Embora o número de eventos de SST no eSocial não seja alto, é fato que a operação de envio de informações ainda gera muitas dúvidas em profissionais de Departamentos Pessoais das empresas. Principalmente no setor da indústria, que, em geral, sempre conta com um número grande de trabalhadores.
Desde dúvidas mais básicas, como qual a ordem de envio das informações, até as mais complexas, como quais alterações são realizadas em determinadas eventos, afligem gestores de DP quando o assunto é o SST no eSocial.
Mas, como resolver essas situações, eliminar erros e otimizar processos? É exatamente o que mostraremos a seguir. Continue lendo e confira.
Boa leitura!
Por que o processo de SST no eSocial parece tão complexo?
Um ponto que poderia facilitar bastante a vida de gestores de DP é a desburocratização sobre tudo o que envolve o processo de SST no eSocial. É fato. Porém, quando se trata de Brasil, essa facilitação é algo que parece distante, pois a nossa legislação ainda hoje é bastante volátil.
São constantes as mudanças e criações de leis dentro do nosso sistema, uma rotina que torna praticamente impossível, por exemplo, um acompanhamento manual por parte do gestor.
Mesmo agora, com a criação do eSocial e um cenário digital, ainda é complicado se manter atualizado em relação a prazos, leis e obrigações.
Além disso, independentemente de complexidade, o fato é que o cumprimento dessa obrigatoriedade é uma prática macroambiente, ou seja, a sua empresa não pode mudá-la ou questioná-la, apenas cumpri-la exatamente como manda as normas.
Nesse sentido, cabe a você buscar as melhores alternativas para que esse cumprimento seja feito de uma maneira em que os custos sejam mitigados e a produção diária não seja comprometida.
A boa notícia é que conseguir esse equilíbrio é completamente possível atualmente. Saiba como no próximo tópico.
Como realizar o envio dos eventos de SST no eSocial na indústria sem erros e com otimização de processos?
Como dito, não é possível se desvencilhar ou fugir da burocracia do envio dos eventos de SST no eSocial dentro da indústria. Porém, com o uso de uma solução HCM especialista é possível tornar esse processo muito mais prático, eficiente e com controle de gastos.
Para isso, basta escolher um software que conta com diferenciais únicos. Quer saber quais são? Confira logo abaixo.
Integração total com o seu ERP Global
Certamente você utiliza um ERP de padrão Global, Oracle, SAP, Infor, etc., para gerenciar os processos de diferentes áreas dentro da sua indústria. Nesse sentido, para que a solução fiscal otimize de verdade os processos dentro do Departamento Pessoal, ela precisa se integrar por completo ao ERP já existente dentro da empresa.
Em outras palavras, o seu novo software HCM precisa trabalhar a partir de módulos, sendo capaz de cobrir diferentes processos do RH e DP. Com isso, não só a solução especialista entrega bons resultados, como o seu ERP também passa a trabalhar com mais eficiência.
Tecnologia 100% Cloud
Um software especialista atual precisa trabalhar de forma 100% online e oferecer gestão externa dos processos. Não só isso, a ferramenta deve contar com ponto eletrônico mobile para também facilitar a rotina dos colaboradores externos na hora de confirmar seus horários de trabalho.
Não dá mais para ficar limitado geograficamente só porque uma das suas ferramentas de gestão não conta com tecnologia web. Tenha em mente que com mais possibilidade de alcance, você atende melhor toda a sua equipe.
Conformidade completa com os eventos de SST no eSocial
Logicamente, o seu novo software deve não só apresentar conformidade com a legislação atual, como também precisa ter a capacidade de se atualizar a cada alteração determinada pelo governo para o eSocial.
Com esse diferencial, você estará sempre em conformidade com a plataforma e conseguirá enviar os eventos de SST no eSocial sem grandes dificuldades.
Enfim, não há como negar o quanto o entendimento sobre o processo de envio de eventos de SST no eSocial ainda é um desafio para muitos gestores dentro da indústria. Porém, não é preciso ser um expert em legislação para fazer o processo funcionar, você pode contar com um software especialista e tornar a rotina do seu DP mais prática e bem-sucedida.
Gostou do artigo? Quer contar com o melhor software de mensageria de eSocial do mercado na sua empresa? Então entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores.
0 comentários