Tecnologia na educação: como a transformação digital está impulsionando o setor?

por | 02/07/2021 | FISCAL

Mesmo com a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, a tecnologia na educação demonstrou um crescimento de 26% no ano de 2020, segundo um mapeamento feito pelo CIEB.

Isso mostra que a transformação digital dentro da educação deixou de ser uma tendência ou “peça de luxo” para se colocar como uma necessidade de sobrevivência para muitas instituições de ensino. Com a possibilidade de educar os seus alunos de forma remota, por exemplo, as instituições de ensino compreenderam que podem ganhar em eficiência, economia e praticidade.

Pensando nisso, para que você entenda mais sobre essa mudança da tecnologia na educação, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

Como a tecnologia na educação funciona dentro das escolas?

A tecnologia na educação não é uma novidade, pois já há inúmeras instituições de ensino que baseiam sua rotina escolar na transformação digital. Aquelas inseridas no segmento de “Educação a Distância (EAD)” são ótimos exemplos de instituições que utilizam ao máximo a tecnologia na educação.

Exemplos práticos de transformação digital na educação

Como dito, a tecnologia na educação traz vantagens que antes não eram possíveis de serem aplicadas. E elas são totalmente perceptíveis quando analisamos os exemplos práticos de aplicação.

Novos espaços de aprendizagem

A tecnologia na educação permite novos espaços para aprendizagem. Ao invés de, por exemplo, uma sala grande com inúmeras cadeiras e lousa na frente, os alunos podem ficar em um local mais compacto apenas com o uso de dispositivos eletrônicos.

Além disso, a aplicação de ensino remoto possibilita que todo aprendizado aconteça sem a necessidade de uma sala fixa, com cada aluno aprendendo do conforto da sua casa.

Aprendizagem personalizada

Com mais preparo e conhecimento, as instituições de ensino conseguem personalizar os os períodos de aprendizado. Não há mais razão para repassar o mesmo conteúdo para todos os alunos, é possível personalizar e focar assuntos diferentes para cada grupo.

Plataformas EAD

Peguemos, por exemplo, a área Fiscal da sua instituição de ensino, que demanda a utilização de soluções tecnológicas para a execução de diversos processos. Embora os funcionários do setor sejam especialistas em leis e normas, a tendência é que apresentem pouca expertise quando o assunto é inovação digital.

É aí que a tecnologia na educação faz toda diferença: a partir de plataformas de ensino simples e interativas, a equipe de TI é capaz de treinar e educar a equipe Fiscal com eficiência e praticidade. Em pouco tempo, a utilização das soluções fiscais tende a se tornar algo fácil, rápido, seguro e econômico para todos.

Como dissemos, uma das principais aplicações da tecnologia na educação atualmente são as plataformas EAD. E dentro do mundo corporativo elas também são aplicáveis e fazem uma grande diferença.

As plataformas facilitam tanto o aprendizado da equipe de TI, que absorvem rapidamente os conceitos das novas ferramentas, quanto para os outros colaboradores com pouca expertise tecnológica. Sem dúvida, é a ferramenta completa para treinamentos.

Como soluções cloud 100% em nuvem de modo geral têm feito a diferença?

Embora a ideia de tecnologia em si já facilite o aprendizado, hoje, já há soluções que tornam o processo ainda mais simples e efetivo dentro da sua instituição de ensino. É o caso dos softwares 100% em nuvem, como o Compliance Solução Fiscal, que se integra totalmente aos principais ERPs de classe mundial, como o Oracle EBS.

Soluções em cloud têm a vantagem da atualização automática, o que agiliza o processo de novo aprendizado para os seus colaboradores. Toda informação que eles precisam para entender novas funcionalidades já vem automaticamente pela ferramenta.

Dessa forma, há poucas chances de “se atrapalhar com uma informação antiga”, pois a própria solução mantém os profissionais atualizados sobre as tendências do mercado.

<<<Leia também: Envio da EFD-Reinf no ERP Oracle EBS é uma dor de cabeça? Solução fiscal especialista já!

Enfim, as mudanças no mercado estão acontecendo de forma cada vez mais dinâmica, e ignorar novos aprendizados pode significar um grande prejuízo para o seu negócio.

Por isso, abrace a tecnologia na educação e utilize as soluções que estão à disposição da sua instituição de ensino para manter a sua equipe sempre bem preparada. Não deixe de acessar o nosso artigo e descubra o porquê você não deve deixar de ter uma  solução fiscal especialista em sua escola!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.