Por que a indústria deve investir em um ERP Infor?

por | 26/11/2021 | FISCAL

Os sistemas modernos, como o ERP Infor, de planejamento de recursos empresariais (ERP) estão ajudando as empresas em todo o mundo —inclusive seus concorrentes—a revolucionarem suas operações. Empresas de manufatura de todos os portes estão adotando uma tecnologia específica para o setor e projetada para melhor gerenciar os processos de negócios de forma integrada e em tempo real.

Os sistemas ERP de tecnologia avançada são um investimento nas operações de sua empresa, bem como na sua eficiência, inteligência e produtividade. Cada recurso de um sistema moderno de ERP, em última análise, está ligado a essas melhorias, o que permite que sua organização se torne mais produtiva, mais competitiva e melhor posicionada para atender às necessidades de seus clientes.

O que é um ERP moderno?

A origem da solução ou sistema ERP remonta a mais de 100 anos como quantidade de pedido econômico (EOQ)—uma ferramenta de decisão para otimização de custos de estoques. Esse sistema acabou por se transformar no planejamento de necessidades de materiais (MRP)—um sistema para gestão de processos de manufatura, que inclui planejamento, programação e controle de estoques.

Ao longo do tempo, foram adicionadas outras funcionalidades, como finanças e CRM, com os componentes individualmente integrados em um sistema único abrangente—apesar de difícil de usar.

<<<ERP Infor: como fazer uma boa gestão de ativos da indústria A&B?

Uma definição super simplificada do ERP é a de um sistema ou solução utilizada pelas empresas para gerenciar as atividades do cotidiano, tais como compras, gestão de projetos, operações de manufatura e vendas. Os sistemas ERP também podem introduzir automação para substituir tarefas manuais. O objetivo de um sistema ERP é melhorar a produtividade e agilidade da empresa.

Por que a indústria deve investir em um ERP moderno?

À medida que evoluíam, os sistemas da empresa atendiam às necessidades na sua época, mas sua funcionalidade estava diretamente limitada à tecnologia então disponível. Os atuais sistemas ERP poderiam ser chamados de plataformas de operações digitais para refletir sua natureza ágil, baseada em inteligência artificial (IA) e direcionada a experiências, bem como seu papel crucial nas empresas digitais, baseadas na nuvem.

Os sistemas ERP evoluíram para atender às necessidades digitais das empresas, pois os sistemas legados ERP não atendem às necessidades das empresas modernas. Esses sistemas legados não são capazes de entregar a velocidade, flexibilidade e inteligência necessárias para a era digital.

<<<ERP Infor x solução fiscal: 5 dúvidas valiosas respondidas

Os avanços da tecnologia transformaram o que um sistema ERP pode fazer por sua organização. Os sistemas ERP modernos fornecem uma visão ao vivo do que está acontecendo e como isso impacta sua empresa hoje e nos próximos meses e anos — permitindo que sua empresa foque no futuro e não no passado.

Então, por que nem toda empresa de manufatura adota um moderno sistema ERP? Por que as empresas estão atrasando a modernização do ERP? Há várias concepções equivocadas que impedem uma indústria de se modernizar e transferir seu sistema ERP para a nuvem.

Entre essas concepções equivocadas estão a crença de que a nuvem não é segura, que é mais cara, que ocorrem indisponibilidades com mais frequência e que esse sistema é genérico, serve para todos.

Os líderes empresariais também receiam que a implementação de um sistema ERP causará algum problema significativo nos negócios, fará com que a empresa perca o foco, ou até mesmo causará a “quebra” dos processos de negócios que a empresa considera como centrais para seu sucesso.

Indústrias precisam de visibilidade integral com um ERP Moderno, como o ERP Infor

No atual ambiente de negócios em rápida transformação e cada vez mais competitivo, as indústrias precisam de visibilidade integral, de todo o negócio, bem como da capacidade de colaboração em toda a empresa. Eles precisam de agilidade e flexibilidade p ara responder rapidamente a um mercado em transformação, crescer e se expandir a fim de aproveitar as novas oportunidades que surgem—de forma ideal, antes de seus concorrentes.

