Como um sistema de mensageria para o eSocial pode evitar penalidades?

por | 29/10/2021 | HCM

Mesmo estando na versão simplificada, o eSocial ainda desperta muitas dúvidas em equipes de RH e DP de empresas espalhadas pelo Brasil. Dúvidas que acabam se transformando em dificuldade no dia a dia, mas que poderiam ser superadas com o uso de um sistema de mensageria.

O fato é que a digitalização das obrigatoriedades tributárias promovida pelo governo também impulsionou a automatização nas empresas. No entanto, quando se trata de conformidade com o eSocial, nem todos os softwares modernos apresentam a paridade necessária para o cumprimento de prazos e normas.

É neste ponto que uma solução com sistema de mensageria faz toda a diferença. Uma função que consegue otimizar o envio de informações e diminuir consideravelmente o número de retrabalho nos RHs, DPs e Tis das empresas.

Para entender como um sistema de mensageria pode evitar a incidência de multas e penalidades, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é um sistema de mensageria de eSocial?

Os softwares de gerenciamento existentes no mercado que registram informações sobre os trabalhadores, mantêm e controlam registros de eventos relacionados ao Recursos Humanos podem não ser adequados para o eSocial. Nesses casos, é necessário um mediador que pode trocar dados entre dois ou mais sistemas.

A mensageria é justamente o software que realiza a interface e troca de dados por meio de sua coleta e distribuição entre diferentes sistemas, fazendo a validação prévia de toda informação a ser enviada para o destinatário.

Como ele funciona?

O serviço de mensageria funciona extraindo informações exigidas pelo governo diretamente do seu ERP e incluindo-as no eSocial independentemente da compatibilidade do sistema, por exemplo:

  • documentação de funcionários;
  • mudanças salariais,
  • inscrição;
  • laudos;
  • férias.

A tecnologia encontrada em serviços como a Mensageria é parte importante deste processo de transição do modelo de envio das informações, pois ela consegue detectar inconsistências e sugerir correções. Os dois fatores são combinados de maneira coordenada para evitar penalidades e estar em compliance com as mudanças de regras promovidas por meio do eSocial.

Por que ele é uma ferramenta fundamental para evitar penalidades das obrigações do eSocial?

Um sistema de mensageira do eSocial, basicamente, otimiza por completo o trabalho do seu Departamento Pessoal e RH. Por causa da validação prévia de informações, há maior segurança no envio e menor incidência de erros.

Sem inconsistências na transição também não penalizações ou multas por parte do governo, o que garante a estabilidade que o seu Departamento Pessoal precisa para trabalhar.

Ao mesmo tempo, o TI deixa de passar tempo buscando saídas para facilitar o envio de informações para o eSocial. Com um software de alto padrão e 100% cloud, o trabalho da equipe de técnica passa a ser muito mais de apoio do que de intervenção.

Um sistema de mensageria é uma solução completa para todos, pois é capaz de verificar as mensagens com antecedência, ou seja, extrair as informações exigidas pelo governo e analisar automaticamente as falhas.

Porém, a mensageria do eSocial só traz os resultados esperados se a sua escolha considerar fatores importantes para a otimização do processo, por exemplo:

  • Atualização automática e software modular ou complementar orientado ao eSocial;
  • Inteligência de validação das informações antes da entrega;
  • Solução padronizada, intuitiva, única área de trabalho;
  • Usabilidade facilitada com EAD para o usuário;
  • Sistema web, solução 100% cloud;
  • App para celular.

Em resumo, uma solução de mensageria do eSocial é tudo o que a sua empresa precisa para fornecer um sistema consistente e completo para o DP e RH. Além disso, com base em rotinas mais qualificadas, os gerentes de TI podem se concentrar na superação de outros obstáculos, ajudando a trazer o equilíbrio completo para o negócio.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como o melhor sistema de mensageria para a sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.