Redução de custos x agregar valor ao RH? Qual a sua prioridade?

por | 03/06/2022 | HCM

Todo gestor de DP ou Recursos Humanos sabe da importância de trabalhar de forma mais estratégica, garantindo redução de custos e produtividade no seu setor de atuação. Quanto mais eficiente nesse quesito, melhor para a empresa como um todo.

Porém, muitos acabam “travando” nesse sentido com o argumento de que não dá para pensar em redução de custos e agregar valor ao RH ao mesmo tempo. Mas, será que isso é verdade? Como você verá neste post, esse tipo de pensamento está equivocado.

Continue lendo e entenda mais sobre a relevância de um RH mais estratégico e saiba como alcançar a redução de custos sem comprometer outros objetivos do setor.

Boa leitura!

A importância de um Recursos Humanos estratégico

A primeira coisa que todo gestor deve ter em mente é que quando você trabalha de forma estratégica no seu setor, ele não só se autodesenvolve, como também gera retorno positivo e direto para a empresa.

Assim acontece com RH, que passa a fazer parte de forma mais abrangente das ações da empresa, conseguindo influenciar diretamente em decisões e resultados. Além disso, manter um setor como RH mais estratégico é uma mais inteligente de conseguir trabalhar eficientemente na atração e retenção de talentos.

Afinal, uma equipe profissional bem entrosada e consciente de suas funções é peça essencial para que as metas da empresa sejam alcançadas.

Como acertar na redução de custos e agregar valor ao RH da sua empresa?

Agora, a pergunta dos milhões. A boa notícia é que hoje, com todo conhecimento e tecnologia disponíveis, chegar a esse consenso não é algo tão complexo. Confira as nossas dicas.

Capacite a sua equipe

Sim, essa é a regra básica e, ao mesmo tempo, mais eficiente para qualquer empresa que deseja reduzir custos e melhorar produtividade. Afinal, por mais que o seu grupo apresente capacidades próprias, é sempre possível melhorar.

É necessário capacitar e desenvolver a sua equipe, garantindo que todos os profissionais estejam alinhados com a cultura da empresa, tendências do mercado e, principalmente, com as expectativas dos clientes.

Dessa forma, você não só garante mais eficiência e redução de custos, como também maior motivação por parte dos próprios colaboradores.

Otimize a jornada de trabalho

Com uma equipe bem-preparada e motivada, você tem o cenário perfeito para otimizar a jornada de trabalho e melhorar o setor de RH como um todo. Esse tipo de otimização pode ser feito de diferentes maneiras, por exemplo:

  • delegação de responsabilidades de acordo com a capacidade individual de cada funcionário;
  • foco nas atividades que valorizam a rotina da equipe, gerando um time mais ágil e produtivo;
  • mitigação do repasse de tarefas — estabelecer um limite para cada profissional;
  • marcação de reuniões semanais e rápidas com cerca de meia hora de duração;
  • incentivo à produção de tarefas com prazos flexíveis para evitar a sobrecarga;
  • preparação do time para atualizações tecnológicas.

Utilize o Oracle HCM e soluções especialistas

A revolução digital é real e está ao alcance de todas as empresas. Todas aquelas que desejam usufruir das vantagens desse momento e ganhar maior competitividade precisam ter ciência disso o quanto antes.

No setor de RH é possível aproveitar essa realidade a partir da implementação de um software como o Oracle HCM, um sistema de gestão completo capaz de controlar a rotina das equipes e aperfeiçoar os processos mais burocráticos.

Outra grande vantagem do Oracle HCM é a possibilidade de integração da ferramenta com soluções especialistas, softwares 100% web que acompanham a legislação brasileira e garantem a conformidade do seu Departamento Pessoal com todas as obrigatoriedades acessórias. É eficiência e equilíbrio legislativo a partir de uma única integração.

Enfim, manter o RH estratégico e garantir a redução de custo é possível e está completamente ao alcance da sua empresa. Com a disponibilidade tecnológica atual não há mais razão para sofrer com multas e atrasos nos cumprimentos legais e nem diminuir a produtividade da sua equipe.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como garantir decisões de negócio mais inteligentes a partir do Oracle HCM.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.