A funcionalidade dos sistemas legados pode ter sido suficiente no passado, mas não servem mais para as exigências atuais em evolução. A atual forma de fazer negócios é impulsionada pelos dados e exige ferramentas apropriadas para acessar, compartilhar e alavancar esses dados para permitir que se tomem decisões de negócios para não apenas sobreviver, mas também para crescer como empresa.

Principais ganhos do investimento na modernização do ERP

A despeito das incertezas sobre investir em um sistema moderno de ERP, as indústrias líderes estão apostando alto. Os ganhos de produtividade e as melhorias no processo mais do que compensam os custos. Além disso, a modernização pode ter um impacto estratégico na empresa.

Sem acesso a um sistema ERP moderno, fica difícil, muitas vezes impossível, utilizar novos modelos de negócios e aproveitar as melhorias nos indicadores-chave de desempenho (KPIs) trazidos pela implementação bem-sucedida do sistema ERP.

Entre os principais benefícios de um sistema ERP moderno estão a capacidade de ajudar as organizações a:

Aumentar a adoção pelo usuário

Não é possível ter retorno sobre o investimento (ROI) se seus colaboradores não conseguem usar o seu sistema ERP. Os sistemas atualizados são mais intuitivos, incentivando os colaboradores a buscar dados e integrá-los em sua tomada de decisões.

Tomar melhores decisões de negócios

A solução Enterprise Analytics permite às empresas conectar dados através dos silos do negócio e examinar detalhadamente os resultados globais e KPIs para os colaboradores funcionais. Com os sistemas ERP modernos, as empresas podem construir uma “mentalidade analítica” em suas organizações, a fim de aumentar a tomada de decisões orientada pelos dados visando o aumento da eficácia operacional. E ao alinhar os KPIs da empresa aos objetivos das áreas, as equipes e cada indivíduo podem obter uma imagem mais clara de como suas prioridades impactam o desempenho global dos negócios.

O retorno sobre o investimento (ROI) é sempre a principal métrica para os responsáveis pela tomada de decisões da empresa, e os modernos sistemas ERP ajudam as equipes a se comunicarem com mais clareza com os stakeholders executivos por meio de soluções de Business Analytics, planejamento de cenários e análise de impacto financeiro. infor.com

Por que a indústria deve investir em um ERP moderno?

Ao entender as causas dos atuais resultados financeiros e a partir daí utilizar ferramentas para modelar os resultados futuros, as equipes não apenas se beneficiam com uma maior confiança em suas decisões, mas também obtêm mais apoio dos executivos que sabem que estão investindo os recursos da empresa de forma inteligente.

Atrair e reter talentos

Um desafio duplo para as indústrias hoje em dia é a aposentadoria de colaboradores com anos de conhecimento e expertise em manufatura, combinada com uma nova geração de colaboradores menos inclinados a embarcar em carreiras no setor. Sem esses recursos, sua empresa não consegue existir. Essa nova geração de “nativos” digitais exige uma tecnologia intuitiva e que apoie o jeito como eles gostam de trabalhar. Essa geração quer programas que espelham o visual e o toque dos aplicativos que utiliza em seu cotidiano e que favorecem o acesso imediato a dados e à colaboração. Para muitas indústrias, os sistemas ERP modernos têm sido um grande diferenciador para atrair essa geração de profissionais.

Desativar silos do negócio e aumentar a colaboração

Ao ampliar os recursos do sistema ERP para além das operações com uma plataforma moderna, as indústrias conseguem aumentar a colaboração através das áreas funcionais visando a aumentar o fluxo de trabalho e a produtividade. À medida que alavancam comunicações aprimoradas e dados multifuncionais, as equipes conseguem reduzir os tempos dos ciclos e aumentar a exatidão. As ferramentas sociais nativas dentro dos sistemas ERP permitem que as equipes compartilhem informações ricas através de regiões e fusos horários, utilizando dispositivos que suportam o trabalho onde e quando necessário.

