Você, gestor Fiscal e usuário de ERP SAP, já aplicou todo o seu budget 2022? Conseguiu aproveitar todas as oportunidades deste ano e realizou os melhores investimentos a fim de garantir que a sua área correspondesse a todas as demandas?
Neste momento essas questões são muito válidas, afinal é durante o período de fim de ano que boa parte das empresas analisa tudo o que foi feito e começa a vislumbrar o novo ano. No entanto, dependendo da sua análise e necessidade, é sempre válido considerar que o ano ainda não acabou e muitas melhorias podem acontecer.
Por isso, para você que trabalha especificamente no Setor Fiscal e sabe que algumas estratégias podem fazer muita diferença ainda este ano, preparemos este artigo para falar sobre a importância de avaliar a aplicação do budget 2022 ainda neste bimestre. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
Trabalhar com o budget 2022 ainda vale a pena?
De fato, estamos no final do ano. Mas, apesar de muitos ainda serem convencionais e acreditarem que não é possível fazer mais nada em 2022, a verdade é que muitas oportunidades ainda podem ser aproveitadas neste último bimestre.
Principalmente quando estamos falando da área responsável pelos tributos e pelo equilíbrio fiscal de uma empresa. Afinal, essas são obrigações que não dependem de mês ou volume de vendas, elas precisam ser cumpridas independentemente do momento da empresa.
Nesse sentido, a resposta para a pergunta do tópico é “Sim”. Se você é um gestor fiscal e entende que o ano está fechando sem as melhorias necessárias para o seu setor, então o budget 2022 deve ser considerado para realizar investimentos.
Ainda mais se a sua empresa for usuária do ERP SAP e utilizá-lo como único software para o cumprimento das obrigações acessórias. Não é nem preciso falar o quanto isso dificulta para a sua equipe, tendo em vista que o ERP global não consegue acompanhar todas as mudanças da nossa legislação fiscal.
Sendo assim, o budget 2022 poderia solucionar essa dificuldade ainda este ano com o investimento em uma solução fiscal com inteligência nativa e integração ao ERP SAP. Uma forma de trazer tranquilidade e equilíbrio para a sua equipe este ano.
Não se esqueça que você é o responsável pela área de impostos, e a carga tributária é um item que impacta diretamente no caixa financeiro da sua empresa. Os tributos não são apenas uma obrigação a ser cumprida como uma consequência inevitável, eles influenciam, entre outras coisas, no preço de venda, e afetam, indiretamente, a competitividade dos produtos e serviços do seu negócio.
O que analisar para o planejamento 2023?
Como dito no tópico anterior, a aplicação do budget 2022 ainda este ano dependerá de uma análise sobre as necessidades mais urgentes do seu negócio. Caso você chegue a conclusão de que é possível esperar até a virada do ano, este momento deve ser utilizado já para o planejamento 2023.
A vantagem é que você terá mais tempo para analisar diferentes pontos e construir um planejamento coeso e que abranja todas as demandas.
Mas, para não errar, fatores como fluxo de caixa e equilíbrio fiscal devem estar no topo das avaliações. O seu planejamento 2023 deve ser feito a fim de garantir que esses dois pontos sejam respeitados e beneficiados a cada decisão.
Voltando ao seu SAP ERP, uma ótima dica é já garantindo que ele seja capaz de cumprir todas as obrigatoriedades acessórias de 2023 (que não serão poucas). Dessa forma, é possível já iniciar a busca por uma solução fiscal complementar neste final de ano e concretizar a aquisição no primeiro mês de 2023.
Enfim, para ser sustentável durante todo o ano, uma empresa precisa que setores como Fiscal e Contabilidade estejam sempre em equilíbrio. Assim, considerar o budget 2022 até o último mês do ano é válido se as aquisições forem determinantes para o sucesso dessas áreas. Mas, tudo começa por uma avaliação séria e detalhada.
Gostou do artigo? Então continue no nosso blog e entenda mais como uma solução especialista pode potencializar a conformidade fiscal do seu SAP ERP.
0 comentários