Após atualizar o eSocial para uma versão mais simplificada, o governo federal percebeu que precisaria considerar um tempo de adaptação para os Departamentos Pessoais das empresas. Com isso, definiu o período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0.
Enquanto a versão s-1.0 era aquela que estava chegando de forma definitiva, a versão 2.5 ainda era a mais utilizada por muitas empresas e não poderia ser descartada de maneira instantânea. Assim, para não gerar conflitos e não atrapalhar a conformidade de muitas empresas, ambas as versões passaram a ser aceitas dentro do período de convivência.
Mas, e quando o período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 chegar ao fim, como a sua empresa poderá garantir a conformidade com o eSocial? Para responder a essas questões, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
O que foi o período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 definido pelo governo?
Embora os sistemas do eSocial sempre trabalhem utilizando a versão mais recente do leiaute, para não comprometer a declaração de milhares de empresas no ano passado, o governo resolveu criar um período de adaptação durante a transição das versões da sua plataforma.
Assim nasceu o período de convivência entre as versões, permitindo que nenhuma empresa enfrentasse dificuldade de enviar suas informações e documentações ainda que estivesse utilizando a versão antiga do eSocial.
No entanto, o período de convivência chegou ao fim no dia 22/05/2022, acabando de vez com a transição e trazendo obrigatoriedade de compatibilidade para todas as empresas.
Como garantir a conformidade após o período de convivência?
Com o fim do período de convivência, a única certeza que ficou foi a conformidade obrigatória com a versão mais recente do eSocial. A boa notícia é que ela não está distante para a sua empresa, contanto que você conte com uma solução HCM especialista.
A partir da implementação de um software especialista você garante a completa conformidade com a versão mais nova do eSocial. Com tecnologia web e Inteligência artificial, a solução acompanha as atualizações do eSocial e segue uma cartilha automática de compatibilidade, facilitando e muito tanto o trabalho do DP quanto do TI.
Além disso, como dito na introdução: por mais que a versão simplificada do eSocial tenha desburocratizado bastante o processo de envio de informações, a questão da mensageria ainda traz obstáculos para muitos gestores.
Isso se deve, principalmente, às inconsistências que podem aparecer nos dados a cada envio. Sem uma validação prévia, há risco de muito retrabalho por parte das equipes.
Por isso uma solução com inteligência de validação prévia se faz tão necessária. Assim, não importa a versão do eSocial, a sua equipe de Departamento Pessoal não corre risco de enviar informações repetidas ou inválidas.
Além de tudo isso, um software HCM entrega para a sua equipe:
- Solução eSocial padronizada, intuitiva e com uma única área de trabalho;
- Mensageria eSocial web, solução 100% cloud e app para celular;
- Alta avaliação positiva e suporte técnico completo.
Com a solução especialista adequada você garante o equilíbrio perfeito entre o trabalho das equipes de RH e DP e a equipe do TI.
Enfim, o período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 terminou e agora não há mais tempo a perder. Nesse sentido, a adoção de uma solução especialista no eSocial é o primeiro passo para a otimização do trabalho do DP e RH da sua empresa. Dessa forma você alcança o equilíbrio fundamental para o sucesso do seu negócio.
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