ERP SAP: como escolher uma solução fiscal definitiva e completa?

por | 19/11/2021 | FISCAL

A conformidade fiscal, sem dúvida, é o maior obstáculo para os gestores que utilizam o ERP SAP aqui no Brasil. Independentemente da versão, por se tratar de um ERP global, os softwares SAP não conseguem acompanhar a diversidade de mudanças da legislação brasileira.

Mas, esse é um tipo de dificuldade que pode ser resolvida por completo com a adição de uma solução fiscal complementar. Ou seja, um software voltado exclusivamente para atender a todas as demandas fiscais e que se atualiza automaticamente a cada novidade legislativa.

O grande segredo neste ponto é escolher a melhor solução fiscal para o seu ERP SAP. É preciso considerar alguns pontos que farão diferença no dia a dia.

<<<Confira: ERP SAP S/4HANA x redução de custos: por que não esperar 2027 para migrar?

Quer saber como não errar nessa escolha? Então, continue lendo e confira as dicas que preparamos para você. Boa leitura!

O que considerar para escolher uma solução fiscal definitiva e completa?

Entender a necessidade da implementação de uma solução fiscal para o seu ERP SAP é o primeiro passo para uma conformidade fiscal tranquila e eficaz.

O segundo passo, sendo este o segredo do sucesso, é considerar os fatores corretos para fazer uma escolha praticamente perfeita. Vamos te ajudar nisso.

Confira o que considerar ao escolher uma solução fiscal definitiva.

Usabilidade

Uma ótima solução fiscal precisa ser amigável, de navegação rápida e intuitiva, construída dentro da metodologia de experiência do cliente (User Experience).

Funções vitais dentro de um setor fiscal, como Mensageria e obrigações acessórias, precisam estar em locais acessíveis como uma única área de trabalho na ferramenta.

Tecnologia

A solução fiscal que você pleiteia deve ser 100% web de verdade, não funcionando a partir de emulador.

Além disso, é importante que seja desenvolvida em Java, com um único banco de dados e baseada em micro serviços que garantam a performance do produto mesmo em picos de uso.

Auditoria

A sua solução complementar para o ERP SAP precisa contar com inteligência fiscal nativa com 3 (três) níveis e mais de 6 mil regras de validação.

Além disso, é essencial que se atualize automaticamente, sem a necessidade de nenhum tipo de intervenção por parte do usuário, toda vez que houver alterações na legislação fiscal.

Migração

Outro ponto importante é a flexibilidade na migração, que precisa ser rápida no caso de on premises para cloud ou vice-versa, atendendo qualquer versão do seu ERP SAP.

Implantação

Mais um fator que não pode ficar fora do seu checklist é a implantação da solução fiscal. É preciso que o processo seja fácil e rápido, e ainda permita integração completa com o seu ERP SAP.

Investimento

Por fim, vale a pena considerar o investimento, que precisa se mostrar de ótimo custo-benefício e com menor custo de propriedade do mercado. Não obstante, é interessante ficar atento à garantia do investimento.

Quais os impactos para o gestor de TI?

Por ser mais uma ferramenta dentro do efetivo tecnológico da sua empresa, uma solução fiscal complementar para o ERP SAP também impacta o setor de TI, que passa a ser o responsável por acompanhar o funcionamento interno.

Ao fazer a escolha correta, a solução fiscal traz os seguintes benefícios para o TI:

  • Obrigações, Mensageria e Inteligência Fiscal em único banco de dados;
  • Solução intuitiva, amigável e EAD gratuito para usuários clientes;
  • Diminuição de chamamos e independência da área de negócios;
  • Modalidade on premises ou 100% cloud de verdade;
  • Plataforma definitiva para qualquer versão do SAP;
  • Atendimento 100% de todas as obrigações;
  • Não demanda customizações;
  • Tecnologia 100% web.

<<<Leia também: Solução Fiscal SAP: tudo sobre automação do processo com SAP Miro Migo

Quais os impactos para o gestor fiscal?

Já para o gestor fiscal, o maior interessado em contar com uma solução fiscal completa para o  ERP SAP, a escolha correta traz os seguintes impactos:

  • Maior produtividade com Obrigações, Mensageria e Inteligência Fiscal;
  • Garantia de conformidade das informações enviadas ao FISCO;
  • Atendimento de 100% das obrigações fiscais;
  • Suporte com 98% de satisfação dos usuários;
  • Solução completa ou modular;
  • Plataforma simples e intuitiva.

Conclusão

Entendeu o que considerar para escolher a melhor solução fiscal para o seu ERP SAP? Saiba que a solução da Compliance abrange todos esses atributos e muito mais. É um software único e inovador, 100% cloud, que supre todas as necessidades relativas à mensageria, desde a captura e o recebimento automático de documentos eletrônicos como XML, TXT, PDF e Link, com automação dos processos Miro e Migo.

Não tenha mais dificuldades com a conformidade tributária, entre em contato e implemente a melhor solução fiscal do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *