Mensageria do eSocial: qual sua importância para completa conformidade da sua empresa?

por | 06/08/2021 | HCM

Toda vez que o governo realiza alterações no calendário de entrega das obrigatoriedades, o investimento em uma solução adaptada à mensageria do eSocial se mostra ainda mais acertada. E dessa vez não será diferente, pois há mais uma mudança confirmada.

Acontece que o governo adiou a data da vigência de quatros NRs sobre Segurança do Trabalho. Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28), pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, a mudança do prazo para a obrigatoriedade das NRs nº 01, 07, 09 e 18, do dia 2 de agosto de 2021 para 03 de janeiro de 2022.

Com isso, as empresas que já estavam prontas para enviar as novas informações terão que refazer suas alterações a fim de manter a conformidade com a plataforma do governo. Porém, essa mudança repentina não causa grande impacto naquelas que já contam com uma solução completamente adaptável à mensageria do eSocial.

Para entender como todas essas decisões afetam o seu Departamento Social, o seu TI e a sua empresa como um todo, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Quais são as possíveis multas aplicáveis quando o seu DP apresenta inconformidade à mensageria do eSocial?

Podemos dizer que a mensageria do eSocial é o nivelador das informações que você repassa ao governo. Se os dados estiverem corretos e passarem pela mensageria, a sua equipe pode “dormir tranquila”. Por outro lado, se a mensageria apontar inconsistências, correções devem ser feitas para que seja enviado um novo arquivo.

Caso a sua empresa não faça as correções e descumpra as obrigatoriedades determinadas pelo eSocial, ela pode sofrer consequências graves, por exemplo:

  • paralisação das atividades determinada pelo governo;
  • processos de trabalho dos próprios colaboradores;
  • multas financeiras.

Por isso é tão importante contar com uma solução que tenha conformidade completa com a mensageria do eSocial. A partir desta ferramenta o trabalho do DP se torna mais simples, pois as informações a serem enviadas passam por uma validação prévia, evitando incoerências e retrabalhos.

Assim, você não corre risco de atraso nos prazos ou de envios equivocadas, garantindo conformidade completa e praticamente acabando com as chances de multas e demais consequências negativas.

Qual impacto para o seu setor de TI?

Desde que o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi criado, os departamentos de Tecnologia da Informação das empresas tiveram que trabalhar dobrado para adaptar os sistemas locais ao leiaute da plataforma do governo.

Com a mensageria do eSocial é a mesma coisa. Se o objetivo é evitar retrabalhos e multas por envios errados, os gestores de TI também precisam se virar para garantir a conformidade com o “e-mail” do governo.

É claro que toda essa transformação impacta a rotina das equipes do setor. Pois, além de se preocuparem com todas as outras questões ligadas à tecnologia, elas precisam ficar atentas às questões tributárias que vêm diretamente do governo federal.

Porém, tudo muda quando o TI tem à sua disposição uma solução com mensageria do eSocial. Com o software em mãos, não há mais necessidade de ficar buscando atualizações constantes – e que nem sempre estão disponíveis para, por exemplo, sistemas legados.

Com uma solução que conta com validação para a mensageria do eSocial, o seu TI cumpre o papel de suporte ideal para o DP deixa de perder horas em repetidas adaptações.

Tudo de forma rápida, eficiente e organizada, possibilitando que a sua equipe consiga focar também em outros projetos relevantes para a empresa.

Enfim, não dá para ficar “contando com a sua sorte” e esperar que não surjam outras alterações por parte do governo. Garanta a conformidade com a mensageria do eSocial a partir de uma solução especialista e evite chances de desgastes com a sua própria equipe de trabalho.

Não perca tempo! Marque uma reunião com um dos nossos especialistas para conhecer a melhor solução especializada do mercado na Mensageria do eSocial, com sistema de validação das informações, relatórios e armazenamento dos eventos transmitidos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *