Tendências 2022: conheça 7 de tecnologia anunciadas pelo Gartner

por | 23/12/2021 | FISCAL

Proteção de dados, nuvem nativa, inteligência artificial, hiperautomação são algumas das tendências 2022 de tecnologia que os consultores Gartner anunciaram para o próximo ano. 

Recentemente, a consultoria Gartner anunciou as principais tendências 2022 de tecnologia para as empresas ficaram de olho. Entre as principais soluções, merecem destaque a inteligência artificial e a computação em nuvem.

Planejar o futuro é uma pergunta que muitos líderes fazem, principalmente após um ano de incertezas, desafios e resiliência como foi em 2021.

Passado esse ano de dificuldades, a tendência é que os CIOs invistam cada vez mais em TI para permitir o crescimento e a inovação, criar estratégias e técnicas escaláveis e resilientes, para investimentos digitais.Listamos a seguir as principais tendências de tecnologia para o próximo ano, segundo Gartner.

1. Proteção de dados

A Computação para aumentar a privacidade (PEC), está entre as principais tendências para o próximo ano. Para os consultores Gartner, os CIOs devem evitar qualquer perda de confiança do cliente por motivos de “quebra” de privacidade.
As técnicas de PEC (que protegem informações pessoais em um nível de dados) compartilham, agrupam e analisam dados com segurança sem comprometer a privacidade do usuário.

2.Nuvem nativa

As plataformas nativa da nuvem são os principais destaques das tendências tecnológicas para 2022.
Esse termo refere-se a uma abordagem para executar aplicativos que aproveitam ao máximo um modelo de entrega de computação em nuvem em vez de um centro de dados local.
Assim como as abordagens nativas da nuvem mudaram a forma como a nuvem é usada, os CNSPs (Cloud Native Security Platform) estão reestruturando a forma como a nuvem é protegida.
Os CNSPs usam os principais recursos da computação em nuvem para fornecer recursos escalonáveis relacionados à TI “como um serviço” para criadores de tecnologia usando tecnologias de internet, entregando um tempo de retorno mais rápido e custos reduzidos.
A nuvem nativa se destaca por sua velocidade e agilidade. Nesse sentido, o Gartner prevê que a nuvem nativa tenha um crescimento de mais de 95% das novas soluções e iniciativas digitais, praticamente 55% a mais do que foi em 2021.

3.Inteligência de decisão

Considerada uma nova disciplina que integra ciência de dados aplicada, matemática, estatística, ciências sociais e comportamentais, princípios de gestão estratégica, a inteligência de decisão está muito além do BI, vista como estratégia fundamental por usar os dados de forma integrada e orgânica para melhorar e impulsionar os negócios.
As previsões de Gartner são que um terço das grandes empresas aumentem suas vantagens competitivas usando a Inteligência de decisão.

4.Data Fabric

O Data Fabric é definido como “malha de dados”, ou seja, é uma arquitetura de gerenciamento de dados que pode otimizar o acesso a dados distribuídos e organizá-los de maneira inteligente para entrega de autoatendimento aos consumidores de dados. É uma maneira das empresas lidarem com o volume de dados que diferentes plataformas geram.

Com uma malha de dados, seus usuários de negócios e cientistas de dados podem acessar dados confiáveis ​​com mais agilidade para seus modelos de machine learning, aplicativos, IA, ajudando a melhorar a tomada de decisões assertivas, impulsionando o lucro nos negócios, reduzindo os esforços de gerenciamento de dados em até 70%, reduzindo significativamente os custos e os riscos.

5.Inteligência Artificial Generativa

Considerada um método de machine learning, a IA Generativa é uma das técnicas mais poderosas de inteligência artificial. O aprendizado consiste a partir de seus dados, permitindo que máquinas aprendam sobre conteúdos ou objetos, gerando criações cada vez mais inovadoras.
A partir desses dados, é possível aplicar em diversas funcionalidades como, por exemplo, novos códigos de software.
É uma tecnologia promissora com vasto campo de atuação.

6.Hiperautomação é uma das tendências 2022 de TI

O termo hiperautomação se refere à uma combinação de tecnologias avançadas que são usadas para dimensionar as capacidades de automação em uma empresa, permitindo o crescimento acelerado e resiliência nos negócios, identificando e automatizando rapidamente o maior número possível de processos.
Com essa tecnologia, a empresa tem mais tranquilidade, pois evita os erros humanos, uma vez que, deixa de lado as tarefas manuais e repetitivas pela automatização dos processos, permitindo mais agilidade, produtividade e escalabilidade.

7.Malha de segurança cibernética

Mantendo a preocupação já existente com a segurança de dados dos usuários, o investimento em malha de segurança cibernética (adoção de recursos de controle em pontos críticos) deve aumentar no próximo ano.
Com uma arquitetura flexível, a malha de segurança cibernética garante a proteção contra ataques em transações combinável com serviços de segurança, protegendo os consumidores de crimes cibernéticos e outras violações, independentemente se seus dados estão na nuvem ou em alguma estrutura interna da empresa.

Conclusão

Acelerar o crescimento através de estratégias e soluções inteligentes que facilitem a tomada de decisão assertiva, beneficiar-se da confiança na engenharia, estimular a inovação nas empresas, aumentar a privacidade, proteção e confidencialidade dos dados de usuários, investir em plataformas nativas da nuvem são motivos não só de tendências tecnológicas, mas principalmente de aliar o que já temos de tecnologia com o que pode ser ampliado, explorado e conhecido no universo digital cada vez mais escalável e resiliente.
Nosso conselho para o próximo ano: invista e explore a era digital e tudo o que ela pode trazer de melhor para o seu negócio.

Se você possui um Oracle NetSuite, e está em busca de uma solução fiscal completa, que conecta ao seu ERP e ainda possui inteligência fiscal nativa, acesse o nosso outro artigo sobre Oracle ERP Cloud: como escolher a melhor solução fiscal?

Este post é uma reprodução autorizada com adaptações do artigo publicado inicialmente no blog Active Cloud Solutions, parceira da Compliance Soluções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *