Software de ponto eletrônico para ERPs de classe mundial: 5 benefícios das tecnologias

por | 13/01/2022 | HCM

Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores é uma forma inteligente de garantir segurança e agilidade para todos. Porém, esse tipo de controle não é uma tarefa simples quando você utiliza recursos manuais ou apenas um ERP de classe mundial. Para um gerenciamento completo, um software de ponto eletrônico é essencial.

A boa notícia é que você não precisa se desfazer do seu ERP padrão para implementar um software de ponto eletrônico. Muito pelo contrário. As duas tecnologias podem se integrar e trazer benefícios surpreendentes para a sua empresa.

É justamente sobre as vantagens de contar com as duas ferramentas, ao mesmo tempo, que falaremos a seguir. Continue lendo e confira 5 delas.

Boa leitura!

1. Integração total entre o ERP e o software de Ponto Eletrônico

O seu Departamento Pessoal, certamente, é um dos setores que mais concentram informações dentro da sua empresa. Afinal, além dos próprios dados, o DP precisa buscar informações de outras áreas para cumprir obrigatoriedades tributárias.

Essa necessária busca por informações é o que, muitas vezes, trava a rotina das equipes e até mesmo de outros funcionários. Sem uma integração, o processo acaba se tornando manual e demorado.

É justamente aí que se torna altamente vantajoso implementar um software de Ponto Eletrônico. Por contar com uma tecnologia moderna, a ferramenta é capaz de se integrar totalmente ao ERP local, trocando informações de forma imediata com a nova máquina.

Com a integração correta entre os softwares, a sua equipe não vai mais precisar trabalhar com informações repetidas. O ponto eletrônico já fará o processo automaticamente, sem a necessidade de buscar novos dados no ERP padrão.

2. Simplificação do processo de folha de pagamento

Mais um desafio para quem usa somente o ERP de classe mundial para atender às atividades do DP é o fechamento da folha de pagamento. O processo que já foi visto como o “terror” dos DPs e RHs exige tempo, atenção e dados. Uma mistura que deixa qualquer equipe tensa.

Porém, ao implementar um software de ponto eletrônico a situação muda completamente de figura. A solução torna o processo de fechamento de folha muito mais simples, pois se trata de um software amigável, intuitivo e com integração a outros módulos.

Com o ponto eletrônico em funcionamento, a sua equipe consegue diminuir em até 50% o tempo gasto neste processo tão importante e burocrático.

3. Controle de férias completo e integrado por trabalhador

Já imaginou ter o controle total sobre o banco de horas preenchido pelos colaboradores de maneira instantânea e até remota? Com um ERP de classe mundial você teria dificuldades para isso. Mas, com um software de ponto eletrônico, é possível.

O ponto eletrônico funciona com tecnologia cloud e permite o gerenciamento interno e externo do banco de horas. A partir da integração das duas ferramentas, a sua equipe consegue finalizar processos importantes sem nenhum tipo de desafio, entre eles, o controle de férias dos trabalhadores.

4. Cálculos facilitados das horas extras

A mesma facilidade que você encontra para controlar o banco de horas dos funcionários você tem para calcular as horas extras realizadas. Isso porque a atualização é feita em tempo real e torna o processo muito mais simples.

Dessa forma, o seu RH ou Departamento Pessoal consegue equilibrar a rotina de cada colaborador, evitando o acúmulo de horas extras e tornando o ambiente de trabalho muito mais saudável.

5. Conformidade trabalhista total

Mais um ponto de entrave para quem só utiliza um ERP de classe mundial é a conformidade da ferramenta com a legislação trabalhista brasileira. Por causa da rotatividade na criação e na alteração de leis, a nossa legislação é considerada uma das mais complexas do mundo. Somente um ERP padrão não dá conta de acompanhar tantas mudanças.

Por isso a integração com um software de ponto eletrônico é tão importante. Uma solução especialista conta com atualização contínua em relação à legislação trabalhista. Isso facilita o trabalho das equipes, que passam a ter o suporte de uma tecnologia 100% em conformidade com as obrigatoriedades legais.

Em resumo, integrar o seu ERP de classe mundial a um software de ponto eletrônico é o tipo de estratégia que só traz benefícios para a sua empresa. E não se trata de uma vantagem em longo prazo, pois uma solução de ponto eletrônico consegue transformar a rotina do seu DP a partir do momento da implementação.

Se você gostou deste conteúdo, vai gostar deste também: Como tornar o seu Departamento Pessoal mais estratégico com o ponto eletrônico em nuvem.

Quer saber mais sobre a melhor solução de controle de ponto para a sua empresa? Entre em contato conosco!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.