O que é BPO Fiscal, benefícios e como contratar?

por | 14/01/2022 | BPO

Buscar formas de garantir a execução de processos ao mesmo tempo em que minimiza os gastos é o objetivo de todo gestor. Não à toa, o uso de BPO Fiscal tem se tornado algo cada vez mais comum em grandes empresas brasileiras.

Embora, há pouco tempo, a estratégia fosse pouco conhecida em território nacional, rapidamente ganhou espaço e se tornou algo presente de norte a sul do país. Mas, é claro que muitos gestores ainda sofrem para superar os desafios fiscais por não conhecerem essa modalidade tão importante.

Pensando nisso, criamos este artigo para apresentar o que é BPO Fiscal e detalhar os pontos mais relevantes sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

O que é BPO fiscal?

BPO é a sigla de ‘Business Process Outsourcing’ ou ‘Terceirização de Processos de Negócios’. Na teoria, é um serviço de terceirização, na prática, é algo completamente diferente.

Acontece que no Brasil, quando se fala em terceirização, entendemos como a contratação de profissionais para exercer determinados cargos dentro de uma empresa. Por aqui, a terceirização está muito ligada a áreas que trazem pouco impacto para o equilíbrio das empresas, como serviços gerais, manutenção etc.

Um BPO é completamente diferente. Um serviço de BPO é desenvolvida por especialistas, com know how alto e profissionais capacitados. São empresas que se mantém atualizadas sobre mudanças e alterações de leis, regras, entre outros.

Não à toa, o BPO foca em setores centrais para o equilíbrio de qualquer negócio, tais como:

  • Recursos Humanos;
  • Contabilidade;
  • Fiscal.

Quais as atuações de um BPO fiscal?

Como um serviço especializado, o BPO Fiscal é capaz de atuar em diversos processos do setor, desde os mais burocráticos até os de simples resolução. Tais como:

  • gerenciamento de todos os tipos de impostos e atualização sobre resoluções, leis, decretos, portarias, e mais,
  • desenvolvimento de fórmulas para otimizar processos e controles internos,
  • atualização sobre atos legais das Secretarias de Fazenda e de Finanças,
  • apuração dos tipos de impostos incidentes ou atribuídos à empresa,
  • prestação de assessoria para a abertura de empresas;
  • conformidade ao SPED fiscal.

Quais as vantagens de contratar um BPO Fiscal para a sua empresa?

Como você pôde notar, o BPO Fiscal trata-se de uma estratégia altamente vantajosa, capaz de transformar o desempenho do setor e da empresa como um todo.

Quer entender melhor? Confira alguns desses benefícios.

Foco no core business da empresa

A rotina dos gestores e empresários está repleta de atividades com foco no compliance e na otimização da área tributária. Mas, por mais que sejam capacitados, essa situação dificulta que eles tenham a mesma atenção com outros pontos importantes da empresa.

Portanto, ao adotar o BPO Fiscal, a sua empresa ganha em atenção e crescimento de produtividade no core businnes, obtendo novos números e lucros para o negócio.

Cumprimento das obrigações acessórias

O descumprimento das obrigações fiscais pode resultar em penalidades e grandes prejuízos para a sua empresa. Porém, não há como negar que o acompanhamento sobre leis e processos é algo bastante complexo no dia a dia.

O BPO Fiscal é capaz de justamente trazer a confiabilidade neste ponto. Com o conhecimento dos especialistas e a utilização de softwares específicos, a sua empresa garante a conformidade que tanto precisa com as obrigações acessórias.

Otimização de processos

Como dissemos, os especialistas de BPO conhecem as diferentes opções para otimizar os processos e custos da sua empresa na questão tributária. Com isso, a sua área Fiscal passa por um upgrade que não seria possível de outra forma tão eficaz.

Essa otimização acaba resultando em um aperfeiçoamento da outras áreas, que passam a ter maior segurança para exercer suas atividades.

Enfim, essas foram as principais informações sobre o BPO Fiscal. Porém, é importante ter em mente que as vantagens apresentadas aqui só são possíveis quando você acerta na contratação do parceiro BPO. Por isso, busque por uma empresa que seja realmente especialista no assunto e que ofereça pessoal e ferramentas capazes de garantir a conformidade fiscal que a sua empresa precisa.

Entre em contato com a Compliance Soluções para conhecer o melhor serviço de BPO Fiscal do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.