Software para SST: vale a pena investir para ter um?

por | 17/09/2021 | HCM

A parte de segurança e saúde talvez seja uma das burocráticas e que mais demandam atenção de um gestor de Departamento Pessoal. Isso porque trata-se de um processo que lida com informações sensíveis dos trabalhadores e que podem impactar diretamente o rendimento e a qualidade do trabalho. Nesse sentido, o investimento em um software para SST se torna algo crucial em termos para o equilíbrio da empresa como um todo.

Uma solução tecnológica é capaz de simplificar a execução de processos e ajudar na rotina diária do setor. Com um software para SST a sua equipe consegue, por exemplo, gerar com mais rapidez os principais documentos e laudos relacionados à saúde e segurança do trabalho, resultando em um crescimento produtivo do DP.

Em resumo: a adoção de um software pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa. E é justamente sobre elas que falaremos a seguir. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

Por que investir em um software para SST no seu Departamento Pessoal?

Gerar documentos como ASO, PPRA/PGR, LTCAT, PCMSO entre outros, repassar informações para o eSocial, acompanhar todos os dados no banco de horas referente à rotina profissional de cada trabalhador, entre outros: não são poucas as preocupações de um gestor de Departamento Pessoal.

Focando só no SST, a preocupação fica ainda maior, pois um pequeno erro nas informações enviadas nesta área pode afastar o trabalhador por semanas ou causar um imenso prejuízo para a sua empresa. Ou seja, é um processo no qual a falha não é aceitável.

Mas, como ser altamente cuidadoso e produtivo trabalhando a partir de processos manuais? A resposta é simples: não é possível.

A verdade é que quando o seu setor trabalha com inúmeros processos manuais a chance de erros nos processos burocráticos é muita alta. Além disso, o envio de informações para o eSocial acaba não passando por validação prévia, o que inevitavelmente resulta em inconsistência de dados.

Mas, todo este cenário de incerteza e retrabalho é deixado de lado com a implementação de um software de SST. A solução consegue otimizar diversos processos dentro do seu Departamento Pessoal e ainda traz a segurança que você precisa em relação às obrigatoriedades tributárias.

A verdade é que o investimento em um software SST não só vale a pena, como também é algo extremamente essencial em qualquer Departamento Pessoal de grande empresa atualmente.

Como escolher o melhor software de SST?

É claro que hoje no mercado existem inúmeros soluções para SST, mas nem todas são capazes de atender a todas as suas necessidades. Para não errar, você precisa priorizar diferenciais na ferramenta que trarão valor real tanto para o Departamento Pessoal quanto para o seu TI – que é o responsável por gerir as soluções tecnológicas da sua empresa.

Para facilitar o seu trabalho, destacamos alguns diferenciais que não podem faltar em um software para SST de alto padrão:

  • Sofware completo – a sua nova solução deve ser capaz de integrar-se a qualquer sistema de origem, importando, exportando, gerenciando, consolidando e validando as informações de todos os departamentos envolvidos no e-Social;
  • Validação prévia – o envio de informações precisa ser totalmente seguro e só liberado após dupla checagem para evitar inconsistências e multas, além de ser realizado somente mediante liberação pessoal;
  • Integrada a qualquer sistema – a ferramenta deve se integrar a qualquer sistema de origem, seja de Folha de Pagamentos, Medicina e Segurança do Trabalho, Fiscal, Contábil, Jurídico, entre outras;
  • Controle total – a solução deve realizar integração de dados, análises, validações prévias, cruzamento de dados e, principalmente, a gestão de RH centralizada 100% web;
  • Pronta para o eSocial – o software para SST precisa apresentar compatibilidade completa com o e-Social, assegurando a entrega das obrigações nos prazos legais;
  • Sistema 100% Cloud – solução em nuvem para que você não precise investir em infraestrutura. Além disso, sendo cloud, ela agiliza as atualizações de versão;
  • Implementação rápida – sendo 100% cloud, o software deve trazer todas as tabelas e dados exigidos pelo e-Social já carregados em sua última atualização, reduzindo o tempo em até ⅓ de um projeto convencional.

Conclusão

Enfim, sem dúvida alguma, um software para SST é o tipo de investimento que só representa vantagens para a sua empresa. Com um mercado tão concorrido e profissional, não há mais espaço para trabalho com inúmeras falhas e repetições. Lembre-se: para tranquilizar as demais equipes, a rotina do DP precisa ser segura e eficaz.

Não perca tempo e marque uma reunião com dos nossos especialistas para conhecer com o melhor software para SST do mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.