Automação de processos de RH e DP: o que considerar?

por | 27/08/2021 | HCM

Mesmo sendo setores considerados burocráticos e com atividades repetitivas, a automação de processos no Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) ainda não é uma realidade em muitas empresas. De maneira geral, ainda há uma lentidão quando se fala em transformação digital para essas áreas.

<<<Controle de férias automatizado: é possível gerir no departamento pessoal?

Muita disso nem é “culpa” dos gestores, que entendem a necessidade de automatização, mas sim do desafio de encontrar uma solução que traga respostas rápidas e demonstre um bom ROI para as gerências das empresas – abalizando o investimento.

Pensando nisso, criamos este artigo abordando os principais pontos que você deve considerar na hora de escolher uma solução de Capital Humano para a automação de processos de RH e DP. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que considerar na hora de implementar uma solução para automação de processos de RH e DP?

O grande segredo para não errar com a automação de processos de RH e DP é considerar uma solução que, de fato, diminua o trabalho manual e traga maior estabilidade e segurança para a rotina das equipes.

Nesse sentido, é preciso trazer à tona as funcionalidades que realmente fazem diferença para os setores e que precisam ser urgentemente otimizadas. Confira as nossas dicas.

Seleção e triagem de currículos

Um dos trabalhos mais comuns e que exige bastante do RH é a seleção de novos colaboradores. O processo envolve várias etapas que vão desde a criação da vaga até a entrevista final.

Uma boa solução precisa ser capaz de otimizar toda essa operação, facilitando o trabalho do RH para a divulgação e entrevistas on-line. Com o trabalho automatizado, a triagem de currículos fica mais fácil e as chances na contratação de ótimos talentos aumentam.

Admissão digital

Depois de tantas etapas no processo de seleção, o melhor candidato é escolhido e precisa firmar o vínculo com a empresa. Mas, como fazer isso caso haja alguma restrição presencial? A sua nova solução também precisa otimizar este ponto.

A automação de processo de RH e DP deve permitir que a parte admissional aconteça de maneira digital, tendo os seguintes requisitos disponíveis:

  • Assinatura de contrato digital;
  • Leitura de documentos;
  • Vínculo de benefícios.

<<<Software de folha de pagamento: 5 razões para implementar em sua empresa!

Controle de ponto

O controle de ponto é uma das partes essenciais dentro desses setores, pois é a partir dele que os recebíveis dos colaboradores são definidos. Caso haja qualquer divergência de dado, há grande chance de o trabalhador ser remunerado incorretamente.

Por isso, o controle de ponto não pode ficar fora de um projeto de automação de processos de RH e DP. A sua solução deve oferecer integração com a folha de pagamento para evitar ruídos de informações e inconsistências nos dados dos horários de trabalho dos funcionários.

<<<Gestão de ponto eletrônico em tempo real: qual a importância para o Departamento Pessoal?

Gestão da folha de pagamento

Por muito tempo a gestão de folha de pagamento foi vista como o grande terror pelas equipes de RH e DP. A semana de fechamento da folha, por exemplo, era um verdadeiro desespero para muitos.

Porém, este cenário não deixa existir com uma solução completa que faça o fechamento automaticamente. Leitura de dados, cálculos, relatórios, entre outros: tudo realizado facilmente e de maneira eficiente.

<<<Folha de pagamento online: sua empresa está preparada para a era digital?

Quais as vantagens da automação de processos de RH e DP?

Automatizar significa, basicamente, garantir que os seus setores estejam de acordo com a atual transformação digital. Contar com uma solução completa é permitir que as equipes alcancem resultados que não seriam possíveis de outra forma. Nesse sentido, os benefícios são inúmeros, por exemplo:

  • Facilidade no cumprimento das obrigatoriedades;
  • Aumento da produtividade diária;
  • Melhoria da comunicação;
  • Redução de falhas;
  • Integração total.

Qual a importância de uma solução para o seu RH e DP?

Como gestor de RH ou DP, você deve saber bem o quanto alguns processos podem ser desafiadores para as equipes de trabalho. Por lidarem diariamente com dados sensíveis, como documentação e informações técnicas sobre os colaboradores, nenhuma das áreas pode cometer erros gritantes.

O uso de um software com tecnologia inteligente traz a segurança que todos precisam em suas rotinas. A diminuição das atividades manuais passa a ser uma realidade, assim como o número de falhas e retrabalhos. Além disso, há maior efetividade na transmissão de informações obrigatórias para as plataformas do governo, como o eSocial Simplificado, por exemplo.

Enfim, não há mais razão para expor as suas equipes em atividades cansativas e repetitivas. Com a automação de processos de RH e DP você constrói um cenário de maior segurança para todos, possibilitando que não só esses setores sejam otimizados, mas sim a empresa como um todo.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda quais os principais desafios das empresas para se adequar ao eSocial Simplificado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.