Oracle Cloud ERP: 3 principais desafios no Brasil que você precisa saber

por | 11/03/2022 | FISCAL

O Oracle Cloud ERP, provavelmente, é o software mais famoso da marca Oracle e, certamente, um dos mais completos do mundo. A ferramenta apresenta uma série de funcionalidades que facilitam e muito o gerenciamento de diferentes setores dentro de uma empresa.

Porém, quando se trata de Brasil, até mesmo um software requisitado como o Oracle Cloud ERP enfrenta desafios. Na verdade, as empresas que utilizam o Oracle Cloud ERP encontram obstáculos para alcançar uma conformidade fiscal completa e uma redução de custo com o investimento.

Mas, quais são esses desafios? É exatamente isso como mostraremos a seguir. Continue com a gente e confira 3 principais desafios no Brasil para os usuários do Oracle Cloud ERP.

Boa leitura!

1. Desafios Oracle Cloud ERP: Projeto de Implantação

Uma das principais dúvidas, e desafio, de um usuário Oracle Cloud ERP diz respeitos à migração para estruturas em nuvem. Mais precisamente: se vale a pena ter o serviço on-premise ou em nuvem?

Mas, o que é on-premise? Basicamente, o on-premiese refere-se a uma estrutura mantida dentro da sua empresa. Para desenvolvê-la, você precisa contar com softwares e hardwares, tendo ciência de que o crescimento dependerá cada vez desses aportes. Por esse motivo, o on-premise torna-se uma estratégia custosa para as empresas.

Por isso um usuário Oracle, que deseja controlar os custos e ser competitivo, não pode se dar a ao luxo de trabalhar nessa linha, pois os gastos de criação e manutenção serão bem altos.

2. Integração FDG/FDC

FDC e FDG são módulos do Oracle Cloud ERP que têm como objetivo trazer maior facilidade para as empresas que possuem diferentes cenários fiscais.

O FDC (Fiscal Document Capture) é o recurso de entrada de documento fiscal para escrituração. Enquanto o FDG (Fiscal Document Generation) é a funcionalidade de geração de documento para obter aprovação fiscal de uma autoridade tributária.

Em resumo, um módulo é para a captura de documento e outro é para geração e, juntos, conseguem agilizar vários processos do seu departamento fiscal.

A grande questão é essa vantagem só é possível quando você conta com solução capaz de se integrar aos módulos FDC e FDG. Aqui no Brasil apenas algumas fornecedoras são homologadas pela Oracle para fazer essa integração.

Um tipo de dificuldade que, na prática, atinge aqueles gestores que insistem em utilizar soluções especialistas de fabricação duvidosa. Para aqueles que contam com soluções com know how, esse obstáculo é facilmente superado.

De qualquer forma, antes de tomar qualquer decisão em relação ao Oracle ERP Cloud, é essencial buscar por um parceiro homologado que faça integração com os módulos FDC e FDG.

3. Desafios Oracle Cloud ERP: localização fiscal

Toda tecnologia e inovação que o Oracle Cloud ERP oferece é algo incrível. Não há como questionar a qualidade e a eficiência que um sistema de gestão desse nível traz para os seus clientes.

No entanto, mesmo sendo um software de qualidade inquestionável, o Oracle ERP ainda se mostra limitado em uma questão extremamente importante: a conformidade fiscal. Um fator que não é só relevante para os lucros, mas também para a continuidade do negócio.

Basicamente, por ser um sistema de gestão de padrão global, o Oracle Cloud não acompanha todas as mudanças legislativas brasileiras. Ou seja, ele não é capaz de superar o desafio de localização fiscal sozinho.

Como no Brasil temos alterações nas leis constantemente, o software simplesmente se torna incompatível em termos de prazos e exigências fiscais. Assim, na hora de repassar informações para as plataformas do governo, o setor Fiscal tende a fazê-lo de maneira incompleta.

Porém, assim como os demais, este é um obstáculo que pode ser superado a partir da implementação de uma solução especialista. Um software completamente compatível com a legislação tributária brasileira e que conta com inteligência fiscal nativa.

Enfim, esses foram os principais desafios que um usuário do Oracle Cloud ERP pode ter que enfrentar para alcançar a conformidade fiscal da sua empresa. Mas, como explicado, uma solução especialista é capaz de resolvê-los e trazer a tranquilidade para o dia a dia.

Acesse e fale com um especialista sobre a melhor solução fiscal do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.