ERP Oracle Netsuite X TOTVS: qual o melhor para a sua empresa?

por | 29/04/2022 | FISCAL

Por Patrícia Machado

A hora de escolher um ERP é muito importante, afinal de contas, é através dele que você poderá melhorar processos e reduzir custos da sua empresa. Abaixo nós fizemos um comparativo entre dois sistemas para que você entenda as funcionalidades de cada um e faça a melhor escolha para o seu negócio. Boa Leitura!

Licenciamento ERP Oracle NesSuite x TOTVS

ERP Oracle NetSuite

  • Pagamento anual (usuários e módulos);
  • Não possui carência.

TOTVS

  • Necessita licenciar a plataforma tecnologia (licenciamento do Fluig), pagamento único + Assinatura mensal por usuário, pagamento mensal;
  • Carência de 3 meses.

Infraestrutura

ERP Oracle NesSuite

  • Infra incluída no licenciamento e performance garantida;
  • Servidores próprios;
  • 40 mil clientes no ambiente SaaS, não possui outra modalidade;
  • Possui certificação ISO 27001, PCI Compliance; Trust eSafe Harbor, ISAE3402, entre outros.
  • Possui integração com o sistema fiscal especialista Compliance Soluções.

<<<Leia também: Compliance fiscal: benefícios de uma solução que conecta com o ERP da sua empresa!

TOTVS

  • Zero preocupações com infraestrutura de dados e servidores, SLA de 98% médio;
  • Servidores próprios;
  • Alguns clientes enfrentam dificuldades de performance do sistema e a Totvs formaliza uma migração de servidores com custo adicional;
  • Não possui certificado ISO 27001 e não é PCI Compliance.
  • Carência de 3 meses.

Suporte

ERP Oracle NetSuite

  • Consultoria faz o primeiro nível e tempo médio de implantação (empresas de serviços) – 3 meses;
  • Tempo de resposta Oracle NetSuite: 4 horas e possui atendimento online por telefone;
  • Na maioria dos casos, um problema no Brasil já ocorreu em outros países no mundo e já está sendo tratada pelo suporte, as atualizações são automáticas e não dependem do cliente aplicar ou serviço adicional.

TOTVS

  • Tempo médio de 19 dias para resposta e solução de chamados com fins administrativos (cobranças indevidas, desvio de cronograma, problemas com acessos);
  • Tempo médio de 1 dia para resposta a chamados referentes a funcionalidades do sistema, e média;
  • Tempo médio de 3 a 8 dias para resolução de acordo com complexidade e reincidência.

Custos de Consultoria

ERP Oracle NetSuite

  • Consultoria faz o primeiro nível e tempo médio de implantação (empresas de serviços) – 3 meses;
  • Cliente aprende na implantação e pode personalizar telas, campos, relatórios, workflow. Tudo no ambiente do usuário final ou chave;
  • Sistema é Open Source, ou seja, o cliente pode customizar com códigos e criar novas regras. Linguagem de mercado Java Script;
  • Possui API de integração em todos os módulos e funcionalidades.

TOTVS

  • Tempo médio de implantação (empresas de serviços) – 7 meses;
  • Personalização de sistema (campos, telas e relatórios) executado através de códigos/ desenvolvimento;
  • Não possui ferramenta de workflow visual, somente via código;
  • Linguagem própria (ADVPL);
  • O cliente pode desenvolver, o desenvolvedor deve ser homologado (para assinar o código) e o desenvolvimento deve ser aprovado pela Totvs SLA de 1 semana para análise;
  • Não possui APIS abertas de integração, as integrações também devem ser aprovadas.

Interface e Usabilidade

ERP Oracle NetSuite

  • Possui histórico de navegação;
  • Possui pesquisa global, incluindo anexos;
  • Todo o sistema é baseado em hiperlink, é possível abrir diversas telas do sistema em abas do browser;
  • Cada usuário possui um dashboard de acesso de indicadores, relatórios e atalhos;
  • O sistema permite a criação de diversas telas da mesma funcionalidade que pode estar asssociada aos perfis ou empresas;
  • O usuário pode criar anotações nas transações ou cadastros para que os outros ou grupos possam ler.

TOTVS

  • Não guarda histórico de navegação;
  • Não possui pesquisa global;
  • Não possui link em telas;
  • Não permite abrir mais 2 telas de módulos distintos;
  • Não possui Dashboard por usuário/ responsabilidade;
  •  Usuário não pode ter mais de 1 visão da mesma tela (transação ou cadastro);
  • Não possui notas de usuários (post-it)

Migração de Versão

ERP Oracle NetSuite

  • Migrações (2x ao ano) e aplicações de patch são automáticos, transparente para o usuário;
  • Todos os códigos, customizações, APIs, relatórios, telas personalizadas, workflow, etc.
  •  Migram automaticamente e não demandam nenhuma contratação de serviços;
  • Processo para migração: caso o cliente não queira adotar as novas funcionalidades, relatórios, etc;
  • O sistema migra automaticamente e não é percebido pelo usuário final.

TOTVS

  • Entrega de maneira gratuita suas atualizações, porém a aplicação requer o conhecimento de um especialista Protheus;
  • Migrações de versão onde o produto é utilizado 100% no padrão podem ser executadas em média em 200h;
  • Produto customizado é executado de 260h a 400h de acordo com a complexidade, isto se repete em aplicações de patchs, (mudança de regra fiscal por exemplo), nova implantação.

E aí? Já sabe qual o melhor ERP para a sua empresa? Que tal compartilhar e discutir na sua empresa qual a solução que melhor atende as suas necessidades? Obrigado por ler até aqui! Quer entender como uma solução fiscal integrada ao ERP Oracle NetSuite pode contribuir para o seu departamento fiscal alcançar outro patamar? Consulte-nos. Saiba como podemos ajudá-lo (a) a migrar para o sucesso.

Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Active Cloud Solutions, parceira da Compliance Soluções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *