Software de mensageria do eSocial para ERPs globais: 5 razões para implementar

por | 03/06/2022 | HCM

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como (eSocial) está completando 1 década desde o lançamento oficial. Porém, somente agora muitos gestores de DP e RH estão entendendo a necessidade de contar com um software de mensageria do eSocial para entregar todas as obrigatoriedades exigidas pela principal plataforma do governo.

A verdade é que o grande objetivo do governo ao lançar o eSocial ainda não foi alcançado, e dificilmente será. A digitalização do processo de envio de informações até foi realizada, porém a simplificação do processo de uma maneira geral ainda não foi possível.

É grande o número de empresas que ainda apresentam dificuldades para corresponder a todas as demandas do eSocial, principalmente aquelas que utilizam ERPs de classe global para cumprir com essa etapa.

A boa notícia é que mesmo o eSocial ainda não sendo tão simples, hoje há soluções especialistas com mensageria do eSocial que tornam possível o cumprimento das entregas por parte dos Departamentos Pessoais. E para você que ainda duvida da necessidade desse tipo de solução na sua empresa, preparemos este artigo para acabar com qualquer questionamento. Confira.

Boa leitura!

O que é um Sistema de Mensageria?

Para entender a importância da participação de um software de mensageria do eSocial é necessário destrinchar o conceito do sistema.

O seu entendimento, na verdade, é algo relativamente simples. O sistema de mensageria funciona de forma semelhante ao de um e-mail que todos nós utilizamos no dia a dia. O usuário inclui o destinatário da mensagem e todas as informações que deseja enviar no corpo do “e-mail”.

O recebimento também é o mesmo de um sistema padrão, com o remetente conseguindo visualizar quem enviou a mensagem, bem como todas as informações descritas.

A grande diferença aqui está no valor das informações repassadas, que são os dados dos colaboradores da sua empresa, e o modus operandi do sistema. Isso porque, uma solução especialista com mensageria de eSocial busca as informações de maneira automatizada e ainda realiza uma pré-validação antes do envio.

Dessa forma, a sua equipe de Departamento Pessoal ou de RH não precisa separar os dados manualmente e não corre o risco de repassar informações duplicadas ou inválidas. É garantia de efetividade, redução de custos e de conformidade com o eSocial.

5 Motivos para implementar um software de mensageria do eSocial junto ao seu sistema global

Agora que já ficou claro a definição e o funcionamento da mensageria do eSocial, confira 5 motivos para você integrá-lo hoje ao seu ERP de padrão global.

1. Atualização automática e software modular ou complementar orientado ao eSocial – com tecnologia web e Inteligência artificial, a solução acompanha as atualizações do eSocial e segue uma cartilha automática de compatibilidade;

2. Os eventos são no formato XML — os recebimentos dos arquivos XML (contendo os eventos do eSocial), são formatados pela solução de mensageria do eSocial dentro das regras e formatos padronizados pelo eSocial.

3. Inteligência de validação das informações antes da entrega – processo que evita inconsistências que podem aparecer nos dados a cada envio, eliminando o risco de duplicidade;

4. Solução padronizada, intuitiva e com uma única área de trabalho – as equipes de DP e RH conseguem desenvolver suas rotinas sem grande dependência da Tecnologia da Informação.

5. Mensageria eSocial web, solução 100% cloud e app para celular – solução 100% web, com aplicativo de acessibilidade e facilidade de acesso remoto

Enfim, a implementação de um software de mensageria do eSocial é o tipo de estratégia que só traz benefícios para a sua empresa. Além de melhorar o funcionamento do seu ERP global, ela traz a tranquilidade e a eficiência que a sua equipe de DP ou RH tanto buscam.

Não perca tempo! Marque uma reunião com dos nossos especialistas para conhecer a melhor solução de mensageria eSocial do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.