Gestão fiscal no ERP SAP: 5 dicas essenciais para evitar penalidades

por | 17/06/2022 | FISCAL

Gestores de TI ou gestores das áreas Fiscal e Tributária, que trabalham com sistemas de classe mundial, como o ERP SAP, precisam estar constantemente em alerta para evitar que suas empresas fiquem desatualizadas em relação às normas legislativas.

Isso porque, apesar de apresentarem funções importantes para uma otimização de processos em diferentes setores, esses sistemas não se aprofundam quando o assunto é a legislação fiscal – ainda mais uma tão complexa como a brasileira.

Mas, então, o que você de fazer? Como um usuário de ERP SAP pode garantir a conformidade tributária, evitando as multas e penalidades? É exatamente isso que mostraremos no post de hoje. Continue com a gente e confira 5 dicas para manter o equilíbrio fiscal da sua empresa.

Boa leitura!

1. Conte com software especialista com tecnologia 100% web complementar ao seu ERP SAP

Um ponto que não pode faltar na sua estratégia de conformidade legislativa é a agilidade de processos. E você pode alcançá-la a partir de um software especialista com tecnologia 100% cloud.

Com uma solução de tecnologia cloud e desenvolvida em Java, você utiliza um sistema remoto de dados e alcança facilidade na implantação e manutenção do produto.

2. Utilize com um banco de dados centralizado

Quanto mais os requisitos técnicos disponíveis para a sua equipe, mais fácil fica o alcance dos objetivos.

Por exemplo, é importante dispor de um software com um banco de dados centralizado, ferramentas de ETL e Inteligência Fiscal nativas que garantam maior confiabilidade e conformidade de informações.

3. Esteja sempre atualizado com as exigências do governo

Um dos principais fatores de complexidade da nossa legislação é a volatilidade de criação e alteração de normas. Uma constância que um sistema de padrão global como o ERP SAP não consegue acompanhar.

Um obstáculo que pode ser superado a partir da implementação de uma solução especialista. Um software como a da Compliance Soluções, que além de ser 100% cloud, se atualiza automaticamente a cada alteração legislativa. Ou seja, a sua empresa estará sempre atualizada sem que o gestor Fiscal ou de TI precise se preocupar, pois o sistema faz tudo e eles nem ficam “sabendo”.

4. Evite informações duplicadas com o SAP ERP e garanta validação prévia

O volume de informações que precisa ser repassado pelo setor Fiscal, sem dúvida, é muito grande mês a mês. E quanto maior a empresa, maior também o número de dados. Em uma rotina intensa, as chances de duplicidade ou inconsistência de informações é muito grande.

Para evitar esse tipo de situação, você deve buscar uma alternativa inteligente e prática. E, logicamente, a melhor saída é contar com um software especialista que utiliza auditoria e é desenvolvido com Inteligência Fiscal Nativa.

Com isso, você consegue entregar um conjunto de mais de 6.000 regras de validação de informação integrada ao seu sistema, garantindo total conformidade e confiabilidade dos arquivos eletrônicos enviados ao FISCO. Além disso, evita que o ERP SAP envie informações duplicadas para órgãos fiscalizadores.

5. Trabalhe com uma plataforma de fácil migração

Sabemos que cada empresa trabalha com um modelo de negócio diferente. E tudo bem. O mercado hoje possibilita que você escolha a melhor estratégia para a sua empresa e continue em conformidade fiscal.

Mas, para isso, é precisa contar com uma plataforma que lhe entregue essa facilidade. Com a Solução Fiscal da Compliance, por exemplo, não importa a plataforma escolhida, você pode migrar rapidamente de On Premises para Cloud ou vice-versa, garantindo a total integridade de todos os dados de sua empresa.

Enfim, não vale correr o risco de sofrer com multas em relação ao Fisco. Além de serem custosos em termos financeiros, essas penalidades acabam tirando a credibilidade da sua empresa, bem como a oportunidade de aproveitar vantagens de quem mantém o equilíbrio fiscal. Traga para o seu ERP SAP a parceria que ele precisa para entregar conformidade tributária para o seu negócio.

Acesse o nosso site, fale com um dos nossos consultores e garanta hoje mesmo a melhor solução fiscal do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.