Tecnologia na Indústria 4.0: como a transformação digital impactou o setor?

por | 17/09/2021 | FISCAL

Ainda que como gestor Fiscal, você não seja um especialista em inovação, certamente já utilizou várias soluções de tecnologia na indústria 4.0, como, por exemplo: inteligência artificial, integração de sistema, serviço em nuvem, entre outros.

A indústria 4.0 já é uma realidade e faz parte da rotina de empresas e setores. Fazendo alusão à 4ª Revolução Industrial, o conceito diz respeito à mudança que o mundo corporativo está sofrendo a partir da automação do trabalho e das políticas de gestão nas empresas.

Quer entender o conceito e o impacto da tecnologia na indústria 4.0? Então, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é a indústria 4.0?

Como dito, a indústria 4.0 faz alusão à quarta revolução industrial, que teve a sua primeira versão em 1760 com a transição para novos processos de manufatura.

Diferentemente das outras 3 revoluções, aqui há uma imersão completa na tecnologia. Automação, inteligência artificial e integração são os cernes, juntamente com uma transformação nas gestões nas empresas, que agora devem prezar pelo investimento na capacitação dos funcionários e na aquisição de ferramentas que geram valor real ao negócio.

Quais são as principais soluções em tecnologia na Indústria 4.0?

A tecnologia na indústria 4.0 é algo bastante abrangente, pois a evolução dos últimos anos permitiu que empresas especialistas desenvolvessem ferramentas e conceitos em grande quantidade.

Abaixo, separamos alguns destaques da tecnologia na indústria 4.0:

  • Integração de sistemas: a integração de sistemas é uma marca da indústria 4.0, pois apresenta na prática como rotinas profissionais podem ser facilitadas com o uso de inovações. Aqui há a união de diferentes sistemas e aplicações para atuar como um todo coordenado;
  • Computação em nuvem: é a distribuição de serviços de computação de maneira on-line. Através de servidores que funcionam diretamente pela internet você gerencia sistemas e compartilha arquivos de maneira instantânea;
  • Inteligência artificial: conceito tecnológico que age em grande parte, ou parcialmente, de forma autônoma, sendo capazes de modificar seu comportamento com base em dados de sensores;
  • Big data: é a solução que o seu setor atuar com dados em maior variedade e complexidade, ainda que sejam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior;
  • Cyber segurança: solução que funciona como um conjunto de infraestrutura de hardware e software voltado para a proteção de arquivos importantes;
  • Internet das coisas: interconexão entre objetos por meio de infraestrutura habilitadora, com capacidade de computação distribuída e organizada em rede.

ERPs para o setor Fiscal na indústria 4.0

Como gestor de Setor Fiscal, você pode não ser um expert no assunto, mas com certeza utiliza diariamente tecnologia na indústria 4.0. Isso porque, os ERPs de alto padrão adotados para automatizar muitos processos do setor trabalham dentro do conceito 4.0.

Confira alguns exemplos de ERPs utilizados dentro da sua área.

Oracle ERP Cloud?

O Oracle ERP Cloud é a solução em nuvem mais famosa da empresa Oracle Corporation. A solução tem capacidade de se adaptar e otimizar processos de diferentes setores, ajudando a sua empresa empresas a alcançar a excelência operacional e aumentar a competitividade no mercado.

Embora as atualizações mais recentes do software tenham sido focadas na área financeira, trazendo maior facilidade tecnológica para que as pequenas e médias empresas consigam melhorar a rotina dos profissionais do setor sem precisar investir em implementações caras, a solução é capaz de gerenciar funções corporativas de outras áreas, por exemplo:

  • Compra e Venda;
  • Contabilidade;
  • Fiscal.

O que é o Oracle EBS?

O Oracle EBS (E-Business Suite) é uma plataforma completa de soluções da Oracle Corporation. Ativa há muito tempo, ela vem impulsionando a produtividade de diferentes usuários do mercado. Aqui é onde se encontra as soluções mais clássicas da Oracle com os novos benefícios em nuvem.

A ferramenta oferece diversas opções para o gerenciamento remoto, em que o usuário consegue trabalhar e desenvolver uma rotina completa fora do ambiente empresarial tradicional.

Solução fiscal da Compliance Soluções na indústria 4.0

A tecnologia na indústria 4.0 só foi possível graças ao trabalho e investimento de empresas especialistas na criação das mais diversas inovações. Entre essas marcas está a Compliance Soluções, desenvolvedora de uma solução fiscal que se integra aos ERPs Oracle e garante conformidade completa com a realidade fiscal brasileira.

A solução fiscal da Compliance funciona completamente no conceito 4.0, pois se trata de um software que conta com inteligência artificial, gerenciamento em nuvem e integração de sistemas.

A Compliance tem por objetivo proporcionar uma experiência de fácil utilização dos produtos, combinando a expertise de serviços especializados com a redução da carga tributária das empresas, reduzindo custos de não conformidade, proporcionando facilidade de cálculo e entrega dos tributos das empresas.

Gostou do artigo? Quer contar com uma solução fiscal que oferece todas as facilidades trabalhadas na indústria 4.0? Então, acesse e agende um horário com um dos nossos especialistas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.