Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente e um governo mais fiscalizador, é grande o número de empresas que recorre a serviços como o BPO Fiscal. Um tipo de estratégia que além de ser bastante eficaz, ajuda na diminuição de custos.
Se a sua empresa precisa focar cada vez mais no core business para não perder espaço no mercado, mas não pode sequer pensar em desequilíbrio tributário, o BPO Fiscal é a melhor solução, pois permite que você direcione tempo e foco na melhoria dos produtos e serviços.
Para você que ainda tem dúvidas sobre o funcionamento e os benefícios do BPO Fiscal, preparamos este artigo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é o BPO Fiscal?
A sigla BPO (Business Process Outsourcing) significa Terceirização de Processos de Negócios em sua tradução literal. É um modus operandi onde a sua empresa contrata uma especialista ou solução tecnológica completa para executar processos do setor Fiscal.
No entanto, não é como uma terceirização convencional, onde há uma contratação de um parceiro aleatório. No BPO Fiscal o serviço é específico e executado de forma altamente técnico e direto.
<<<Leia também: BPO: o que significa e quais as vantagens para a sua empresa?
Como ele pode otimizar a gestão do setor fiscal?
A área fiscal tem muitas particularidades, e é preciso muita atenção, pois um descuido pode gerar multas pesadas. Por isso, o BPO Fiscal é uma solução segura para as grandes empresas, pois ele é capaz de simplificar e integrar processos.
Executando processos que antes demoravam horas e que demandavam grande atenção da sua equipe Fiscal em termos de produção e revisão, o BPO consegue trazer benefícios únicos para a sua empresa. Por exemplo:
- Redução de gastos com contratações;
- Maior produtividade das equipes;
- Redução de gastos com multas;
- Maior foco no core business;
- Conformidade tributária;
- Diminuição de falhas.
<<<Confira também: BPO Fiscal: 5 excelentes motivos para contratar agora!
Como ficam as obrigações acessórias, se a minha empresa contratar um BPO Fiscal?
Alguns dos processos que mais preocupam qualquer gestor Fiscal são as obrigações acessórias, atividades que não podem ser negligenciadas e nem perdidas de vista durante o ano.
Porém, ao mesmo tempo em que são muito importantes, as obrigações acessórias são complexas e burocráticas, despertando preocupação nas equipes do setor.
Um bom exemplo é o EFD-Reinf, que constantemente traz novidades e desafios para os setores Fiscais e Tributários das grandes empresas.
A novidade atual é o Registro 4000, uma nova série de informações em bloco da EFD-Reinf baseadas em retenções na fonte sobre os pagamentos efetuados a pessoas jurídicas e físicas, ou seja:
- PIS/PASEP;
- COFINS;
- CSLL;
- IR.
Segundo informações repassadas pela Receita Federal, os prazos previstos para as implantações do Registro 4000 são:
- a partir de julho/2021: especificação do leiaute;
- até setembro/2021: publicação do leiaute;
- a partir de janeiro/2022: produção restrita (ambiente de testes);
- a partir março/2022: início da versão 2.0 (ambiente de produção).
Sendo assim, a conformidade com o Registro 4000 é um ótimo exemplo de como o BPO Fiscal é capaz de resolver a vida da sua empresa em relação às obrigações acessórias.
Em razão do prazo bem próximo, muitas empresas apresentam dificuldade para entregar as informações corretas, correndo o risco de multas e sanções.
Porém, com o BPO Fiscal tudo muda. O serviço especialista está sempre atualizado de acordo com as exigências de EFD-Reinf e consegue garantir um repasse tranquilo e dentro do prazo.
Conclusão
Enfim, com a adoção de um BPO Fiscal o impacto de mudanças repentinas é muito menor. Contar com tecnologia especialista permite que você esteja sempre em conformidade e sem precisar investir em saídas mirabolantes e pouco eficazes. Mais do que nunca, é preciso ser estratégico e direto.
Não corra riscos, garanta a conformidade tributária com o BPO Fiscal e faça uma entrega completa da EDF-Reinf. Acesse e saiba como podemos ajudar.
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