J1BTAX: o que é e quais as vantagens para a sua empresa?

por | 27/08/2021 | FISCAL

A legislação brasileira não é considerada uma das mais complexas do mundo à toa, algumas exigências em relação à nota fiscal só existem no nosso país. Particularidades que tornam códigos como o J1BTAX essenciais para a vida de qualquer gestor fiscal.

Por exemplo, se uma movimentação de mercadoria, por mais simples que seja, ultrapassar “as paredes” da sua empresa, será necessário o acompanhamento de uma nota fiscal. E esse é só um dos vários exemplos de exigências que tornam ainda mais trabalhoso o cálculo de impostos por parte dos gestores.

Mas, o que é o J1BTAX e como ele facilita o trabalho da sua empresa? Para você entender bem o tema, preparamos este artigo abordando os pontos mais importantes. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é J1BTAX?

O J1BTAX nada mais é do que um código da transação responsável pelos processos de Customizing direcionados ao cálculo de impostos. É o comando dentro do software SAP, acionado diretamente no campo comando e capaz de definir detalhes como:

  • Código NCM;
  • Região fiscal;
  • Código CEST;
  • Código NBS.

Como funciona o J1BTAX?

Como dito, o J1BTAX funciona dentro da função Customizing, agindo como um suporte para a geração de notas fiscais de serviço eletrônicas, de conhecimentos de frete e notas fiscais eletrônicas.

No J1BTAX, o sistema do software trabalha com ampliação para o controle do texto referente à nota fiscal. Isso lhe permite adicionar variados textos dentro de um mesmo código – fora do o J1BTAX, esse tipo de ampliação não é possível, se limitando a uma por código.

Uma vez com o processo em andamento, o sistema seleciona a lei em uma dessas fontes, tais como:

  • categoria de item de vendas;
  • registro mestre de cliente;
  • exceções de impostos.

Estando tudo correto com o código, o usuário deve indicar o número de cada ampliação de dois dígitos – sendo uma ação necessária quando você trabalha com diferentes códigos CFOP por nota fiscal.

<<<A IA e a RPA estão para o ERP SAP, assim como uma solução fiscal especialista está para o ERP de classe mundial!

Quais as vantagens do J1BTAX ?

A principal vantagem do J1BTAX dentro do ERP SAP é simplificar o trabalho de cálculo de impostos da empresa. Ele facilita as transações e permite que as informações sejam utilizadas da melhor forma.

Confira quais são as principais vantagens da utilização do código.

Diminuição da taxa de erros

O J1BTAX consegue tornar menos desafiador o trabalho de acompanhamento da legislação nas transações da sua empresa. Leis, alterações, decretos, portarias, entre outros: tudo isso acaba fazendo parte da rotina de quem trabalha no setor fiscal.

Com tanta burocracia, é normal que erros acabem acontecendo durante os processos. Quanto maior o número de atividades manuais, maior tende a ser a taxa de erros. Mas, com a participação do J1BTAX a tendência é que o cenário mude.

Ao utilizar um código que corresponda às mudanças legislativas, a equipe consegue transformar a rotina e diminuir gradativamente o número de falhas.

Redução da carga tributária

Se há menor incidência de erros em relação ao cálculo de impostos, há também uma redução na carga tributária. Primeiro que, ao não cometer falhas, a sua empresa deixa de pagar multas ou sofrer com as sanções por parte do governo.

Além disso, a organização nesse quesito permite que você utilize brechas e benefícios para empresas que estão em dia com suas obrigatoriedades fiscais. Em médio prazo, a tendência é que o seu negócio já usufrua de uma redução considerável na carga tributária.

Validação fiscal

Com a ajuda de uma solução especialista, o J1BTAX consegue facilitar o seu trabalho de validação fiscal. Isso é possível, pois uma solução completa consegue pegar as notas fiscais trabalhadas dentro do código e realizar uma comparação minuciosa das informações do XML. Ou seja, de forma automatizada, o seu setor fiscal consegue:

  • interpretar a nota e realizar a análise das configurações de impostos;
  • verificar de forma simples as inconsistências existentes,
  • validar os dados de maneira rápida e intuitiva.

Enfim, com uma solução fiscal especialista e o J1BTAX no SAP você é capaz de automatizar o registro de documentos fiscais e assegurar a padronização de informações não estruturadas, garantindo máxima agilidade a um processo burocrático e repetitivo. Então, analise as informações apresentadas e torne a rotina do seu setor Fiscal muito mais produtiva e dinâmica.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora os motivos de ter as suas soluções na nuvem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.