Desafios da Governança Fiscal no ERP SAP? Veja como superá-los!

por | 03/06/2022 | FISCAL

Alcançar um patamar de equilíbrio na governança fiscal é, sem dúvida, um dos maiores desafios para os gestores de grandes empresas. Mesmo aqueles que utilizam sistemas de padrão global, como o ERP SAP, acabam encontrando dificuldades para manter a conformidade.

Mas, como todo desafio no mundo corporativo, este pode ser superado com a participação tecnológica adequada. A implementação de softwares especialistas que se integram aos sistemas já existentes nas empresas garante uma entrega completa das declarações tributárias.

Para ajudar você que está enfrentando esse tipo de dificuldade mês a mês, preparemos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

O que é a governança fiscal?

Basicamente, a Governança Fiscal diz respeito a toda a jornada de documentação fiscal da sua empresa, ou seja, da chegada dos documentos comprobatórios até a entrega das obrigações às plataformas do governo.

O gestor à frente dessa função precisa demonstrar uma visão holística, abrangendo não apenas a parte operacional, como também a estratégia que envolve a avaliação do processo para uma melhor tomada de decisão.

Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos colaboradores para alcançar uma boa governança fiscal?

Com explicado, a governança fiscal começa já na na emissão e recebimento das documentações, passando pela escrituração e chegando às obrigações acessórias.

Essa rotina operacional intensa é o primeiro desafio dos colaboradores responsáveis por esse gerenciamento. Ainda mais se o ERP SAP, ou outro sistema global, disponível não apresentar total compatibilidade aos formatos dos arquivos emitidos.

Além desses, há desafios dentro de todo o fluxo de documentação, por exemplo:

  • digitalização manual de notas em razão de possíveis limitações do ERP SAP, resultando em perda de tempo nos processos, e ainda risco de erros nas informações repassadas;
  • incoerência entre a mercadoria entregue e o pedido descrito na nota, demandando retrabalho do setor de compras para a resolução do problema;
  • NF-e não escriturada pelo Setor Fiscal, gerando diferenças nos dados entregues ao Fisco.

Como resolver essas dificuldades?

Para superar esses e outros desafios e garantir uma boa governança fiscal, você precisa muito mais do que bons profissionais, necessita de tecnologias que correspondam às demandas e estejam alinhadas com as obrigatoriedades tributárias.

Quando há ausência desse tipo de solução tecnológica, as equipes internas acabam, entre outras coisas, entrando em looping de rotinas e gargalos operacionais, perdendo tempo com retrabalhos e questionamentos e realizando os processos burocráticos com insegurança.

Como tornar o seu ERP SAP apto para a governança fiscal?

O ERP SAP é sim um sistema que apresenta grandes vantagens para as empresas. No entanto, quando se trata de governança fiscal, ele acaba apresentando limitações para corresponder a todas as demandas da nossa legislação.

É aí que entra em cena a solução fiscal especialista, um software peça-chave para o seu ERP SAP cobrir todas as carências do departamento fiscal da sua empresa. Um tipo de tecnologia que trabalha com constantes atualizações e garante a conformidade com todas as leis e prazos exigidos pela legislação brasileira.

Uma solução especialista é a única que consegue acompanhar todas as alterações legislativas que ocorrem no território brasileiro, pois ela conta com inteligência fiscal nativa, uma funcionalidade criada com o único propósito de manter a conformidade tributária.

Sempre que houver uma mudança que afete a parte tributária do seu negócio, a solução fiscal, integrada ao seu ERP SAP, se atualiza automaticamente e mantém a conformidade que você precisa.

Enfim, manter a governança fiscal não precisa ser um desafio maior do que ele já é. Com a implementação de um software especialista você é capaz de otimizar a participação do seu ERP SAP e trazer o equilíbrio que a sua empresa também necessita para manter a alta competividade dentro do mercado.

Entre em contato e garanta a melhor solução fiscal especialista para o ERP SAP da sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.