ERP Infor: por que fabricantes de peças automotivas devem investir?

por | 31/07/2022 | FISCAL

Sistemas modernos de planejamento de recursos empresariais,como o ERP Infor, ajudam empresas em todo o mundo (inclusive seus concorrentes) a revolucionar suas operações. A fabricação automotiva e os fornecedores de todos os tamanhos estão adotando a tecnologia ERP projetada para uma melhor gestão de processos de negócios, de forma integrada e em tempo real. Os sistemas ERP tecnologicamente avançados são um investimento valioso nas operações, eficiência, inteligência e produtividade das empresas.

<<<Leia também: ERP Infor: resilência na indústria automotiva é a “vacina” para o o setor

Todas os recursos de um ERP moderno, em última análise, estão voltados para essas melhorias, permitindo que sua organização se torne mais produtiva, mais competitiva e melhor posicionada para atender às necessidades de seus clientes’.

O que é um ERP moderno?

Os sistemas ERP têm origens que datam de mais de 100 anos atrás, aproximadamente na mesma época em que Henry Ford trouxe a fabricação com linhas de montagem para a indústria automobilística. Conhecidos como quantidade econômica de pedidos (EOQ)—os sistemas atuaram como uma ferramenta de decisão para otimizar os custos de estoque. Isso acabou se transformando em planejamento de requisitos de material (MRP)—um sistema para gerenciar processos de fabricação, incluindo planejamento, programação e controle de estoque. Com o tempo, foram acrescentados recursos, como módulos de gestão de finanças e pedidos de clientes. Infelizmente, à medida que as soluções cresciam, elas tendiam a se tornar desajeitadas, complexas e difíceis de serem administradas pelo usuário corporativo médio. Soluções altamente modificadas dificultavam as atualizações, prejudicando ainda mais o progresso.

Nessa época e hoje, as soluções ERP desempenham um papel importante, conectando atividades comerciais diárias, de ponta a ponta, das aquisições às operações de chão de fábrica. Os sistemas ERP também podem automatizar tarefas tediosas ou manuais e ajudar a classificar e rastrear dados, desde longas listas de SKUs até o estoque atual. O objetivo de um sistema ERP é melhorar a produtividade de empresas em todo o ciclo de vida do veículo, desde a engenharia e projeto até a colaboração entre fabricantes de sub-montadoras, estoque de pequenas peças e remessas a concessionárias. Hoje os sistemas ERP podem ser melhor denominados plataformas de operações digitais (DOP) para refletir seus recursos avançados , tais como análise avançada, internet das coisas (IoT), e até mesmo integrações com robótica, e veículos autônomos no armazém. Os sistemas ERP evoluem continuamente para atender às necessidades do comércio digital e, quando implantadas na nuvem, essas soluções oferecem ainda mais vantagens. Por exemplo, sua organização ganha a capacidade de armazenar grandes quantidades de dados e escalonar rapidamente para atender às mudanças do setor. Tecnologias digitais emergentes como inteligência artificial (IA), aprendizagem de máquinas (ML) e a Internet das coisas (IoT) ampliaram o que uma solução ERP pode fazer por sua organização. Os modernos sistemas ERP, com análise orientada por IA incorporada, oferecem uma visão em tempo real do que acontece em toda a empresa, com a capacidade de detalhar fatores influenciadores e resultados prováveis, tais como recursos disponíveis, desempenho de ativos, vendas previstas e lucratividade projetada.

Por que o ERP Infor é a melhor escolha de software moderno?

Mais fácil de adotar

• Os recursos pré-integrados vão além de Finanças e RH nas soluções de CloudSuite™ industrial para fluxos de trabalhocorporativos;

• Mecanismos de vários processadores proporcionam um desenvolvimento ágil de novos recursos adaptados por grupo industrial;

• Processo de implementação ágil com aceleradores de implementação e melhores práticas incorporados para valorizar o tempo;

• Apenas o software que você precisa para o seu negócio sem uma base de código gigantesca;

• Escalabilidade para recursos e capacidades adicionais à medida que as necessidades evoluem.

