Dicas de como fazer a escrituração fiscal

por | 23/08/2018 | Notícias

Manter a escrituração fiscal bem organizada pode ser a saída para a empresa se regularizar e evitar problemas com o Fisco. O Brasil é um país com alta complexidade tributária e fiscal. Por isso é tão importante garantir o consumo e o envio corretos dos dados.

E você sabe para que serve uma escrituração fiscal?

Bem, a prática da escrita fiscal serve para registrar de maneira padronizada e formal os documentos fiscais de uma empresa. Isso abrange atividades como:

– Serviços prestados ou tomados;
– Operações de compra e venda;
– Apuração e recolhimento de impostos e contribuições;
– Organização, elaboração e entrega de contribuições acessórias.

É importante lembrar que a escrituração fiscal precisa ser realizada por qualquer empresa, independentemente do porte ou do ramo de atuação.

 

Como fazer a escrituração fiscal adequadamente?

O departamento financeiro é o coração da empresa, já que é ele que garante a manutenção da força de trabalho e dos equipamentos e sistemas usados para garantir o pleno funcionamento das atividades.

Desse modo, entender como andam as obrigações fiscais é importante não apenas para regularizar a empresa, mas para ajudar nas estratégias de crescimento do negócio como um todo.

Para que a escrituração fiscal seja feita de maneira correta, separamos algumas dicas para você:

  • Atualize as informações

Atualize todos os dados referentes à rotina da empresa – cadastros de clientes, fornecedores, mercadorias, procedimentos de compra e venda e outros serviços precisam estar sempre atualizados. Dessa forma, a consulta se torna mais simples e a possibilidade de erros ou refação é menor.

  • Evite desordem na organização de documentos

Tenha cuidado na hora de guardar toda a documentação fiscal da empresa. Organize por mês e data para otimizar as buscas quando forem necessárias. Evite procrastinar a retificação de dados. Uma demora nesse processo pode resultar em multas e perdas de prazos de entregas de declarações importantes.

  • Abrace as facilidades da EFD REINF

A Escrituração Fiscal Digital (EFD) feita no Sistema Público de Escrituração Digital chegou em 2007 para acabar de vez com as pilhas de papel que as empresas guardavam. Com a digitalização, a rotina de muitas equipes foi otimizada. Mesmo assim um acompanhamento bem de perto se faz necessário.

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Estar em dia com o Fisco e oferecer serviços que facilitem o preenchimento, organização e envio de dados é o trabalho da Compliance Fiscal. Importante parceira da Oracle no Brasil, possui diferentes soluções fiscais integradas aos mais importantes sistemas de gestão do mercado.

Para saber mais sobre os serviços da Compliance Fiscal, entre em contato com a equipe neste link ou pelo telefone 11 3512-9960.

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