Gestão de SST em ERPs Globais: 3 consequências da falta de compliance

por | 03/06/2022 | HCM

Será que a sua empresa está plenamente adequada às normas de saúde e segurança do trabalho? Pode até parecer uma pergunta despretensiosa, mas a verdade é que sem uma boa gestão de SST o seu negócio corre grandes riscos de multas e penalidades.

O fato é que, embora o eSocial já esteja em vigor há alguns anos, a definição completa sobre os eventos de SST é relativamente recente. Dessa forma, é factível que muitas empresas ainda estejam apresentando dificuldades de adequação. Ainda mais aquelas que utilizam apenas ERPs Globais para alcançarem a conformidade nesse sentido.

Para você que ainda está nessa dificuldade, mas ainda não está trabalhando para uma solução definitiva, preparemos este artigo mostrando os riscos desse tipo de atitude. Confira.

Boa leitura!

Quais os impactos da não adequação da sua gestão de SST?

A adequação da sua gestão de SST é algo que vai além do cumprimento rotineiro, é uma obrigatoriedade que traz impactos diretos para o equilíbrio do negócio.

Confira algumas das consequências de uma não adequação.

1. Risco de turnover

Infelizmente a conscientização da importância de se investir em segurança e saúde do trabalho ainda não é o cerne em muitas empresas. Esse tipo de filosofia não impacta apenas legislativamente, mas também na confiança dos funcionários.

Afinal, nenhum trabalhador se sente seguro ou a vontade em desenvolver suas capacidades em uma empresa que não cumpre com a sua parte em relação à saúde e segurança da sua equipe. Com isso, o aumento uma alta taxa de turnover acaba sendo uma realidade contínua.

2. Imagem manchada perante o mercado

Assim como os colaboradores internos não veem com bons os olhos uma empresa com Gestão de SST defeituosa, o mercado também não a define como uma boa referência. Em outras palavras, a sua empresa acaba perdendo espaço na área de atuação.

Logicamente, essa má fama acaba se estendendo para a sociedade, o que torna o problema ainda maior. Em tempos de redes sociais, esse tipo de fama pode atrapalhar muitos planos de qualquer empresa.

3. Risco de multas processos judiciais

Por fim, como estamos falando de algo obrigatório, a não adequação às demandas de SST certamente renderão para a sua empresa multas e até processos judiciais.

Quanto menos responsabilidade nesse sentido, maiores os riscos! Simples assim. Certamente para a sua empresa, assim como para todas as outras, enfrentar processos judiciais trabalhistas é algo que está fora dos planos.

Para não ter que enfrentar essa realidade, a Gestão de SST precisa ser totalmente eficiente, cumprir prazos, informações e respeitar estritamente a lei.

Como garantir a conformidade da sua Gestão de SST?

No Direito do Trabalho existem regras, diretrizes e prazos que precisam ser observados e cumpridos. Mas, como acompanhar tantas informações e normas de forma manual e com ferramentas obsoletas? Simplesmente não é possível.

Mesmo para empresas que utilizam ERPs de padrão global, a tarefa não é simples. Afinal, esses sistemas de gestão também apresentam limitação em termos de atualização para com a nossa legislação.

Para não correr grande risco de sofrer penalidades administrativas e judiciais, além das multas, você precisa integrar o seu ERP Global a uma solução HCM especialista, um software com inteligência nativa que acompanha todas as leis e normas da nossa legislação.

Além de se atualizar a cada mudança de prazo, exigência ou leiaute, uma solução HCM lhe entrega um funcionamento 100% web, que possibilita um gerenciamento remoto, eficiente e completo. E, por ser on-line, também não demanda instalações e modificações dentro da sua empresa.

Enfim, embora no dia a dia isso acabe ficando um pouco de lado, quando falamos de Gestão de SST estamos nos referindo à saúde da sua equipe de trabalho. Quanto mais eficiente o seu DP for eficiente nesse sentido, mais seguros estarão os colaboradores e mais produtiva estará a sua empresa. É um trabalho em que todos saem ganhando.

Acesse, fale com um dos nossos consultores e conheça com a melhor solução HCM do mercado brasileiro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.