Recursos específicos da indústria

• A melhor colaboração entre fornecedores e clientes, configuração, e design;

• 90% dos recursos específicos da indústria são incorporados/configuráveis;

• As atualizações contínuas da nuvem fornecem novos recursos com a capacidade de alternar conforme necessário;

• Minimizar customizações para uma maior flexibilidade futura e gestão de custos e riscos.

 Ecossistema tecnológico na nuvem

• Plataforma multi-tenant na nuvem para permitir integrações;

• Middleware baseado em padrões para integração entre aplicativos Infor, de terceiros e IoT;

• Dados, análise contextual e informações a nível empresarial;

• Infraestrutura na AWS para mais agilidade, escalabilidade e segurança.

Por que algumas empresas atrasaram a modernização do ERP?

Há alguns equívocos que fazem os líderes empresariais optarem por não modernizar e mover um sistema ERP para a nuvem. Esses incluem a crença de que a nuvem não é segura, que é mais cara, que as interrupções ocorrem com mais frequência e que um ERP baseado na nuvem não é escalonável. Alguns líderes corporativos também podem acreditar que a implementação de um ERP causará uma interrupção maciça, interferindo no atendimento aos clientes e no cumprimento das metas financeiras.

Não há dúvidas: A atualização de um ERP é trabalhosa. Mas as estratégias comprovadas de gestão de mudanças, as ferramentas de implementação e os recursos sob medida para a indústria ajudam a eliminar riscos. O controle do escopo do projeto, reunindo a equipe certa para gerenciar o processo, e a adesão em nível executivo também ajuda a manter as tarefas no prazo com as metas prioritárias em foco.

Vá além na atual indústria automotiva

Para as empresas do setor automotivo, as vantagens das soluções de ERP modernas são especialmente importantes. À medida que os veículos se tornam mais high-tech, hiper-conectados e focados na experiência do usuário, os fabricantes e fornecedores precisam acompanhar o ritmo da inovação de produtos. Conquistar novos fornecedores e parcerias e ter estoque em pontos estratégicos são outras demandas atuais do mercado que exigem soluções ERP altamente flexíveis, como o ERP Infor.

A interrupção causada pela escassez de microchipes, porém, é provavelmente o exemplo mais dramático da necessidade de visibilidade e flexibilidade. As empresas com soluções de planejamento da cadeia de suprimentos na nuvem enfrentam melhor a volatilidade, preveem atrasos de envios e colaboram com fornecedores alternativos.

Empresas automotivas, de equipamentos a fornecedores de componentes, podem usar dados em tempo real, visões globais de rotas de envio comuns e análises apoiadas por IA para gerenciar riscos e mitigar interrupções. Com o impacto causado pela escassez de chips prevista para 2023, o investimento nessa tecnologia agora ajudará a controlar potenciais perdas de receita.

Veja os principais ganhos com o investimento em um ERP moderno

Empresas que pensam no futuro e querem permanecer na vanguarda da inovação estão avançando com o investimento em sistemas ERP modernos, como o ERP Infor, implantados na nuvem. Os ganhos de produtividade e as melhorias em processos compensam de longe a interrupção. A modernização tem um impacto estratégico em seus negócios.

Experimente as principais vantagens de um sistema ERP moderno:

• Fácil de usar

Você não vai conseguir retorno sobre o investimento (ROI) se seus funcionários não puderem usar o sistema ERP . Os sistemas em nuvem atualizados são mais amigáveis, incentivando os funcionários a buscar dados e integrá-los à tomada de decisões.

• Tome melhores decisões de negócios

A análise empresarial permite às empresas em toda a cadeia de suprimentos automotivos conectar dados em silos comerciais e detalhar os resultados gerais e os KPIs aos colaboradores funcionais. Os sistemas ERP modernos permitem que as empresas desenvolvam a mentalidade analítica “” na organização para aumentar a tomada de decisão orientada por dados e a eficácia operacional. Alinhando KPIs empresariais a metas de departamentos, tanto equipes, quanto indivíduos obtêm uma imagem mais clara de como suas prioridades afetam o desempenho geral dos negócios.

