Sendo a sigla para Robotic Process Automation (Automação Robótica de Processos, em português), a RPA Fiscal já se tornou essencial hoje em diversas empresas pelo do mundo. Se tratando de Brasil e toda a nossa complexidade legislativa, a estratégia se torna ainda mais necessária.
A partir da introdução da RPA Fiscal, as empresas passam a contar com softwares inteligentes programados para automatizar um trabalho específico. Por exemplo, o cumprimento de prazos e a validação de informações passam a ser feitos por uma solução especialista.
Para você entender melhor o que é e quais as vantagens da RPA Fiscal, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
O que é a RPA Fiscal?
Como dito na introdução, a RPA Fiscal é o uso de tecnologia inteligente para automatizar e otimizar processos ligados ao cumprimento tributário. Basicamente, as operações passam a ser feitas por intermédio de um sistema que realiza com perfeição as tarefas que antes eram executadas por um colaborador humano.
Com a RPA Fiscal, os processos, por mais burocráticos que possam ser, são realizados em alta velocidade e a qualquer momento, sem necessitar de uma supervisão, o que acaba sendo benéfico para todos dentro do setor.
O RPA Fiscal pode ser utilizado para diversas atividades, tais como:
- emitir guias de pagamento de tributos;
- fazer cálculos ou gerar relatórios;
- consultar dados.
Conheça 5 vantagens do RPA Fiscal
Como uma tecnologia diferenciada, logicamente, a RPA Fiscal é capaz de trazer diversas vantagens para a sua empresa. Confira algumas das principais.
1. Eliminação de falhas
Como explicado, uma RPA Fiscal é capaz de executar processos que antes eram feitos por seres humanos, mas como uma grande diferença: sem falhas. Por se tratar de uma máquina e não ser afetado por questões externas, como cansaço ou tipo de ambiente, a RPA mantém o mesmo padrão de qualidade durante todo o seu funcionamento.
Com isso, a sua empresa consegue eliminar de vez a taxa de erros no cumprimento das obrigações acessórias. E, você sabe, no setor Fiscal as falhas podem resultar em multas, juros ou outras penalidades que com certeza prejudicam o financeiro da empresa.
2. Aperfeiçoamento de processos
Com a eliminação das falhas, logicamente, você garante um crescimento técnico no setor e, por consequência, aperfeiçoamento de processos. Graças à automatização do sistema a sua equipe alcança mais confiabilidade em cada etapa do processo, com uma programação adequada e sem precisar envolver outras áreas – como a TI, por exemplo.
O resultado geral é que, a partir da RPA Fiscal, atividades operacionais que antes levavam tempo para serem realizadas passam a ser feitas por um sistema especializado, tais como:
- emissão de guias para recolhimento;
- validação prévia de informações;
- cálculo de impostos.
3. Qualificação da mão de obra
Você já ouviu falar que a qualidade do trabalho depende diretamente do conhecimento técnico da equipe e da estrutura oferecida?
A RPA Fiscal não só consegue melhorar os processos diretamente, como também o próprio trabalho executado por seus funcionários. Com a máquina sendo responsável pelas atividades repetitivas ou operacionais do setor, os colaboradores podem focar no core business, nas estratégias, análises e resultados que podem impulsionar o negócio.
Em suma, a empresa passa a ganhar em qualidade e produtividade apenas com a implementação de uma tecnologia inteligente.
4- Redução de custos
Veja que um dos pontos mais citados até o momento é a capacidade da RPA Fiscal em realizar processos burocráticos que antes eram feitos por diferentes pessoas.
Isso significa que a implementação do novo sistema também permite que você mantenha sob controle o quadro de funcionários. Basicamente, aquela necessidade de contratação para aumentar a equipe constantemente deixa de existir.
A estratégia impacta diretamente nos custos da empresa, que tendem a diminuir em médio prazo.
5. Conformidade fiscal
Logicamente, uma tecnologia inteligente que acompanha as principais inovações no mercado traz também o equilíbrio fiscal que toda empresa precisa. Uma RPA Fiscal desenvolvido por um fornecedor com know how no assunto é todo preparado para corresponder às exigências tributárias e garantir a conformidade fiscal.
Com uma solução especialista você assegura que as informações sejam compartilhadas com segurança, validadas previamente e enviadas dentro do prazo para as plataformas do governo, por exemplo.
Enfim, essas foram algumas das vantagens de uma RPA Fiscal. Com esse tipo de tecnologia, o seu setor trabalhará em um novo patamar de qualidade e a empresa como um todo alcançará o tão importante equilíbrio tributário.
Quer garantir uma solução de RPA Fiscal na sua empresa? Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.
0 comentários