Continuidade dos negócios na nuvem: como evitar 6 cenários prejudiciais

por | 10/12/2021 | FISCAL

Embora hoje a maioria das pessoas esteja familiarizada com alguns aplicativos de consumidor baseados em nuvem, as organizações costumam hesitar em mover aplicativos comerciais para a nuvem, pensando: “Se não está quebrado, não conserte”. O problema é que, o que funciona hoje, pode não funcionar amanhã. Aqui estão alguns cenários comuns que podem devastar as organizações que gerenciam seus próprios aplicativos – e que provam os pontos fortes da mudança para a nuvem podem garantir a continuidade dos negócios.

1. Falha crítica no sistema

Seu sistema ERP falha no meio da noite e você não fica sabendo até a manhã seguinte. A reinicialização e recuperação levam várias horas, causando uma perda significativa de receita. A equipe de TI determina que a falha do sistema ocorreu devido à falha de um servidor antigo com capacidade insuficiente para lidar com uma quantidade cada vez maior de dados transacionais. O CIO se recusa a alocar mais fundos para a infraestrutura de um sistema ERP desatualizado e com desempenho insatisfatório e encarrega você de encontrar uma solução econômica que minimize as chances de futuras falhas do sistema.

Como você pode enfrentar esse desafio?

  • À medida que o ciclo de vida de uma implantação de aplicativo progride, problemas similares geralmente ocorrem ao longo do tempo, como:
  • O hardware falha, exigindo substituição, ou envelhece até o ponto em que o fornecedor não pode mais oferecer suporte.
  • As funcionalidades do aplicativo ficam aquém do necessário para que a empresa continue funcionando.

Organizações como a sua devem não apenas enfrentar os desafios imediatos para manter a continuidade dos negócios, mas também garantir que esses desafios não ocorram no futuro. Um modelo de software como serviço (SaaS) – em que os aplicativos estão hospedados na nuvem – é um antídoto viável para esses possíveis problemas. Com uma solução de SaaS, a responsabilidade de gerenciar e manter o software, incluindo manter os aplicativos atualizados para a versão mais atual, cabe ao provedor de serviços – cujo modelo de negócios inteiro é estruturado para garantir que todos os recursos de hardware e sistema estejam operacionais e atualizados.

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2.Perda de expertise técnica

São nove horas da manhã de segunda-feira e sua principal administradora de ERP entra no seu escritório e apresenta sua demissão. Ela deixará a empresa em duas semanas. Ninguém conhece e entende o sistema como ela e manter o desempenho máximo do sistema será quase impossível sem ela.

Como sua organização continuará operando com eficiência?

A manutenção do chamado “brain-trust” ou expertise técnica é fundamental para todas as organizações. Organizações de todos os portes são regularmente colocadas em uma posição em que não possuem recursos internos para continuar dando suporte a aplicativos locais ou dependem de um pequeno grupo de especialistas internos ou de uma única pessoa para manter seus aplicativos comerciais em execução. Se o talento substituto não estiver disponível imediatamente, a organização corre um risco muito maior de falhas nos sistemas críticos para a missão, que podem resultar em danos significativos aos negócios e potencial perda de receita.

Ao mesmo tempo, os aplicativos corporativos e os sistemas necessários para suportá-los estão se tornando cada vez mais complexos. Orçamentos apertados de TI e o amplo conhecimento e expertise necessários para manter esses aplicativos tornam cada vez mais desafiador para organizações de todos os portes manter essa tecnologia funcionando de forma ideal.

  • Os provedores de nuvem dedicam recursos significativos para garantir que suas equipes sejam versadas em todas as tecnologias relevantes de hardware e sistemas – antigas e novas.
  • Os provedores de nuvem mantêm e atualizam bases de conhecimento abrangentes para sua equipe técnica, garantindo que o conhecimento institucional seja mantido.

O acesso a essa expertise técnica permite que sua organização aproveite o amplo conhecimento e experiência do provedor de nuvem para manter seus aplicativos comerciais em funcionamento.

3.Fusões e aquisições

Como parte da estratégia de crescimento, sua empresa adquiriu uma outra com sede na UE. Os requisitos regulatórios para relatórios financeiros e contabilidade são diferentes na sua empresa e na subsidiária, exigindo dados financeiros separados ou dois conjuntos separados de “livros”. Os relatórios consolidados para a equipe executiva requerem mapeamento manual de dados entre as duas empresas e exigem muito tempo e recursos. O fechamento dos períodos financeiros finais e do exercício fiscal levam semanas e inúmeros recursos de TI e contabilidade. O sistema da empresa com sede na UE não dispõe de recursos de visibilidade e detalhamento.

Como você lida com os desafios de aumentar a visibilidade corporativa do sistema e simplificar os processos de geração de relatórios para aumentar a eficiência e reduzir os custos?

Fusões e aquisições requerem grandes mudanças na composição organizacional. Os aplicativos comerciais que suportam a organização precisam permitir mudanças de escala para lidar com cargas de trabalho variáveis, além de fornecer visibilidade e acessibilidade em toda a empresa com uma presença geográfica em expansão. As equipes de TI raramente estão em posição de implementar novos recursos de rede para dar suporte a novos locais ao mesmo tempo que executam seus trabalhos existentes e dão suporte a outras funções críticas de TI relacionadas à fusão de várias organizações.

