ERP Infor x solução fiscal: 5 dúvidas valiosas respondidas

por | 25/06/2021 | FISCAL

O sistema tributário brasileiro é, reconhecidamente, um dos mais complexos do mundo. Além de uma série de tributos, que seguem sistemática de cálculo próprias e legislação específica em constante alteração, há ainda diversas obrigações acessórias, que devem ser confeccionadas e entregues periodicamente. Nesse cenário, mesmo as soluções de classe mundial, como o ERP Infor, não conseguem acompanhar essas mudanças.

Por isso, em grande parte das organizações o departamento fiscal está sempre na dependência do departamento de TI, o qual precisa desenvolver integrações e customizações frequentes para atender às demandas em constante mudança.

Mesmo assim, muitas vezes, a equipe fiscal precisa adotar uma série de procedimentos manuais, os quais aumentam significativamente os riscos de erros!

Dentre outras coisas, isso pode resultar em atrasos ou até mesmo no envio de informações incompletas ou incorretas ao Fisco, resultando em diversos custos com multas e até mesmo autuações.

Então, qual a melhor saída para sua empresa se manter em Compliance? Sem dúvidas, ela passa pela adoção de soluções tecnológicas robustas e eficientes para apoiar o cumprimento de todas as exigências fiscais.

Mas, como isso funciona? A seguir você vai conhecer dúvidas e respostas valiosas a respeito da integração do ERP Infor com uma solução fiscal de verdade. Confira!

Por que utilizar uma solução fiscal integrada ao ERP Infor?

Como já mencionado, os ERPs, mesmo os de classe mundial, como o ERP Infor, não oferecem suporte total ao departamento fiscal. Por isso, é fundamental implementar também, uma solução fiscal robusta, capaz de atender a todas as demandas específicas dessa área.

Ter uma solução fiscal eficaz integrada ao Infor significa que todos os dados de sua operação, presentes no sistema de gestão, são transferidos para um outro sistema, que está parametrizado e preparado para atender às demandas fiscais.

Quando você utiliza uma solução fiscal de qualidade, você pode ter a certeza de que qualquer mudança futura na legislação que afete o departamento fiscal será contemplada pelo sistema.

Assim, sua equipe não precisa recorrer a controles e procedimentos manuais, ganham em produtividade e tem mais tempo para se dedicar a atividades analíticas que realmente estão dentro do Core da sua empresa!

 

1. Como funciona o suporte técnico à solução fiscal?

Cada fornecedor tem uma abordagem própria em relação ao suporte aos usuários de sua solução fiscal.

A Compliance Soluções, por exemplo, conta com um time especializado e uma plataforma de help desk para abertura de chamados. Em casos mais urgentes, o atendimento pode ser feito tempestivamente por telefone para evitar indisponibilidade do sistema e ociosidade das equipes.

Sem dúvidas, um atendimento rápido e eficiente faz toda a diferença para as empresas e é um complemento indispensável a uma solução fiscal de verdade!

 

2. Quando ocorre uma mudança na legislação, como uma solução fiscal é atualizada?

O processo de atualização também depende de cada fornecedor. Você pode ter casos em que é preciso rodar vários patches de atualização, muitos deles demorados. Consequentemente, causando a indisponibilidade da solução durante o processo.

No entanto, em soluções mais modernas, como a da Compliance Soluções, as atualizações ocorrem automaticamente e, na grande maioria das vezes, os usuários nem notam.

Isso acontece porque a solução fiscal da Compliance Soluções baseada em nuvem e, como tal, as atualizações são incorporadas no servidor no qual ele está hospedado.

Assim, todos os usuários sempre têm acesso à versão mais atualizada, sem a necessidade de realizar qualquer procedimento adicional.

3. Quantos sistemas são necessários para atender às demandas fiscais atuais?

Isso depende da estratégia de cada empresa. Algumas, além do ERP Infor, utilizam, por exemplo, um sistema específico para emissão e recepção de notas fiscais e cálculo de tributos e outro para realizar as entregas do SPED.

No entanto, hoje, existem soluções completas, como a da Compliance, que atende a todas as demandas fiscais em uma única plataforma.

Com a solução Compliance Fiscal integrada ao seu ERP Infor, você tem uma cobertura completa, incluindo mensageria, emissão, etc, além de SPED fiscal e contábil.

4. Sobre a geração dos SPEDs e obrigações fiscais, como fica a questão da parametrização e entendimento dos erros?

Utilizando as melhores soluções fiscais do mercado, dificilmente será necessário realizar ajustes ou parametrizações adicionais.

A Compliance Soluções, por exemplo, realiza a integração de sua solução em parceria com as equipes do ERP Infor. Assim, garantindo fluidez aos processos e uma parametrização robusta, que dispensa ajustes dentro da ferramenta.

Mesmo assim, caso sua empresa tenha variações e regras que precisem ser realizadas, a equipe de help desk está à disposição para realizar todos os procedimentos necessários, bem como para instruir os usuários quanto às etapas que devem ser seguidas.

5. É possível integrar uma versão do ERP Infor On-premise com uma solução fiscal em nuvem?

Sim. A Infor desenvolveu o mapeamento de seus sistemas de forma que permite integrá-los tanto com seus sistemas legados (on-premise) quanto com solução em nuvem.

Em suma, a abordagem é bem similar, o direcionamento das informações que muda.

Conclusão

Uma solução fiscal de verdade integrada ao ERP Infor pode ajudar as empresas a cumprir todas as suas obrigações fiscais com agilidade, qualidade e segurança.

No entanto, é importante ressaltar que nem toda solução fiscal é igual. Por isso, antes de fazer sua escolha, se atente aos pontos que foram destacados neste artigo, como suporte técnico de qualidade, atualizações simplificadas e, principalmente, priorize uma solução completa, que contemple todas as suas necessidades.

A utilização de muitas ferramentas adiciona uma complexidade desnecessária aos seus processos e pode resultar, inclusive, dificuldade de integração entre elas a cada nova atualização.

Além disso, ter a possibilidade de realizar todas as atividades fiscais em uma única ferramenta valoriza a experiência de usuário, otimiza os fluxos de trabalho e, consequentemente, ajuda a aumentar a produtividade.

Todos esses atributos e muito mais você encontra na solução da Compliance. Essa ferramenta é fruto de um trabalho desenvolvido por especialistas em contabilidade e direito tributário para suportar o cumprimento de todas as obrigações tributárias.

Assim, essa solução é capaz de transformar a área Fiscal da sua empresa de forma rápida, segura e econômica.

Então, se você é usuário ERP Infor e têm dificuldades com a sua solução fiscal atual, entre em contato conosco e marque uma reunião com um dos nossos especialistas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *