Consultoria de ERPs de classe mundial: você sabe o que é?

por | 13/05/2022 | FISCAL

Reclamações constantes das equipes, falta de atualizações, mais dúvidas e menos respostas, entre outros: todos esses fatos são sintomas de que o ERP de classe mundial não é capaz de atender as necessidades do seu negócio. Mas, antes de pensar em trocar ou investir em dezenas de customizações, vale a pena contar com a expertise de uma consultoria de ERP.

É fato que a maioria dos gestores sabe para que serve um ERP, mas são poucos aqueles que entendem como funciona realmente esse tipo de tecnologia. Algo normal, afinal, softwares de classe global apresentam uma tecnologia de ponta e nem sempre são tão simples de entender ou explicar. São nessas horas que uma visão profissional faz toda a diferença.

Por isso, para você entender o que é a consultoria de ERP e as suas vantagens, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

O que é a consultoria de ERP?

Como você deve saber, o ERP é um sistema tecnológico responsável por unificar a gestão de diferentes setores de uma empresa. Com ele, basicamente, você consegue controlar processos, compartilhar informações e integrar equipes tudo a partir de uma única ferramenta.

Mas, como qualquer sistema tecnológico, o ERP tem suas próprias particularidades e funcionalidades, que nem sempre são entendíveis para o usuário. E, como se trata de um sistema de alto investimento, você não pode simplesmente descartá-lo ou modificá-lo por completo em razão disso. É aí que entra em cena a Consultoria de ERP.

De forma simples, podemos dizer que a Consultoria age como um prolongamento do relacionamento entre a sua empresa e a fornecedora do software de gestão. Afinal, quando a sua empresa faz a aquisição de um novo sistema de gestão visando a otimização de processos é fundamental que a ferramenta seja utilizada ao máximo e entregue todos os resultados que o negócio precisa.

Por que é importante fazer uma boa opção de consultoria?

A consultoria é vital não só para os contratantes, mas também para quem fornece o software ERP, pois quando executada corretamente, a consultoria é um diferencial que pode representar mais fidelização de clientes, o que é importante para qualquer linha de negócio.

Muitas indústrias optam por utilizar diferentes programas e softwares para organizar seus dados, porém, manter uma grande variedade de plataformas, além de representar gastos desnecessários, tende a criar maiores dificuldades no planejamento e definição de metas.

Nesse sentido, o sistema de gestão integrado contribui para a gestão do empreendimento. No entanto, se usados ​​de forma inadequada, esses programas podem criar conflitos dos dados e impactar negativamente a empresa. Os consultores podem exatamente evitar que investimentos em novos sistemas sejam desperdiçados e se tornem um fardo para a empresa.

Quais os benefícios?

A integração total que um ERP permite, sem dúvida, traz a otimização para o seu negócio e evita desperdícios de tempo, dinheiro, manutenção e perda de estoque. No entanto, não é incomum que, em muitas empresas, devido à falta de especialização no processo e conhecimento superficial do software, aconteçam situações totalmente contrárias.

A consultoria de ERP traz um nível de orientação que ajuda a sua empresa a fugir dessas armadilhas e a aproveitar ao máximo os recursos completos de um sistema de gestão. A partir da intervenção dessa equipe técnica, você pode reduzir a ocorrência de falhas e processos redundantes, além de coordenar todos os recursos da empresa como vendas, finanças, compras, recursos humanos, estoque, produção, programação e logística.

Nesse sentido, a Consultoria de ERP se mostra essencial, trazendo vantagens como:

  • agilidade nos processos e na formulação de estratégias;
  • redução de desperdícios e de custos;
  • mitigação dos riscos.

Além de todas essas vantagens, a Consultoria de ERP pode ajudar você a responder a pergunta considerada “dos milhões” por muitos gestores: “customizar ou contar com uma solução complementar”? Com o suporte profissional, você terá a real noção sobre qual a medida é mais indicada para cada situação, resolvendo com segurança situações importantes para a sua empresa como a conformidade com a localização fiscal.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e leia o nosso artigo: ERP Oracle JDE: 3 vantagens de uma solução fiscal especialista

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.