As soluções em nuvem são excelentes para resolver esses problemas. De fato, são projetadas especificamente para serem escaláveis e capazes de lidar com as crescentes e variáveis cargas de trabalho de sua organização, além de serem acessíveis de praticamente qualquer lugar com uma conexão à Internet. As soluções em nuvem também podem fornecer uma visão unificada de todos os dados em seus sistemas, dando à sua organização a visibilidade abrangente necessária para tomar decisões bem informadas.

Dados unificados

Os recursos de data lake funcionam em todos os sistemas para fornecer informações acionáveis.

Flexibilidade

Capacidade de adicionar e modificar sistemas à medida que a empresa cresce.

Especialização

Funcionalidades especializadas sem personalizações limitadas e custosas.

Arquitetura durável

Um aplicativo pode ser atualizado, substituído ou até falhar sem derrubar toda a rede.

Colaboração integrada

Colaboração integrada, gerenciamento de documentos e gerenciamento de processos comerciais.

Dados personalizados

Páginas iniciais personalizadas para funções, equipes ou áreas de interesse específicas.

4.Legado de Restrições

O CFO da sua organização tomou conhecimento do valor da utilização de big data, aprendizagem de máquina e inteligência artificial para obter visibilidade das métricas operacionais, relatórios aprimorados e planejamento de longo prazo para o crescimento. O CFO apresentou suas ideias aos outros executivos e agora todos estão fazendo pressão para que essas novas tecnologias sejam implementadas. Porém, há um problema: seus sistemas e infraestrutura atuais não podem prover a largura de banda para implementar e utilizar plenamente essas novas ferramentas.

Como você pode prover a infraestrutura e a escalabilidade do sistema que sua organização precisa para ir em frente com essa iniciativa?

Recursos relativamente novos, como big data (por exemplo, data lakes, data warehouses e recursos de IoT), aprendizagem de máquina e IA podem ser extremamente difíceis de planejar, implantar e até gerenciar em um ambiente local.

As soluções em nuvem podem fornecer para sua organização uma plataforma que oferece suporte à escalabilidade dinâmica para lidar com picos de carga, sem sobrecarregar os recursos que precisam ficar reservados para as atividades normais e sem incorrer em custos de recursos e infraestrutura adicionais do sistema.

Para a maioria das organizações, a utilização dessas tecnologias como serviços baseados na nuvem é a única opção viável para implantação e aplicação no mundo real.

5.Violações de segurança e ataques maliciosos

Sua organização está enfrentando um desastre de relações públicas e uma potencial crise financeira – toda a sua lista de clientes, incluindo informações pessoais, dados de pagamento e outras informações financeiras, foi publicada em um site da dark web. Os clientes precisam ser notificados – com potencial de prejuízo às relações comerciais e impacto na receita. Ao investigar, sua equipe de segurança de TI descobre que um web service de teste foi deixado em execução e exposto à Internet pública.

Como você pode evitar ou mitigar os riscos de outra violação no futuro, assim como de proteger seus sistemas das crescentes tentativas de hacking e ataques maliciosos?

As soluções de SaaS oferecem o ambiente mais seguro para manter os recursos da sua organização em segurança. O cenário de segurança, em constante e rápida mudança, torna muito difícil para a equipe de TI da organização acompanhar todas as novas ameaças cibernéticas em potencial.

Em um ambiente de SaaS, a segurança de infraestrutura e dos aplicativos é gerenciada pelo provedor de serviços, que usa recursos dedicados para monitorar continuamente seus sistemas em busca de violações e ameaças à segurança, permitindo uma resposta mais rápida a qualquer problema potencial ou risco identificado.

  • Treinamento e ferramentas para analisar serviços existentes.
  • Atualização constante de vários níveis de proteção (incluindo detecção e proteção de rede e host).

A capacidade dos provedores de nuvem líderes do setor protegerem os valiosos dados de seus clientes exige investimentos e recursos disponíveis que a maioria das organizações não têm condições de ter nem de justificar. A transferência de aplicativos comerciais para um serviço baseado em nuvem permite que sua organização isole e proteja suas redes internas e os valiosos dados proprietários armazenados em seus sistemas internos.

Na era atual da colaboração de ponta a ponta na cadeia de valor, os representantes e fornecedores terceirizados geralmente precisam de uma integração com o sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) da organização. Se sua organização hospeda o sistema ERP em um serviço baseado em nuvem, os fornecedores e representantes nunca precisarão se conectar à rede interna da organização.

6.Expansão dos custos de TI

Sua equipe de TI precisa implementar uma grande atualização na solução principal de gerenciamento de ativos. Grandes atualizações como essa são necessárias a cada três a quatro anos para manter o sistema.

O gerente de TI determina que, contabilizando a atualização de hardware, serviços profissionais e tempo gasto, o gasto final será de cerca de $ 600.000. Além disso, o gerente prevê a necessidade de mais pessoal para gerenciar o sistema atualizado. Esses custos são adicionais às taxas permanentes de manutenção de sistemas.

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Como você pode encerrar esse ciclo de adição contínua de recursos ao sistema e atualizações caras?

Nas soluções locais, os investimentos recorrentes em infraestrutura (em todos os níveis), os custos de manutenção de sofware, o fluxo constante de grandes projetos de atualização e as provisões para recursos de recuperação de desastres geralmente somam mais do que o custo de uma assinatura de hospedagem em nuvem para o mesmo volume de aplicativos. A economia de escala tornam a implantação e o gerenciamento de software na nuvem para centenas ou milhares de clientes muito econômicos e podem dar à sua organização um custo total de operação (TCO) significativamente menor do que o das soluções locais.

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Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Infor, parceira da Compliance Soluções.

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