Os sistemas modernos de ERP apoiam requisitos “de fora para dentro” para troca de informações com fornecedores e clientes. O suporte em rede aos processos, tais como gestão da cadeia de suprimentos, gestão do ciclo de vida dos produtos e gestão de pedidos, contribui para reduzir o tempo do ciclo, aumentar a exatidão e melhorar a flexibilidade geral da empresa.

A inteligência analítica para decisões contextualizadas permite considerar dados de terceiros, tais como nível de estoques, prazos de entrega e previsões de demanda, para um melhor planejamento, programação e gestão de custos e riscos.

Por que escolher um ERP Infor® ao atualizar seu ERP?

Recursos específicos ao setor

• Melhor colaboração entre fornecedores e clientes, configuração e design

• 90% dos recursos do setor são inseridos/ configuráveis nos programas

• Atualizações permanentes na nuvem entregam novos recursos específicos ao setor com capacidade de ativar/desativar um recurso, conforme necessário

• Minimizar customizações para futura flexibilidade e gestão de custos e de riscos Facilidade de adoção

• Recursos já incluídos que vão além dos dados financeiros e de HR em soluções CloudSuite™ para os fluxos de trabalho da empresa

• Múltiplos mecanismos centrais para um desenvolvimento ágil de novos recursos customizados por grupo de setores

• Simplesmente o programa que você precisa para sua empresa sem uma base de código inchada

• Escalabilidade que permite adicionar recursos e capacidades, conforme surgem necessidades

• Processo ágil de distribuição com aceleradores de implementação e melhores práticas inseridos no programa para gerar valor ao acionista Ecossistema de tecnologia e nuvem

• Múltiplos usuários para integração, fluxos de trabalho, BI, extensibilidade, IoT e IA

• Padrões para integração de API entre aplicativos da Infor, aplicativos de terceiros e IoT

• Dados e inteligência para informações contextualizadas e no nível da empresa

• Nuvem Amazon® Web Services para agilidade, escalabilidade e segurança Melhorar métricas de desempenho-chave

Em relação às últimas versões do sistema ERP, as indústrias observam benefícios mais significativas em métricas como percentual de entregas realizadas no prazo (OTD), rotatividade de estoques, conformidade com programação interna e reduções em custos operacionais.

Essas melhorias de desempenho possuem impacto direto sobre o resultado final, o que pode ser até mesmo suficiente para compensar o custo do sistema ERP. Utilizar tecnologias emergentes—Inteligência analítica, mobilidade, nuvem, redes parceiras e internet das coisas (IoT) estão se tornando apostas no moderno ambiente do setor de manufatura.

As organizações tornam-se mais sofisticadas com seu uso. Por exemplo, a utilização em conjunto da IoT e da inteligência analítica (aplicando a inteligência analítica em sensores baratos sobre o maquinário) pode contribuir para favorecer a manutenção preditiva e permitir maiores lucros em novos modelos de serviços. É impossível para sistemas ERP desatualizados apoiar essa inovação.

Um ERP moderno permite crescimento contínuo

A indústria está em transformação. Novos modelos de negócios, produtos, locais e preocupações regulatórias devem ser favorecidos e a velha tecnologia pode não conseguir apoiar sua empresa neste novo ambiente. Os fornecedores de programas ERP modernos, como o ERP Infor, estão permanentemente acrescentando novas melhores práticas, específicas ao setor, para suas soluções, o que irá garantir a competitividade. Isso proporcionará à sua organização a flexibilidade para apoiar o crescimento à medida que sua empresa se transforma ao longo do tempo.

Gostou do conteúdo de hoje?  Agora é o momento de olhar os benefícios de contratar um ERP Infor. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas e entenda como podemos ajudar.

Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Infor, parceira da Compliance Soluções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.