EFD Reinf 2022: início do envio 4°Grupo prorrogado. Confira nova data!

por | 24/06/2022 | FISCAL

É fato que a EFD Reinf 2022 continua com o mesmo objetivo desde a sua criação: permitir que as empresas enviem informações sobre pagamentos e outras obrigações tributárias relacionadas à Previdência Social e às demais entidades e fundos de natureza previdenciária e assistencial com mais rapidez.

No entanto, outro ponto que não se pode negar é que as constantes alterações que acontecem no seu leiaute dificultam que o processo de envio de informações fiscais para o governo aconteça de forma realmente simples. Agora, por exemplo, a EFD Reinf 2022 sofreu mais uma alteração. Quer saber qual?

Então, continue lendo e confira o artigo completo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é EFD Reinf?

A EFD Reinf é a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações sobre Pagamentos Efetuados a Pessoas Jurídicas. Um arquivo digital que reúne as informações sobre as retenções realizadas e os pagamentos efetuados a pessoas jurídicas, que devem ser enviados mensalmente à Receita Federal.

Quando ela é obrigatória?

Com o envio em vigor desde janeiro de 2018, a EFD Reinf é obrigatória para todas as empresas que prestam serviços de natureza tributária, sujeitos à retenção, inclusive as instituições financeiras e seguradoras.

Prorrogação do prazo de entrega da EFD Reinf 2022

No dia 09 de junho deste ano o governo publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 2.080, que prorrogou a data de início da obrigatoriedade de apresentação da EFD-Reinf para o 4º grupo.

Na Instrução Normativa é colocado que o prazo mudou para 22 de agosto de 2022, para os fatos geradores ocorridos a partir de 1º de agosto de 2022. Antes disso, o prazo previsto teria início em 22 de abril deste ano.

Essa obrigatoriedade abrange a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda e Contribuição Social do contribuinte, desde que não tenham relação com o trabalho e as informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

EFD Reinf 2022: quem é o 4°Grupo?

Caso você esteja se perguntando se a alteração afetou a sua empresa, saiba que o 4º grupo refere-se a:

  • Entidades integrantes do Grupo 5 (Organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais), ambos do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.863 de 2018;
  • Entes públicos integrantes do Grupo 1 (Administração pública).

Qual a impacto das mudanças da EFD Reinf 2022 para o fiscal?

O seu gestor fiscal é responsável por garantir que a sua empresa cumpra as obrigações fiscais dentro dos parâmetros legais. Ele monitora as leis fiscais e regulamentares para identificar as mudanças que afetam o negócio, desenvolvendo e implementando planos para garantir o cumprimento das obrigações fiscais.

Além disso, ele cumpre o papel de gerenciar o processo de apuração de impostos e preparar e enviar as declarações fiscais, garantindo que os registros financeiros da empresa estejam em conformidade com as normas fiscais.

Diante disso, podemos afirmar que as mudanças tributárias da EFD Reinf 2022 impactam diretamente o trabalho do seu gestor fiscal. Com as constantes alterações, ele precisa estar atento para garantir que a empresa se mantenha em compliance com a legislação, buscando soluções que se integrem ao ERP da sua empresa e se atualizem a cada mudança tributária.

Qual o impacto das mudanças para a TI?

Já o gestor de TI é responsável por gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação da sua empresa. Isto inclui o gerenciamento de sistemas, redes, banco de dados e segurança da informação de setores como o Fiscal. É papel também do gestor de TI dar suporte técnico para as outras áreas.

No cumprimento do seu dever, cabe ao gestor de TI buscar a solução tecnológica ideal para o setor Fiscal. Um software que esteja em conformidade com o EFD Reinf 2022 e que se mantenha assim mesmo com eventuais mudanças no futuro.

Enfim, a entrega da EFD Reinf 2022 é de suma importante porque a partir dela a Receita Federal pode fiscalizar os pagamentos da sua empresa e garantir o seu equilíbrio fiscal. Não se arrisque sem necessidade, conte com um software especialista e mantenha a conformidade da sua empresa.

Acesse o nosso site, marque uma reunião com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre a melhor solução fiscal especialista do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.