Ainda que não seja um conceito muito conhecido inicialmente, a verdade é que o RPA tem sido cada vez mais adotado por empresas de diferentes setores, ainda mais por aquelas de médio e grande porte.
A automação promovida pelo RPA é capaz de facilitar e muito a vida dos colaboradores de diversas áreas dentro de uma mesma empresa, incluindo a do Departamento Pessoal. A partir dessa estratégia, a gestão de recursos humanos consegue ser mais efetiva, completa e com menor custo.
Para você entender a importância do RPA para a gestão de capital humano, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Continue lendo e confira.
Boa leitura!
O que é RPA para gestão de Capital Humano?
RPA, abreviação de “Robotic Process Automation”, é uma solução moderna que visa o aperfeiçoamento de rotinas e processos por meio da automatização. O termo é definido como a robotização de atividades operacionais, ou seja, sistemas artificiais e inteligentes que realizam tarefas burocráticas, repetitivas e volumosas no lugar de humanos.
Como resultado do RPA, os funcionários da gestão de Capital Humano podem se concentrar em questões estratégicas mais importantes relacionadas à cultura e aos valores da empresa.
Além disso, com o RPA, podem ser eliminadas despesas desnecessárias em termos de pessoal, recrutamento, formação etc.
<<<Leia também: RPA: prazer em conhecê-lo!
Quais as vantagens para o departamento pessoal e RH?
Como uma estratégia de aperfeiçoamento de processo, logicamente, o RPA é capaz de trazer diferentes vantagens para as empresas.
Confira abaixo alguns desses benefícios.
Integração de áreas e processos: a partir do RPA o fluxo de informações segue uma lógica bem mais organizada, com uma integração maior entre os sistemas da sua empresa Com isso, os processos ganham mais agilidade e mais rapidez. O RPA resolve esse problema e permite mais conhecimento para o setor em menos tempo.
Melhoria no monitoramento de processos: o RPA gera ainda mais conhecimento e confere garantia de uma gestão mais organizada com análises detalhadas, relatórios e métricas para os gestores. Assim, o monitoramento dos processos e atividades fica bem mais fácil e seguro.
Redução de falhas humanas: uma das principais vantagens da utilização de robôs para a execução de tarefas manuais é a precisão. Como são desenvolvidos para fazer atividades específicas, os sistemas são como especialistas no que fazem, reduzindo a incidência de erros nos serviços.
RPA para gestão de Capital Humano: por onde começar?
Na gestão de Capital Humano, a automação é fundamental para obter resultados melhores no controle de informações de todos os funcionários da empresa. Afinal, um dos principais desafios da gestão de Capital Humano está ligado principalmente a questão da burocracia dos sistemas.
Mas, com o RPA, quais processos são otimizados? Confira:
- funções diárias mais repetitivas;
- documentos;
- registros;
- dados.
Com isso, os colaboradores da gestão de Capital Humano ficam liberados para focar em tarefas mais importantes e menos cansativas para a empresa. O que facilita também para os novos empregados: que lidam com informações mais claras e fases mais intuitivas antes de começar.
A melhor parte é que você não precisa ser um especialista em automação para aplicar o RPA. Com uma estratégia de BPO de gestão pessoal você já é capaz de trazer todas as vantagens desse tipo ação.
Com um conceito inovador e especialista, o BPO de gestão de Capital Humanoconta com ferramentas e mão de obra especialistas para gerir com sucesso a gestão pessoal da sua empresa.
Enfim, os setores de departamento pessoal e RH são um dos que mais movimentam informações importantes da sua empresa.
Por isso, a gestão dele não pode ser feita de qualquer maneira. Com o uso do RPA gerenciado por um BPO de Gestão de Capital Humano, você garante toda estrutura que precisa para automatizar e aproveitar todas as vantagens da estratégia.
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