ERP SAP S/4HANA x SAP ECC: entenda suas diferenças!

por | 08/07/2022 | FISCAL

À medida que os usuários do SAP ECC consideram suas opções para o futuro, entender como o seu atual sistema se compara ao ERP SAP S/4HANA é fundamental. Afinal, em breve eles terão que seguir em frente com um novo software SAP.

Embora possa parecer algo normal dentro de um processo tecnológico, toda ferramenta tem o seu ciclo de vida e precisa ser substituída por outra da nova geração, uma mudança sempre traz incertezas e dúvidas.

A melhor forma de tornar esse processo mais tranquilo e funcional para todos os colaboradores, é já entender o que os dois sistemas têm em comum ou de diferente.

Para ajudar, preparamos este artigo abordando as diferenças e semelhanças entre o ERP SAP S/4HANA e o SAP ECC. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Quais as semelhanças entre SAP S/4HANA x SAP ECC?

Logicamente, por serem da mesma fabricante, os dois sistemas SAP ERP compartilham uma série de semelhanças.

Por exemplo, tanto o ECC quanto o ERP SAP S/4HANA permitem operações de negócios para vendas, compras, manufatura, distribuição, serviço, qualidade, operações contábeis e manutenção da planta.

Ambos os sistemas oferecem centralização das informações operacionais de uma empresa em um único banco de dados, padronização e automação de tarefas rotineiras e uma única fonte para relatórios operacionais.

O ECC e SAP S/4HANA são ambos sistemas modulares, projetados para que a sua empresa possa usar as funcionalidades que precisa, configuradas de forma que faça sentido para as necessidades do seu negócio.

Em suma, o SAP S/4HANA e o SAP ECC, em geral, compartilham 90% de suas principais características e funções. No entanto, com as mudanças tecnológicas trazidas pela nova versão, os usuários conseguem terão melhor desenvoltura no dia a dia com os processos mais burocráticos.

Quais as diferenças entre ERP SAP S/4HANA e o SAP ECC?

Como dito no tópico anterior, devido à origem, o ERP SAP S/4HANA e o SAP ECC apresentam semelhanças consideráveis. Porém, a evolução tecnológica trazida pela nova versão não deixa dúvidas de que há inúmeras diferenças também.

Confira algumas das principais.

Base de dados: o SAP ECC pode ser executado em bancos de dados de terceiros como Oracle, MaxDB e IBM. O ERP SAP S/4HANA só pode ser executado no SAP HANA, uma tecnologia moderna na memória.

Cliente vs. fornecedor para Parceiro de Negócios: O SAP ECC mantém arquivos separados de clientes e fornecedores, mesmo nos casos em que um negócio faz parceria com a sua empresa para ambas as funções. Já o ERP SAP S/4HANA combina elementos comuns da estrutura de dados em um registro de Parceiro de Negócios.

Fusão de Controladoria (CO) e Finanças (FI): no SAP ECC, as contas FI GL são mapeadas para elementos de custo primário de CO. No SAP ERP S/4HANA, a estrutura da revista universal é usada para armazenar tanto a conta GL quanto o elemento de custo.

Novo General Ledger (GL): o SAP ECC pode funcionar em uma estrutura GL “clássica” ou na “nova” estrutura GL. Já o ERP SAP S/4HANA usa apenas o novo GL, que é tecnicamente muito semelhante ao do novo GL no ECC. No entanto, a funcionalidade do novo GL é necessária no S/4HANA, sendo um pré-requisito para a nova contabilidade de ativos.

Descontos: os descontos dos clientes através do processamento de desconto existente no ECC foram substituídos pela gestão de liquidação por meio de contratos de condição no ERP SAP S/4HANA.

Enfim, não há dúvidas de que o SAP ECC pode ajudar a sua empresa com os processos atuais. Porém, a nova tecnologia trazida pelo ERP SAP S/4HANA é capaz de trazer uma transformação única. A boa notícia é que, independentemente da versão, você pode contar com a solução complementar da Compliance para garantir a conformidade fiscal da sua empresa. E o melhor, uma vez instalada, você não precise investir de novo em uma eventual migração de ERPs SAP.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora alguns dos processos inteligentes do  ERP SAP S/4HANA.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.