Sendo por muito tempo considerado o “terror dos RHs e DPs”, o fechamento da folha de pagamento já tirou muito sono de gestores e profissionais desses setores. Porém, graças à evolução tecnológica e a ferramentas como o ERP SAP, muitos desafios já foram superados.
Porém, não há como negar que alguns obstáculos permanecem, principalmente em razão das limitações do ERP SAP para acompanhar as mudanças legislativas aqui do Brasil. Sem uma constante atualização, o fechamento da folha de pagamento continua sendo um desafio incômodo para os gestores.
Pensando nisso, criamos este artigo com algumas ótimas dicas de como o seu DP ou RH pode realizar o fechamento da folha de pagamento de forma simples e eficiente. Confira.
Boa leitura!
Cálculo das horas trabalhadas no ERP SAP
É fato, o fechamento da folha de pagamento para quem possui ERP SAP é um processo que demanda bastante atenção. Por isso, para ser mais efetivo e ágil, é importante começar pela parte que traz maiores cuidados. Neste caso, sem dúvida, são os cálculos.
Os cálculos das horas trabalhadas não demandam maior atenção só porque se trata de contas matemáticas. Na verdade, a essencialidade vem do fato de serem processos que impactam diretamente no salário dos funcionários. Por isso, o erro deve ser zero.
Então, vale a pena contar com a ajuda do seu ERP SAP e de uma solução especialista para extrair e compartilhar os dados de maneira digital, garantindo agilidade e eficiência na hora de realizar os cálculos.
Mantenha atenção na diferenciação entre o salário líquido e o bruto
Um ponto que ainda traz desafios para muitos funcionários do DP na hora de fechar a folha de pagamento é separar o salário líquido e o bruto.
Basicamente, o salário bruto é aquele que não foi descontado para despesas inerentes. Por sua vez, o líquido é deduzido de impostos e representa o valor real que o funcionário recebe.
Como gestor, a sua missão é garantir que todos os membros da equipe estejam cientes sobre esses detalhes, evitando falhas humanas durante os processos e, principalmente, a insatisfação dos outros funcionários no dia do pagamento.
Adote uma solução especialista para o fechamento da folha de pagamento
Nas outras dicas citadas, o seu ERP SAP e um treinamento mais técnico para a equipe de trabalho podem ajudar. Mas, sem dúvida, elas ainda não são suficientes para agilizar o processo ou trazer uma transformação completa para o seu DP ou RH.
Para isso, você precisa contar com uma solução HCM especialista.
Um software especialista vai além do seu SAP ERP em termos de atuação no Departamento Pessoal. Com ele, por exemplo, você é capaz de acessar informações diretamente do ponto eletrônico integrado a um app, preenchendo relatórios e informações sobre os trabalhadores.
Além disso, você conta com uma versão mobile da ferramenta, o que traz flexibilidade para os funcionários baterem o ponto no dia a dia e para o gestor na hora de extrair os dados que precisa para o fechamento da folha de pagamento.
Por fim, vale ressaltar que, por contar com tecnologia cloud, a solução HCM é capaz de se atualizar automaticamente a cada mudança ou alteração na lei ou nas plataformas do governo, mantendo a conformidade da sua empresa com as obrigações acessórias.
Ou seja, é o fim do “desespero” do seu TI para buscar complementos de softwares a cada anúncio do governo federal.
Enfim, essa ideia de “semana da loucura” durante o fechamento da folha de pagamento deve ficar no passado. Hoje, você já conta com ferramentas inteligentes como o SAP ERP e a solução HCM que são capazes de trazer mais agilidade e conformidade para o seu setor de RH ou DP.
0 comentários