Controle de absenteísmo em empresas: é possível gerir efetivamente?

por | 01/07/2021 | HCM

Todo gestor de Departamento Pessoal e/ou Recursos Humanos deve ter o controle de absenteísmo no seu radar, afinal trata-se de um fator que impacta diretamente nos números da empresa. Quando a taxa está alta, por exemplo, a produtividade dos funcionários está em baixa. Isso não é um bom indício, pois pode comprometer e muito a rentabilidade do negócio.

Por essa razão, o controle de absenteísmo não deve ser visto como algo trivial, mas sim como um dos objetivos principais dentro do planejamento de todo gestor de Departamento Pessoal e de RH.

Para você entender mais sobre o absenteísmo e saber o que fazer para controlá-lo com efetividade na sua empresa, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

O que é o Absenteísmo?

Apesar de não ser uma palavra tão comum, o absenteísmo é algo corriqueiro em muitas empresas – infelizmente. Basicamente, trata-se do tempo em que um funcionário fica ausente do seu trabalho, o que pode ser por diferentes motivos, por exemplo:

  • problemas pessoais;
  • questões de saúde;
  • atrasos.

Um dos objetivos do controle de absenteísmo é justamente acompanhar a somatória de toda essa ausência, avaliando o quanto este período está impactando a empresa.

Por que gerir o absenteísmo de forma efetiva?

Pela definição de absenteísmo fica claro que se trata de um fator que precisa ser acompanhado de perto. Deixar de lado ou realizá-lo de forma ineficaz pode trazer algumas consequências negativas. Confira.

Perda de produtividade

O primeiro e o mais óbvio impacto na falta de controle de absenteísmo é a queda na produtividade da equipe de trabalho. Afinal, se os funcionários não se fazem presente na empresa, não há como cumprir a rotina produtiva.

Queda na qualidade

Se há diminuição na produtividade e ausência dos colaboradores, consequentemente, também há queda na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Quando a sua empresa diminui o ritmo ou deixa de produzir diariamente, seus clientes acabam tendo um retorno muito abaixo do esperado por parte do seu negócio.

Impacto financeiro

A falta de controle de absenteísmo causa um verdadeiro efeito cascata na sua empresa. Primeiro, vem a falta de produtividade, seguida da queda na qualidade do serviço e, por último, o impacto nas contas financeiras.

Em outras palavras, quando você deixa de fazer o trabalho básico de acompanhamento, o prejuízo financeiro é uma consequência quase inevitável.

Como diminuir o absenteísmo?

A boa notícia é que você pode evitar o cenário mais dramático para sua empresa. Com as atitudes certas, é possível diminuir o absenteísmo. Entenda.

Invista no bem-estar dos funcionários

Um dos principais fatores para o absenteísmo é a falta de motivação dos funcionários para comparecer ao dia a dia da empresa. Por isso é fundamental que o seu RH invista em ações para manter em alta o bem-estar dos colaboradores.

É interessante realizar pesquisas de satisfação para identificar quais pontos mais preocupam os colaboradores.  A partir daí, deve-se criar programas e projetos que privilegiem a melhora desses fatores e o bem-estar de todos.

Trabalhe no engajamento dos funcionários

Além de um ambiente tranquilo e saudável também é importante trabalhar o engajamento dos funcionários, assegurando que eles se mantenham comprometidos com os objetivos de longo prazo da empresa. Esse trabalho pode ser feito a partir de:

  • definição de salários justos;
  • oferta de treinamentos;
  • feedbacks positivos;
  • planos de carreira;
  • benefícios extras.

Ofereça flexibilidade

Uma das vantagens de realizar o controle de absenteísmo é identificar quais são as suas principais fontes. Por exemplo, o absenteísmo da sua empresa pode ser causado principalmente por atrasos no momento da entrada e quase nunca por faltas.

Neste caso, você pode melhorar o cenário oferecendo flexibilidade de horário. Defina diferentes horários de entrada e trabalhe junto aos funcionários para melhorar o engajamento de todos e resolver o problema de atraso, além disso, analise a implementação de home office para os cargos que não demandam tanto trabalho presencial.

Uma solução de controle de ponto eletrônico ajuda a sua empresa no controle de absenteísmo

Além dessas mudanças práticas, há outra forma bastante eficiente para controlar o absenteísmo na sua empresa: utilizando a tecnologia.

Mais especificamente: com uma solução tecnológica de controle de ponto que funciona a partir de um app, você é capaz de acompanhar a rotina dos seus funcionários de qualquer lugar, utilizando um computador ou um dispositivo móvel.

Dessa forma, flexibilizações como home office ou trabalhos externos podem ser aplicadas com tranquilidade, pois um controle de ponto com geolocalização e ponto eletrônico em nuvem (SaaS) permite a integração com qualquer sistema de folha de pagamento e catracas.

Os seus colaboradores continuarão produzindo e você não terá mais dificuldades na gestão do absenteísmo em sua empresa!

Enfim, não deixe que o controle de absenteísmo seja um obstáculo na sua empresa. Tenha em mente que mesmo pequenos atrasos podem trazer grandes impactos negativos para o negócio.

Invista na construção de um ambiente mais saudável e em soluções tecnológicas que permitam a implementação de ações mais inteligentes e modernas como o trabalho remoto.

Que tal investir em uma solução de ponto mobile de ponta e que atenda todas as necessidades específicas da sua empresa? Entre em contato conosco e agende um reunião com um dos nossos especialistas o quanto antes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.