• Atinja a valorização em menos tempo

O ROI é uma métrica chave para os tomadores de decisões corporativos, e os sistemas ERP modernos, como o ERP Infor, ajudam as equipes a escalonar e a se comunicar mais claramente com as partes executivas interessadas através da análise de negócios, planejamento de cenários, e análise de impacto financeiro. Compreender plenamente o que move os resultados financeiros atuais, e usar ferramentas inteligentes para modelar os resultados futuros, leva as equipes a ganharem confiança em suas decisões e a obter mais apoio de altos executivos que sabem que vão investir recursos da empresa de forma inteligente.

• Atraia e mantenha talentos

Um grande desafio para fabricantes de equipamentos e fornecedores automotivos hoje é a aposentadoria de funcionários com anos de “conhecimento prático” e experiência em fabricação seguida por uma nova geração de trabalhadores que está menos inclinada a embarcar em carreiras de fabricação. Sem esses trabalhadores, sua empresa não pode existir. Essa próxima geração de “nativos” digitais espera trabalhar com tecnologia de nuvem que é de fácil utilização. Isso significa software que espelhe a aparência dos aplicativos que eles usam no seu dia-a-dia e que permita o acesso imediato aos dados e à colaboração. Para muitos fabricantes e seus fornecedores, os modernos sistemas ERP têm sido um diferencial crucial para atingir essa geração de trabalhadores.

  • Desfaça os silos comerciais

Ao estender as capacidades do ERP para além das operações com uma plataforma de nuvem moderna, fabricantes de equipamentos e fornecedores aumentarão a colaboração e a agilidade comercial entre as áreas funcionais para melhorar os fluxos de trabalho e aumentar a produtividade. À medida que as equipes aproveitam a melhora nas comunicações e cruzam dados funcionais, os tempos de ciclo diminuem e a precisão aumenta. Ferramentas sociais nativas dentro dos sistemas ERP  permitem que as equipes compartilhem informações ricas entre regiões e fusos horários usando dispositivos que permitem o trabalho onde e quando necessário.

• Facilite a colaboração

Os sistemas ERP mais impactantes, como o ERP Infor, suportam requisitos “de fora para dentro” para a troca de informações com fornecedores e clientes. O suporte em rede a processos como a cadeia de suprimentos, o ciclo de vida do produto, e a gestão de pedidos ajuda a reduzir os tempos de ciclo, a aumentar a precisão, e a melhorar a flexibilidade geral dos negócios. Análise de fatores de decisão contextuais em dados de terceiros, tais como níveis de estoque, prazos de entrega e previsões de demanda para um melhor planejamento, programação, e gerenciamento de custos e riscos.

• Melhore as principais métricas de desempenho

As organizações fabricantes e seus fornecedores nas últimas versões de ERP veem benefícios mais significativos em métricas como entrega completa e pontual, giro de estoque, cumprimento de cronograma interno e reduções nos custos operacionais. A agilidade e a confiabilidade da cadeia de suprimentos estão entre as melhoras de desempenho que afetam diretamente o resultado final. Essa economia pode encurtar o tempo de valorização e oferecer um retorno significativo sobre o investimento.

  • Utilize a tecnologia emergente

Análise, mobilidade, nuvem, redes de parceiros e IoT são grandes apostas na fabricação moderna. Por exemplo, as fábricas podem coletar dados baseados em condições a partir de sensores incorporados a máquinas e ativos de plantas. Os dados, após análises avançadas, revelam sinais de alerta precoces de falhas ou quedas no desempenho. Com esse aviso prévio, você pode tomar precauções, tais como a encomenda de peças de reposição ou o redirecionamento de trabalho.

O ERP Infor moderno permite um crescimento contínuo

A indústria automotiva está mudando radicalmente. Os novos modelos de negócios, produtos, locais e as questões regulamentares precisam de suporte, e a tecnologia antiga pode não ser compatível com o seu negócio nesse novo cenário da indústria. Os fornecedores de software ERP modernos, como o ERP Infor, agregam continuamente novas melhores práticas, muitas vezes específicas do setor industrial, às suas soluções para garantir a competitividade. Isso dará à sua organização a capacidade de escalonar as operações, atender às necessidades em constante mudança, dar suporte ao crescimento e acompanhar a rápida evolução.

Quer se aprofundar um pouco mais no assunto e saber mais como um ERP Infor pode ajudar o departamento fiscal da sua empresa? Entre em contato conosco!

Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Infor, parceira da Compliance Soluções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.