Novo cronograma do eSocial: calendário é prorrogado veja datas!

por | 08/07/2021 | HCM

O Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais é uma das plataformas do governo que mais sofreu alterações desde a sua criação. O governo vem aplicado mudanças na tentativa de adequá-la às necessidades das empresas e à realidade do mercado. Dessa forma, mais uma vez, temos um novo cronograma do eSocial.

As alterações dessa vez ocorreram no dia 2 de julho deste ano, quando o governo anunciou modificações para as empresas do Grupo 4 do calendário oficial  – Órgãos Públicos e Organizações Internacionais.

Logicamente, se tem mudança, também é preciso ter alterações nos sistemas de repasses de informações das empresas.

Mas, quais foram as mudanças do novo cronograma do eSocial? E como adaptar a sua empresa, mais uma vez, em tão pouco tempo? Para saber sobre todos os detalhes, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Quais foram as mudanças no novo cronograma do eSocial?

Como dito na introdução, no último dia 2, o Diário Oficial da União trouxe a mudança feita pelo governo no calendário do eSocial. A informação veio pela Portaria Conjunta SEPRT/RFB Nº 71, de 29/02/2021.

Basicamente, a mudança altera o início da implantação para o Grupo 4, que agora começa no dia 21/07/2021. Esse movimento do governo ainda é consequência da implantação do eSocial Simplificado, que passa por adaptações pela Dataprev.

Confira um resumo na tabela abaixo.

1º GRUPO 2º GRUPO 3º GRUPO

pessoas jurídicas

3º GRUPO

pessoas físicas

4º GRUPO
1ª FASE (Eventos de tabelas) 08/01/2018 16/07/2018 10/01/2019 10/01/2019 21/07/2021 (a partir das 8h). O prazo final para envio do evento da tabela S-1010 é até o início da 3º fase de implementação.
2ª FASE (Eventos não periódicos) 1º/03/2018 10/10/2018 10/04/2019 10/04/2019 22/11/2021 (a partir das 8h)
3ª FASE (Eventos periódicos) 1º/05/2018 10/01/2019 10/05/2021 19/07/2021 (a partir das 8h) 22/04/2022 (a partir das 8h)
4ª FASE (Eventos de SST) 13/10/2021 (a partir das 8h 10/01/2022 (a partir das 8h) 10/01/2022 (a partir das 8h) 10/01/2022 (a partir das 8h)* 11/07/2022 (a partir das 8h)

Veja quem integra cada grupo:

  • Grupo_01 – Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões;
  • Grupo_02 – Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões e que não sejam optantes pelo Simples Nacional;
  • Grupo_03 Pessoas Jurídicas – Empregadores optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos;
  • Grupo_04 – Órgãos públicos e organizações internacionais.

Confira a ação de cada fase:

  • 1ª Fase – Transmissão das informações constantes dos eventos das tabelas S-1000 a S-1080;
  • 2ª Fase – Envio das informações constantes dos eventos não periódicos S-2190 a S-2420 (exceto os eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador – SST);
  • 3ª Fase – Envio das informações constantes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299;
  • 4ª Fase – Envio das informações constantes dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240.

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Como uma solução HCM com inteligência de validação pode ajudar?

Com as alterações e um novo cronograma do eSocial, logicamente, as empresas afetadas precisam se movimentar para adaptar seus sistemas de informação. Com situação mais complexa para aquelas que não contam com softwares dotados de atualização automática.

Porém, nem tudo está perdido. Com a adoção de uma solução HCM com inteligência de validação tudo pode mudar.

A Inteligência de validação de uma solução especialista permite que você acabe com qualquer preocupação em relação às constantes atualizações por parte do governo. Não importa se a cada mês for lançado um novo cronograma do eSocial, pois ela entrega garantia de conformidade completa.

Controle de férias, ponto eletrônico, banco de horas, fechamento de folha, SST, entre outros: todas as informações obrigatórias para o eSocial são atualizadas, de acordo com as exigências a partir da Inteligência de validação da sua solução HCM.

O mais interessante é que você nem sente essa necessidade de adaptação, pois toda atualização acontece de forma automática! Você nem sente!

Qual o impacto do novo cronograma do eSocial para o Departamento Pessoal?

O Departamento Pessoal, sem dúvida, é o setor mais impactado por qualquer mudança advinda do eSocial. E não apenas por ser a área responsável por repassar as informações solicitadas, mas sim por já desenvolver uma série de processos burocráticos envolvendo o bem-estar do trabalhador dentro da empresa.

Dessa forma, quando uma mudança altera o calendário de entrega do eSocial, todo setor precisa paralisar ou atrasar os demais processos para focar em uma nova adaptação.

Por isso uma solução HCM é tão importante para o seu DP. Com ela, a vida dos seus colaboradores de setor tende a mudar, pois eles passam a contar com:

  • Garantia de conformidade, desde o início do cadastro do trabalhador, através de um sistema moderno e desenvolvido para atender ao eSocial;
  • Solução única e integrada, com processos facilitados, telas multifuncionais sem necessidade de complemento ou redigitação de informações;
  • Sistema de alertas gerenciais para rotinas do dia a dia como período de férias, gestão de ponto, banco de horas, entre outros;
  • Sistema amigável, intuitivo, em uma única área de trabalho e com EAD conceitual e da ferramenta incluso;
  • Inteligência MOS de validação das últimas alterações, antes da entrega ao eSocial;
  • Sistema on-line 100% atualizado com as obrigações legais sem dependência da TI;
  • Fácil acesso ao histórico das informações transmitidas e recebidas do Governo;
  • Informações de ponto eletrônico integrada ou fácil integração com + app;
  • Controle total do banco de horas com relatórios;
  • Controle de férias integrado por trabalhador, área e app (autogestão).

Qual o impacto para o setor de TI?

Outro setor impactado pelo novo cronograma do eSocial é o TI, pois ele é o responsável por modificar os sistemas da empresa para se adaptarem às mudanças. E, quando os sistemas não contam com Inteligência de Validação, esse trabalho se torna bastante complexo.

Nesse sentido, assim como acontece com o DP, a adoção de uma solução HCM é transformador para a equipe de Tecnologia da Informação. Com uma solução fornecida por um fornecedor com grande expertise no assunto, o TI passa a contar com:

  • Sistema amigável, intuitivo, em uma única área de trabalho e com EAD conceitual e da ferramenta incluso;
  • Sistema on-line 100% atualizado com as obrigações legais sem necessidade intervenção;
  • Estabilidade, segurança, velocidade e robustez de um multi processo 100% em nuvem;
  • Manutenção e disponibilidade garantidas (responsabilidade da Compliance);
  • Suporte completo (Tempo de Resposta e Conhecimento Técnico/ Legal).

Enfim, um novo cronograma do eSocial não chega a ser uma novidade, pois mudanças na plataforma estão sendo cada vez mais comum.

Porém, se você não conta com uma solução dotada de Inteligência de Validação não há como negar que é sempre um motivo de preocupação para a sua equipe. Mas, não precisa ser.

Adote uma solução especialista e dê a tranquilidade que o seu Departamento Pessoal merece. Entre em contato conosco para conhecer a melhor solução HCM do mercado.

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