Ninguém tem dúvidas que o Oracle EBS sempre foi uma das melhores opções quando falamos de ERP on-premises. No entanto, o trabalho das empresas vem se intensificando consideravelmente nos últimos anos, demandando uma tecnologia melhor e mais preparada para a realidade atual. É dentro desse contexto que a migração do Oracle EBS para Oracle ERP Cloud se torna algo primordial em muitas empresas, permitindo que elas se renovem continuamente e superem as mudanças do mercado, tudo com um custo de propriedade até 50% mais baixo que o ERP on-premises.
Mas, quais os desafios dessa migração? É possível garantir a conformidade tributária a partir do Oracle ERP Cloud? Para responder a essas perguntas, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
Por que migrar do Oracle E-Business Suite para o Oracle Cloud?
A primeira dúvida que pode surgir para muitos gestores que ainda não abraçaram a migração é: “Por que mudar de um ERP para outro”? Bom, é um questionamento relativamente normal, mas que também pode ser respondido de maneira simples quando vemos as vantagens de contar com o Oracle Cloud ERP:
Ferramentas de configuração e automatização: com o Oracle Cloud ERP você tem mais tempo para focar no trabalho estratégico, automatizando os processos de negócios mais comuns e repetitivos;
Inteligência integrada: com o Oracle Cloud ERP a sua equipe trabalha de forma mais inteligente e rápida usando as tecnologias mais recentes, incluindo inteligência artificial (IA).
Solução abrangente: a arquitetura modular e integrada do Oracle Cloud ERP permite que você implemente o que for necessário, quando for necessário para sua empresa;
Plataforma de nuvem moderna: o novo sistema do ERP oferece uma experiência de usuário moderna e relatórios em tempo real.
Quais os principais desafios da migração do Oracle EBS para Oracle ERP Cloud?
O processo de migração do Oracle EBS para o Oracle ERP Cloud demanda uma série de etapas que precisam ser cuidadosamente planejadas e executadas.
Em termos gerais, a migração envolve a transferência dos dados e funcionalidades do sistema atual (Oracle EBS) para a plataforma baseada em nuvem (Oracle ERP Cloud), mantendo a integridade dos dados e garantindo uma transição suave e sem interrupções.
Toda essa operação traz alguns desafios que precisam ser consideradas e superados pelo gestor fiscal, de TI e gerência da empresa. Confira.
Avaliação e planejamento de infraestrutura
O primeiro grande desafio é avaliar a atual infraestrutura interna, mapear os requisitos de negócios, identificar as áreas de melhoria e estabelecer um plano de migração detalhado.
Migração de dados
Outro ponto de atenção é a migração de dados, uma das etapas mais críticas do processo. Isso porque ela envolve a transferência de dados do Oracle EBS para o Oracle ERP Cloud, com verificação e validação de dados para garantir que todas as informações críticas tenham sido repassadas de um sistema para o outro com sucesso.
Configuração e personalização
A configuração e personalização do Oracle ERP Cloud também envolve a adaptação da plataforma às necessidades específicas da sua empresa, tais como:
- adaptação de processos de fluxo de trabalho;
- configuração de perfis de usuário;
- definição de regras de negócios.
Testes e validação
Outro grande desafio são os testes e validações que devem acontecer após a configuração e personalização. Aqui é importante realizar análises completas para garantir que o Oracle ERP Cloud esteja funcionando conforme o esperado.
Treinamento das equipes
Por fim, é preciso aplicar a etapa que vai assegurar que o novo sistema seja utilizado corretamente. É a partir de treinamentos adequados que os colaboradores saberão como o Oracle ERP Cloud poderá ser utilizado de forma ainda mais eficaz do que o Oracle EBS.
Enfim, além de todas essas vantagens, com a migração para o Oracle Cloud ERP você também mantém a conformidade fiscal a partir da integração do novo ERP com uma solução fiscal especialista, e sem qualquer custo adicional com a mudança. Um cenário completo de vantagens e equilíbrio fiscal.
Gostou do artigo? Quer conhecer a melhor solução fiscal para a nova versão do seu ERP Oracle? Então, acesse e fale com um dos nossos especialistas!
0 comentários