ERP SAP ECC: por que uma solução fiscal especialista é indispensável?

por | 17/12/2021 | CAPTDOCFISC, FISCAL

Recentemente, a empresa SAP anunciou que o seu ERP SAP ECC terá o último período de suporte e manutenção em 2030. Ou seja, a partir desta data, os usuários dessa versão software não contarão com mais nenhuma atualização na ferramenta.

Uma notícia realmente preocupante, mas dada de forma antecipada para que haja possibilidade das melhores tomadas de decisão nesse sentido. Na parte fiscal, por exemplo, a sua empresa pode se garantir desde agora com uma solução fiscal especialista.

A partir desta implementação, você irá assegurar a conformidade fiscal com todas as obrigatoriedades locais, não importando o nível de atualização do seu ERP.

Para você entender melhor, preparamos este artigo explicando a necessidade de uma solução fiscal especialista para usuários do ERP SAP ECC. Confira.

Boa leitura!

Por que se faz necessária uma solução fiscal complementar ao ERP SAP ECC?

Independentemente do anúncio da empresa sobre a descontinuidade do ERP SAP ECC, a verdade é que o software já apresenta limitação em relação à conformidade fiscal. Ou seja, ele não cobre integralmente o escopo de obrigações acessórias.

É verdade que não se trata de um “privilégio” do ERP SAP ECC. Softwares de padrão global, em geral, apresentam esse tipo de limitação, abrangendo apenas a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) a partir de um módulo específico (GRC).

Leia agora: Processos fiscais SAP: o que você precisa saber agora!

Sendo assim, para as demais obrigações acessórias, sempre se fez necessária a contratação de uma Solução Fiscal especialista.

O anúncio da SAP só tornou essa necessidade ainda mais real. Pois, com uma solução fiscal própria, o seu ERP sempre estará apto a cumprir com todas as obrigatoriedades, independentemente do momento.

ERP SAP: quais problemas são possíveis sem uma Solução Fiscal Especialista?

Na situação atual, é quase impossível não contar com soluções fiscais complementares ao ERP SAP. Podemos listar alguns riscos de não conformidade e multas que a sua empresa pode sofrer ao tentar pagar impostos a partir de processos manuais ou por terceiros. Vamos dar uma olhada em alguns deles:

  • A entrega de documentos sem dados corretos pode levar a grandes multas previstas na legislação que certamente comprometerão o fluxo de caixa do seu negócio, podendo até mesmo inviabilizar a empresa;
  • A terceirização do processo de entrega de obrigações fiscais pode expor o seu negócio a perda de informações durante o repasse de dados e, por consequência, a invalidações;
  • A realização manual de entregas fiscais é extremamente sujeita a falhas, sendo um dos principais motivos para autuação por parte da solução fiscal.

Leia também: SAP ACR (Advanced Compliance Reporting): você sabe o que é?

Como superar esses desafios?

O lado bom para você que utiliza um ERP SAP ECC é que com uma única implementação é possível resolver grande parte dos problemas. Isso porque uma solução fiscal especialista conta com inteligência fiscal no seu sistema.

Basicamente, a inteligência tributária é uma função do software que garante a avaliação, aquisição, proteção e transmissão de todas as informações fiscais da empresa. Com base nisso, é possível reduzir o risco de caducidade dos créditos tributários e otimizar o trabalho do departamento tributário. Ou seja, traz o equilíbrio financeiro que qualquer negócio precisa.

Porém, a inteligência tributária não é o único diferencial das melhores soluções fiscais disponíveis no mercado, você também conta com:

  • captura e recebimento automático de documentos eletrônicos como XML, TXT, PDF e Link;
  • menor custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership);
  • cumprimento de todas as necessidades relativas à mensageria;
  • cumprimento de todas as obrigações fiscais;
  • automação dos processos Miro e Migro;
  • mais de 6.000 regras;
  • 100% cloud.

Enfim, ao contar com uma solução fiscal, você não precisa mais se preocupar em relação à conformidade tributária do seu negócio. Mesmo com o seu ERP SAP ECC não recebendo mais manutenção da desenvolvedora, a sua parte fiscal não fica comprometida, o que traz o equilíbrio que a sua empresa precisa.

Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas sobre a melhor solução fiscal do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.