O envio do SST no eSocial já está em vigor para diversas empresas pelo Brasil. Com isso, os gestores de Departamento Pessoal precisam trabalhar para garantir que o repasse de informações aconteça de forma dinâmica, completa e otimizada.
Mas é claro que não se trata de algo simples. Ainda mais se o processo for realizado de maneira manual, com sistemas legados desatualizados ou apenas com ERPs mundiais que não acompanham a volatilidade da legislação brasileira.
Em outras palavras, o primeiro ponto para assegurar conformidade do SST no eSocial é entender e evitar os principais erros cometidos por alguns gestores de Departamento Pessoal. É exatamente isso que mostraremos a seguir. Confira.
Boa leitura!
Como evitar erros no envio de eventos de SST no eSocial?
Como dito na introdução, um bom caminho para garantir a conformidade no envio de SST no eSocial é conhecer e evitar os principais erros que ocorrem nessas etapas em diferentes.
Confira, abaixo, o que você deve fazer para fugir de problemas.
Conhecer as normas ligados ao SST da sua empresa
Uma falha cometida por muitos gestores e equipes de SST é a não atualização correta em relação às normas de segurança e saúde do trabalho. Em razão disso, eles acabam, por exemplo, repassando documentos errados ou duplicados.
Para evitar esse tipo de falha é importante se manter atualizado em relação às normas e entender quais documentos são fontes de informações para preenchimento dos eventos de SST, identificando e monitorando os trabalhadores expostos a riscos.
Certifique-se de que a sua equipe saiba quando enviar eventos para o SST no eSocial
Como uma obrigatoriedade, a transmissão do SST no eSocial segue normas específicas que devem ser cumpridas pelos responsáveis. Quando há descumprimento a sua empresa corre o risco de sofrer com multas e sanções. Fique atento.
Em relação a cada um dos eventos, estão obrigados os seguintes perfis:
- Evento S 2210 – empregador, sindicato de trabalhadores avulsos e órgãos públicos em relação aos seus empregados e servidores vinculados ao RGPS, OGMO;
- Evento S 2220 – empregador, Órgão Gestor de Mão de Obra, o sindicato de trabalhadores avulsos não portuários e os órgãos públicos em relação aos seus empregados contratados pelo regime da CLT, cooperativas;
- Eventos S 2240 – empregador, OGMO, cooperativa, sindicato de trabalhadores avulsos e órgãos públicos em relação aos seus empregados e servidores vinculados ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS.
Entender a relação entre os eventos de folha e os de SST
Para evitar armadilhas é importante que o gestor entenda a relação entre os eventos de folha de pagamento e os de Saúde e Segurança do Trabalho. Ainda mais quando se trata do recolhimento de um tributo denominado Adicional para o financiamento da aposentadoria especial.
Como garantir envios precisos para o SST no eSocial
Agora que você já sabe o que evitar para não cair em armadilhas nos eventos de SST, o próximo passo é garantir um envio completo e preciso.
Esse equilíbrio passa pelo uso de um software especialista que se integra completamente ao seu ERP de classe mundial e conta com funcionalidades como:
- atualização automática a cada novo leiaute do eSocial;
- inteligência nativa;
- tecnologia cloud;
- mobile.
Com isso, o seu ERP de classe global passa a ser uma ferramenta completa, atendendo a sua empresa em todas as frentes que ela precisar.
Enfim, em época de envio de eventos de SST no eSocial, é importante fugir de armadilhas e contar com soluções completas que facilitem o processo e garantam conformidade legislativa. Siga as dicas apresentadas e assegure a tranquilidade que a sua empresa precisa.
Gostou do artigo? Acesse e fale com um dos nossos especialistas para conhecer a melhor solução de Gestão de Capital Humano do mercado.
0 comentários