gestão de capital humano para a sua empresa?

Após superar a etapa de convencimento da liderança da sua empresa, você precisará apresentar as melhores opções do mercado para a solução de gestão de capital humano.

Para não errar, considere esses pontos.

Atualização automática e orientação ao eSocial

A sua futura solução de gestão de capital humano precisa contar com informações atualizadas e constantes. Isso possível quando ela trabalha com tecnologia cloud e inteligência artificial, que permitem o acompanhamento de todas as alterações do eSocial.

Além disso, é importante que a solução ofereça um manual de compatibilidade automático, facilitando o seu trabalho como gestor de DP e TI e garantindo conformidade com os requisitos do eSocial.

Tecnologia 100% cloud

A solução de gestão de Capital Humano também precisa ser 100% cloud, possibilitando que os funcionários internos e externos do DP tenham a facilidade de utilizar as funcionalidades diretamente de um aplicativo de dispositivo móvel.

Faça validação prévia

Além de ser altamente compatível com o eSocial, a solução de gestão de Capital Humano deve ser capaz de realizar validação prévia das informações, garantindo que você só repasse o volume correto de dados.

Esse diferencial não só agiliza o processo primário, como também impede que as equipes internas fiquem “travadas” em retrabalhos.

Apresente um gerenciador de eventos eSocial

É importante que a solução de gestão de Capital Humano disponha do recurso que facilita o monitoramento das equipes que enviam e recebem informações do governo.

Com esse gerenciador, por exemplo, você não precisa se preocupar em gerar arquivos XML e controlar as remessas, porque todo o processo acontece de forma fácil e rápida.

Enfim, seguindo esse passo a passo e considerando os diferenciais apresentados, a tendência é que você consiga a melhor solução de gestão de Capital Humano para a sua empresa.

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, fale com um dos nossos especialistas para saber mais sobre solução de gestão de Capital Humano que traz todos os diferenciais que o seu Departamento Pessoal precisa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.