Sistema de folha de pagamento para ERPs Globais: como escolher o melhor?

por | 11/02/2022 | HCM

A grande vantagem dos gestores na atualidade é que já podem contar com um sistema de folha de pagamento para realizar algumas das tarefas mais burocráticas dentro de uma empresa. Com isso, a tão temida semana do fechamento da folha pode ser realizada sem grandes sustos.

Mas, se por um lado a preocupação para a execução em si do processo diminuiu, do outro, é preciso maior foco para escolher um sistema de folha de pagamento que atenda a todas as necessidades e seja compatível com o ERP de classe global da sua empresa.

Para ajudar, preparamos este artigo trazendo alguns pontos que não podem faltar na hora de escolher o melhor sistema de folha de pagamento.

Boa leitura!

1. Conformidade com impostos e contribuições obrigatórias

Impostos e taxas de contribuição mensais são situações obrigatórias que jamais devem ser negligenciadas por uma empresa. Além disso, pelo menos uma vez por ano, muitos desses impostos e percentuais são atualizados com base nas mudanças do mercado e decisões regulatórias.

Por isso, na hora de escolher um novo software de folha de pagamento, é vital que ele apresente não só conformidade atual, mas também a capacidade de se atualizar a cada alteração determinada pelo governo.

É preciso um sistema que se acompanhe cada mudança na lei, evite erros na folha de pagamento e que também ajude a solucionar questões levantadas pelos funcionários, que nem sempre entendem como o processo acontece.

Isso permitirá que a sua empresa alcance o equilíbrio necessário para gerir outros setores com a máxima tranquilidade.

2. Realize backups automáticos

Uma falha no servidor da sua empresa pode colocar dados sensíveis em. Da mesma forma, uma ação incorreta de algum funcionário pode trazer instabilidade para o sistema e, também, comprometer os dados.

Em suma, não dá para confiar na execução de processos tão importantes sem a certeza de um backup. Nesse sentido, o seu sistema de folha de pagamento deve ser capaz de gerar os dados e garantir a segurança a fim de evitar surpresas desagradáveis.

O software deve contar com uma estrutura que impeça o vazamento ou furto de informações, bem como com backups automáticos, assegurando que os dados jamais sejam perdidos independentemente da situação.

3.  Sistema de folha de pagamento com controle de horas

Se o seu setor não controla as horas corretamente, com certeza terá dificuldades no fechamento da folha de pagamento. Ou seja, na semana que já é naturalmente mais complexa, aparecerão muitas perguntas que podem ficar sem respostas.

Além do risco de erros de cálculos ou pagamentos incompletos, esse tipo de situação traz instabilidade e insegurança para todos os funcionários da empresa.

Por isso, um controle de hora consistente deve ser mais um dos requisitos indispensáveis do seu novo sistema de folha de pagamento. A solução precisa ser integrada e compartilhar informações de forma instantânea com os responsáveis pelo fechamento da folha.

4. Integração completa

Outro ponto que não pode passar despercebido na hora de escolher a sua nova solução é a diversidade de módulos. Afinal, para cobrir todas as atividades do seu setor, o novo software precisa oferecer módulos que se integram por completo.

Além de facilitar a troca de informações, como no caso do banco de horas, a funcionalidade em módulo também é importantíssima para confirmar se o sistema de folha de pagamento escolhido é capaz de se integrar corretamente com o ERP de classe mundial da sua empresa.

5. Sistema de folha de pagamento 100% cloud

Hoje, nenhuma empresa que deseja ser competitiva pode se dar ao luxo de ficar limitada aos seus muros. O trabalho de cada setor precisa ser feito tanto dentro da empresa quanto de maneira externa. Mas, para isso, é necessário contar com ferramentas on-line.

Por isso, o seu sistema de folha de pagamento precisa ser 100% cloud e oferecer atendimento remoto. Em outras palavras, o gestor deve ser capaz de trabalhar da mesma forma fora da empresa utilizando o software.

Enfim, podemos dizer que, atualmente, não contar com um sistema de folha de pagamento é um erro crasso de toda grande empresa que deseja se manter forte no mercado. Afinal, sem a ajuda de uma solução tecnológica especialista, os setores responsáveis pelo cumprimento das obrigações tributárias estarão sempre correndo risco de desatualização das informações.

Então, não corra riscos. Acesse e garante o melhor sistema de folha de pagamento na sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.