SAP Document Compliance: qual o seu papel na emissão de NFe-s no ERP SAP?

por | 11/03/2022 | FISCAL

Além de se preocuparem com a legislação fiscal local, as empresas que utilizam ERPs globais para emitir suas notas fiscais eletrônicas também precisam ficar atentas em relação às mudanças desses softwares. Por exemplo, os usuários SAP agora devem ter em mente o novo SAP Document Compliance.

Acontece que, em geral, os departamentos fiscais que utilizam o SAP ERP têm como padrão o SAP Governance Risk and Compliance para realizar as emissões. Mas agora, com a chegada, do SAP Document Compliance, é preciso ficar atento em relação à continuidade da conformidade fiscal.

Quer entender melhor o que é o SAP Document Compliance e saber como garantir a conformidade independentemente da  situação? Então continue com a gente e confira este artigo sobre o assunto.

Boa leitura!

SAP Document Compliance

Como dito na introdução, o SAP Document Compliance é uma novidade da empresa alemã SAP para o processo de emissão de NF-es em seus softwares de padrão global. Além da emissão propriamente dita, a nova função também será responsável por manter a comunicação da empresa usuária com órgãos públicos, como prefeituras e Secretarias da Fazenda (SEFAZ).

Porém, o grande diferencial do SAP Document Compliance é mesmo a sua tecnologia em nuvem. A partir dessa novidade, a SAP garante que as empresas não fiquem mais limitadas à questão física para controlar os seus sistemas de gestão.

Mas, quais são as outras vantagens da funcionalidade?

É claro que o maior intuito da SAP é proporcionar uma nova experiência para os seus usuários, trazendo benefícios que não eram possíveis com a versão anterior. Mas, quais são eles de fato? Confira:

  • Agilidade nos processos: com a nova funcionalidade, a tendência é que os processos ocorram em menos etapas, o que resultará em agilidade na emissão de NF-es no SAP;
  • Diminuição de custos com infraestrutura: em relação à infraestrutura necessária, o SAP Document Compliance apresenta uma redução do uso do espaço físico da organização, tendo em vista que tudo fica armazenado em nuvem;
  • Automação dos processos: a partir do SAP Document Compliance tudo é realizado de forma automatizada, o que diminui a possibilidade de serem cometidos erros humanos no processo;
  • Facilidade para a manutenção: com o sistema em nuvem, toda manutenção programada do ERP passa a ser uma responsabilidade do próprio SAP. Afinal, nisso estão incluídas atualizações como correções de bug e outras funcionalidades.

Como garantir a conformidade fiscal independentemente da situação?

As vantagens do SAP Document Compliance são realmente interessantes e, certamente, ajudarão muito os usuários do software. No entanto, não podemos esquecer de que sistemas de gestão SAP são ERPs de classe global e apresentam limitação quando o assunto é a conformidade fiscal.

Acontece que por seguirem um padrão de gerenciamento abrangente, os ERPs globais acabam não sendo tão específicos em relação à legislação fiscal de cada país, não conseguindo, por exemplo, acompanhar todas as alterações em relação a dados e prazos.

Para garantir esse acompanhamento é importante contar com uma solução fiscal especialista, um software desenvolvido para se manter sempre atualizado com a legislação tributária brasileira.

Com a integração entre a solução especialista e o ERP SAP, a sua empresa estará sempre em conexão com as autoridades fiscais brasileiras. Isso é muito importante para que as operações possam ser concluídas e o seu negócio mantenha o equilíbrio fiscal.

Enfim, sem dúvida, o SAP Document Compliance veio para contribuir e facilitar a vida dos gestores fiscais na hora da emissão de NF-es. Contando ainda com a participação de uma solução especialista, o gestor terá tranquilidade para extrair o melhor da sua equipe no dia a dia.

Acesse e garanta a melhor soluç ão especialista integrada ao seu ERP SAP.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.